Discurso durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Protesta pela paralisação das obras do hospital Regional na Cidade de Breves, na Ilha de Marajó, Pará.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Protesta pela paralisação das obras do hospital Regional na Cidade de Breves, na Ilha de Marajó, Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 11/03/2009 - Página 4360
Assunto
Outros > ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, INICIATIVA, CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUARIA DO BRASIL (CNA), PEDIDO, TRIBUNAL DE JUSTIÇA, INTERVENÇÃO FEDERAL, ESTADO DO PARA (PA), MOTIVO, DESCUMPRIMENTO, MANDADO JUDICIAL, REINTEGRAÇÃO DE POSSE, PROPRIEDADE RURAL.
  • DENUNCIA, IRREGULARIDADE, GOVERNADOR, ESTADO DO PARA (PA), AQUISIÇÃO, MATERIAL ESCOLAR, AUSENCIA, LICITAÇÃO, IMPRESSÃO, PROPAGANDA, GOVERNO ESTADUAL.
  • DENUNCIA, GOVERNADOR, ESTADO DO PARA (PA), NEGLIGENCIA, SAUDE PUBLICA, AUSENCIA, CONCLUSÃO, OBRAS, HOSPITAL, ILHA DE MARAJO, EXISTENCIA, RECURSOS, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), COMENTARIO, MÃE, MULHER, DIFICULDADE, TRANSPORTE, ATENDIMENTO, CAPITAL DE ESTADO.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Sr. Presidente Mão Santa, V. Exª, talvez, não conheça a Região Amazônica e não saiba que a Ilha de Marajó fica entre Belém e Macapá. Então, a relação dos marajoaras também se dá muito com Macapá, porque a contracosta da Ilha de Marajó é atendida pelo Amapá. É diferente, porque se trata da maior ilha fluvial do mundo.

            Então, como eu dizia, uma senhora de 45 anos, Maria Matos, mãe de quatro filhos, morreu durante a viagem enquanto lutava para chegar à capital e buscar tratamento para um derrame cerebral. Ela não suportou a viagem e as péssimas condições da travessia de barco e morreu a bordo da embarcação, Senador Mão Santa, vindo da Ilha de Marajó para Belém.

            É preciso que o Brasil inteiro tome conhecimento da falta de consciência desse Governo do Estado do Pará. Há um hospital regional em construção na Ilha de Marajó, na cidade de Breves. Esse hospital foi entregue pelo Governador Simão Jatene, na gestão passada, a este Governo com 80% das obras concluídas. Isso se deu há dois anos, dois meses e onze dias. Oitenta por cento das obras estavam concluídas, e havia dinheiro em caixa e financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para concluir as obras e equipar o hospital. Passados dois anos, dois meses e onze dias, o hospital, Senador Papaléo Paes, até hoje, por ineficiência deste Governo do PT, não entrou em funcionamento, nem vai entrar tão cedo!

(Interrupção do som.)

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senador Flexa Ribeiro, eu me lembro de Cristo. Cada vez, estou mais com Cristo, que fez o melhor discurso, o Pai-Nosso, com cinquenta e seis palavras, em um minuto.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Já concluo, Sr. Presidente.

            O hospital não vai entrar em funcionamento, Senador Mão Santa, tão cedo, porque não há vontade política. Parece que a Governadora não tem compromisso e atenção com os paraenses.

            Queria fazer esse registro lamentável, é mais uma notícia da mídia nacional. Amanhã, vou fazer, Senador Papaléo Paes, um pronunciamento, relatando que não há só esse caso, não. O Hospital de Oncologia Infantil, iniciado pelo Governador Simão Jatene, também está há dois anos, dois meses e onze dias parado, e os recursos estão lá, alocados pelo financiamento do BNDES.

            Essa é a situação lamentável de desgoverno do Pará, na mão do Partido dos Trabalhadores!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/03/2009 - Página 4360