Discurso durante a 29ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Deputado Clodovil Hernandes. (como Líder)

Autor
Aloizio Mercadante (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Aloizio Mercadante Oliva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL. :
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Deputado Clodovil Hernandes. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 20/03/2009 - Página 5726
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, VIDA PUBLICA, CRIATIVIDADE, MODA, PROGRAMA, TELEVISÃO, REGISTRO, APROVAÇÃO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, PROJETO DE LEI, AUTORIA, CONGRESSISTA, GARANTIA, DIREITOS, FAMILIA, TRANSFERENCIA, NOME, FILHO ADOTIVO, JUSTIFICAÇÃO, VALORIZAÇÃO, ADOÇÃO.

            O SR. ALOIZIO MERCADANTE (Bloco/PT - SP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero associar-me - e fiz questão de formalizar o meu apoio - a esse Voto de Pesar, apresentado pelo Líder do PSDB, Senador Arthur Virgílio, e à recomendação de levantamento da sessão em homenagem ao Deputado Federal Clodovil Hernandes.

            É uma figura que teve uma trajetória de vida bastante difícil. Foi adotado por uma família. Hoje, já lhe prestamos uma homenagem importante, ao aprovarmos um projeto de lei dele, na CCJ, que dá o direito à família adotiva de transferir o nome dos pais para os filhos adotivos, porque pai e mãe não são necessariamente os progenitores, mas quem acolhe, quem protege, quem cria, quem dá amor, quem alimenta. Então, é um direito daqueles filhos adotivos carregarem o nome da família que os adotaram.

            É um projeto que, seguramente, tem muito a ver com a vida e vai servir para dar direitos não reconhecidos a centenas de milhares de brasileiros e brasileiras que são adotados e a pais adotivos de poderem prestigiar seus filhos adotivos nessas condições.

            Como bem disse o Senador Gerson Camata, Clodovil sempre foi um homem extremamente polêmico pelas atitudes, pela trajetória, pelo estilo, e criativo. É evidente que nem todos concordavam com ele. Inclusive eu mesmo não concordava com muita coisa que ele dizia - faz parte da democracia, no entanto, há o direito de dizer, com toda a liberdade. Mas ele tinha coragem, alegria, animava as tardes em São Paulo em programa que existiu, durante muitos anos, na televisão.

            Ele dialogava com a moda com muita criatividade, teve um papel relevante na história do design das confecções, da inovação na busca da beleza. Acho que tudo isso marcou a sua passagem, o seu mandato como Deputado, uma votação extremamente expressiva no Estado de São Paulo.

            E, por tudo isso, quero aqui prestar essas homenagens. Estivemos com ele na última semana aqui na CCJ, quando ele fez uma visita à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Quero prestar as minhas justas homenagens - e acho que expresso aqui o sentimento de todos os Senadores e Senadoras - e, sobretudo, parabenizar o Senador Arthur Virgílio pela iniciativa extremamente meritória, que tenho certeza será acolhida pela Mesa desta Casa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/03/2009 - Página 5726