Fala da Presidência durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Convida a todos para participar da sessão especial em comemoração aos cento e oitenta e seis anos da Batalha do Jenipapo.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Convida a todos para participar da sessão especial em comemoração aos cento e oitenta e seis anos da Batalha do Jenipapo.
Publicação
Publicação no DSF de 05/03/2009 - Página 3916
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, JOÃO VICENTE CLAUDINO, SENADOR, ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
  • CONVITE, PARTICIPAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, LUTA, CONSOLIDAÇÃO, INDEPENDENCIA, BRASIL, COMENTARIO, HISTORIA, IMPORTANCIA, POPULAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI).

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Queremos também cumprimentar João Vicente, mostrando seu amor ao Piauí. Ele vai fazer uma reunião especial do Senado da República em comemoração ao 13 de março: 186 anos da Batalha do Jenipapo.

            O Brasil é grande. D. João VI, vendo as riquezas do Sul, disse: “Filho, fique com o sul; o norte ficará com Portugal”. Seria o país Maranhão. E nós, piauienses, em batalha sangrenta, auxiliados por alguns cearenses, expulsamos os portugueses para o Maranhão, que era aliado de Portugal nessa divisão territorial. Então, este Brasil é grandioso pela participação e bravura dos piauienses.

            Perdemos uma batalha, o exército português era comandado por Fidié, general de grandes habilidades, sobrinho de D. João VI, mas ele não conseguiu, depois de sua vitória, retornar à capital, que era Oeiras, pois o bravo povo de Oeiras tomou o seu palácio. Então, ele rumou ao Maranhão e depois voltou a Portugal. Ele era tão importante, era um comandante tão valoroso que, voltando, terminou como professor da Academia Militar de Portugal. E, na sua aposentadoria, ele exigia do governo português pagamento pela vitória que ele teve.

            Então, são fatos esses que atestam a grandeza da gente do Piauí. E nós, inspirados nessa grandeza histórica, saberemos nos comportar e dar engrandecimento a este Senado da República, onde, pela primeira vez na história, três membros de um mesmo Estado fazem parte de sete. Com grandeza ainda mais do Piauí, porque o avô do Presidente Sarney, Assuero, é de Valença, no Piauí. Então, nós queremos convidar, dia 11 de março, quarta-feira, 10 horas, todos que amam este Brasil, porque é uma das batalhas que foi reconhecida pelo Presidente Castello Branco como uma das gloriosas batalhas travadas no Brasil. Hoje ela é comemorada pelo Exército Brasileiro e apoiada pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Campo Maior, pelo extraordinário Prefeito João Félix.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/03/2009 - Página 3916