Fala da Presidência durante a 29ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saúda a presença do Professor Cícero Sandroni, Presidente da Academia Brasileira de Letras e do Professor Evanildo Bechara, filólogo, lexólogo, lexicógrafo, presentes para a entrega do Dicionário da Academia Brasileira de Letras. Saúda autoridades da área de Pesquisa do Estado de Goiás. Reforça o compromisso do Senado de transparência, modernização e aperfeiçoamento do processo legislativo e de sua estrutura administrativa.

Autor
Marconi Perillo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Marconi Ferreira Perillo Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL. SENADO.:
  • Saúda a presença do Professor Cícero Sandroni, Presidente da Academia Brasileira de Letras e do Professor Evanildo Bechara, filólogo, lexólogo, lexicógrafo, presentes para a entrega do Dicionário da Academia Brasileira de Letras. Saúda autoridades da área de Pesquisa do Estado de Goiás. Reforça o compromisso do Senado de transparência, modernização e aperfeiçoamento do processo legislativo e de sua estrutura administrativa.
Publicação
Publicação no DSF de 19/03/2009 - Página 5728
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL. SENADO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, PRESIDENTE, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL), PROFESSOR, LANÇAMENTO, LIVRO, TECNICO, LINGUA PORTUGUESA, INCLUSÃO, NORMAS, ACORDO, RENOVAÇÃO, ORTOGRAFIA, ELOGIO, AGILIZAÇÃO, ATENDIMENTO, DEMANDA, SOCIEDADE, EXPECTATIVA, REALIZAÇÃO, SEMINARIO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, MOÇAMBIQUE, ANGOLA, SÃO TOME E PRINCIPE, GUINE-BISSAU, PORTUGAL, DEBATE, IDIOMA OFICIAL.
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, SECRETARIO DE ESTADO, CIENCIA E TECNOLOGIA, AUXILIAR, REITOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS (UFGO), PRESIDENTE, FUNDAÇÃO, PESQUISA, ESTADO DE GOIAS (GO).
  • REFORÇO, POSIÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, AMPLIAÇÃO, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, MODERNIZAÇÃO, PROCESSO LEGISLATIVO, BALANÇO, TRABALHO, MESA DIRETORA, INFORMAÇÃO, EXONERAÇÃO, DIRETOR, CORTE, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, ENCOMENDA, ESTUDO, FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (FGV), AVALIAÇÃO, GESTÃO, RECURSOS HUMANOS, ANUNCIO, REFORMA ADMINISTRATIVA, REGULAMENTAÇÃO, PAGAMENTO, HORA EXTRA, DIVULGAÇÃO, INTERNET, GASTOS PUBLICOS, SENADOR, VERBA, INDENIZAÇÃO, SINDICANCIA, INVESTIGAÇÃO, NEPOTISMO, TERCEIRIZAÇÃO, MÃO DE OBRA, LIMITAÇÃO, JUROS, EMPRESTIMO EM CONSIGNAÇÃO, ATENDIMENTO, SERVIDOR, CONTRATAÇÃO, CANDIDATO APROVADO, CONCURSO PUBLICO.

            O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - Esta Presidência cumprimenta o Senador Gilvam Borges pela defesa dessa causa dos vereadores.

            Aproveito para registrar, com prazer, as presenças do Professor Cícero Sandroni, Presidente da Academia Brasileira de Letras, escritor renomado, que nos dá a honra da sua presença, e do professor Evanildo Bechara, filólogo, lexólogo e lexicógrafo, que estarão aqui presentes hoje na entrega do Dicionário da Academia Brasileira de Letras.

            Antes de conceder a palavra ao Senador Marco Maciel, autor da propositura, eu gostaria de saudar o Senador Marco Maciel e, ao mesmo tempo, dizer que falo aqui em nome da Presidência e da Mesa Diretora do Senado Federal, reconhecendo que a entrega do Dicionário da Academia Brasileira de Letras com as novas regras que emergem da reforma ortográfica da Língua Portuguesa não pode ser vista apenas como um ato simbólico, porque a confecção dessa obra demonstra a preocupação de nossos acadêmicos em oferecer à sociedade resposta ágil e, sobretudo, imediata.

            Com efeito, todos nós ansiamos por saber como serão aplicadas, de forma prática, as novas regras ortográficas, sobretudo no que tange à acentuação dos hiatos do “u” precedido de ditongos, como em baiúca, e ao emprego do hífen - este, decerto, uma das maiores dificuldades para alunos e professores.

            Embora um percentual pequeno do léxico da Língua Portuguesa seja atingido pela reforma, tanto no Brasil quanto em Portugal e nos demais países da comunidade de língua portuguesa, entendemos que levaremos, ainda, um bom tempo para nos adaptarmos às novas regras.

            Por isso, o quanto antes dispusermos do Dicionário da Academia Brasileira de Letras, melhor para que se abra o debate e se resolva qualquer dúvida sobre o correto emprego do idioma, o que é fundamental não só para o uso do português propriamente dito, mas também para a correção das provas nos diversos concursos públicos.

            Recebemos, portanto, com grande apreço e curiosidade, das mãos do Presidente Cícero Sandroni, o Dicionário da ABL, e esperamos que possamos, em breve, realizar, com a presença da Academia Brasileira de Letras e de todos os segmentos interessados, especialmente os países de língua portuguesa - Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Portugal, dentre outros -, um grande seminário em que possamos discutir, com todos esses interessados, o uso adequado do idioma pátrio, com as novas regras, que estão agora, formalmente, sendo apresentadas pelo Dr. Cícero e, principalmente, pelo membro da Academia Brasileira de Letras, nosso ilustre ex-Vice Presidente da República, Senador Marco Maciel.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/03/2009 - Página 5728