Discurso durante a 34ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração dos 45 anos da Campanha da Fraternidade.

Autor
Marconi Perillo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Marconi Ferreira Perillo Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. IGREJA CATOLICA.:
  • Comemoração dos 45 anos da Campanha da Fraternidade.
Publicação
Publicação no DSF de 26/03/2009 - Página 6593
Assunto
Outros > HOMENAGEM. IGREJA CATOLICA.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), HOMENAGEM, ANIVERSARIO, CRIAÇÃO, CAMPANHA DA FRATERNIDADE, IMPORTANCIA, DEBATE, SEGURANÇA PUBLICA, RETOMADA, SOLIDARIEDADE, COMBATE, VIOLENCIA, DEFESA, JUSTIÇA, VINCULAÇÃO, PAZ.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, ao longo dos últimos quarenta e cinco anos, a Campanha da Fraternidade tem sido referência para a sociedade brasileira pela pertinência de cada um dos temas abordados, que devem servir para a reflexão de todos os brasileiros independentemente da religião professada.

A Campanha da Fraternidade deste ano, como lhe é característico, traz um tema de extrema relevância para a vida nacional, qual seja: “Fraternidade e Segurança Pública”.

Ou a sociedade brasileira se engaja na discussão desse tema, com o objetivo de levar o Governo a traçar diretrizes nacionais efetivas de combate à criminalidade, ou corremos o riscos de ver as autoridades perderem o controle das cidades para o narcotráfico e as facções organizadas.

Oportuna a preocupação da Igreja Católica, que decerto vai ao encontro das outras religiões, ao propor o evangelho como caminho a ser vivido pelos lares e famílias brasileiras no combate à violência.

De fato, Srªs e Srs. Senadores, se a solidariedade entre os homens não for retomada como elemento primordial de construção da sociedade, será difícil combater a violência nas ruas e na raiz do problema.

A violência é apenas a ponta do iceberg da injustiça social, da concentração de renda e da falta de oportunidade para o desenvolvimento de nossas crianças, jovens e adultos.

Mais uma vez, a Campanha da Fraternidade nos concita à revisão de valores para a busca da paz positiva, orientada e assentada na compreensão do próximo e na solidariedade.

O tema deste ano, soma-se a outros de igual importância, como Fraternidade em Defesa da Vida; Amazônia e Fraternidade; Levanta-te, Vem para o Meio; Escolhe, Pois a Vida; Água, fonte de vida; Vida Dignidade e Esperança; Por uma Terra Sem Males.

A presente sessão vai ao encontro dos esforços da CNBB no sentido de promover a discussão e o debate de temas tão importantes, como o da Violência, decerto um obstáculo para que possamos, na metrópole e no interior, retomar as ruas e as praças como espaço de lazer.

Que todos nós possamos estar irmanados no objetivo da Campanha da Fraternidade deste ano, independentemente da fé e da convicção religiosa de cada um.

Que todos nós possamos estar irmanados em oração para que a CNBB continue atuante nos anos vindouros e nos proporcione a discussão de temas fundamentais para a sociedade brasileira.

Parabéns a CNBB e a todos os segmentos religiosos e da sociedade em geral que se engajam a cada ano na Campanha da Fraternidade.

Muito obrigado!


Modelo1 5/29/246:06



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/03/2009 - Página 6593