Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelos 34 anos de fundação da Escola Estadual Ana Libória, e pelos 86 anos de fundação da Escola Estadual São José, a primeira escola de Roraima.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelos 34 anos de fundação da Escola Estadual Ana Libória, e pelos 86 anos de fundação da Escola Estadual São José, a primeira escola de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 26/03/2009 - Página 6946
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ESTADO DE RORAIMA (RR), REGISTRO, HISTORIA, IMPORTANCIA, EDUCAÇÃO, POPULAÇÃO, REGIÃO, VALORIZAÇÃO, ETICA, ELOGIO, QUALIDADE, ENSINO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente Mão Santa, Srªs e Srs. Senadores, quero fazer uma homenagem a duas escolas de Roraima. Hoje, 25 de março, a Escola Estadual Ana Libória está comemorando 34 anos de fundação com uma extensa programação, envolvendo alunos, professores e a comunidade em geral.

Os Senadores podem estranhar comemorar uma escola de 34 anos, mas o meu Estado tem menos de 34 anos, tem a idade da Constituição, as coisas lá são recentes. Os portugueses chegaram em Roraima em 1750.

A Escola Estadual Ana Libória foi fundada em 1975 pelo então Governador em exercício, professor Aldo Gomes da Costa. Recebeu este nome em homenagem à professora Ana Libória Thury, que chegou a Roraima em 1932 e trabalhou como professora do Município. Em 1932, Roraima pertencia ao Estado do Amazonas, ou seja, era um Município pertencente ao Estado do Amazonas. Conhecedora da realidade educacional da época, Ana Libória atuou em localidades do interior do Estado, destacando-se em Caracaraí e na região do Baixo Rio Branco, que é uma região até hoje isolada, na qual só se chega de barco.

Atualmente, a Escola Estadual Ana Libória atua com ensino médio na gestão da professora Rosália Maria de Sá Corrêa. A escola tem como filosofia contribuir para a formação de homem capaz de compreender a realidade presente, buscando garantir com qualidade os direitos dos cidadãos e interferindo na sociedade com atividades concretas na defesa dos valores éticos e morais com base na sua própria cultura. Quero deixar aqui no plenário os meus parabéns a todos que contribuem para fazer e fazem parte da Escola Estadual Ana Libória.

Neste ano, meu cartão de Natal foi um desenho produzido por um aluno daquela escola.

Vou aproveitar, Sr. Presidente, para parabenizar outra escola que fez aniversário recentemente em Boa Vista. Trata-se da primeira escola de Roraima, a Escola Estadual São José, que comemorou, no dia 19 de março, 86 anos de funcionamento e de tradição no meu Estado.

Nessa instituição, estudaram diversas pessoas de Roraima que hoje ocupam posição de destaque no meu Estado. Recentemente, foi essa escola estadual que enviou as alunas que representaram Roraima no quadro Soletrando, do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo.

Entre os milhares de alunos que estudaram na escola, posso citar duas mulheres que hoje estão no meu Estado: uma é a esposa do Governador, Shéridan Anchieta, e a outra é a Vice-Prefeita de Boa Vista, Suely Campos.

A Escola Estadual São José foi fundada em outubro de 1924, com o nome de Escola da Prelazia, com a direção dos Padres Beneditinos da Missão do Rio Branco. Em 1943, os padres passaram para as Madres Beneditinas a direção da igreja, com o nome de Colégio São José.

Em 1940, ela foi registrada na seção de Estatística Educacional e, em 1947, passou a ser chamada de Curso Primário São José pela Divisão de Educação. Em 1947, Roraima já era Território Federal do Rio Branco, fundado pelo Presidente Getúlio Vargas.

Em 1949, o colégio passou a ser dirigido pelas irmãs missionárias da Consolata. Em 1972, foi denominado de Unidade Integrada São José, ministrando o ensino de 1ª grau, hoje de 1ª a 4ª séries. Para atender às exigências das turmas que aumentaram muito, a escola passou a funcionar no prédio da Diocese de Roraima, onde hoje é localizada, no centro de Boa Vista. Apenas em 1997, a escola passou a ser chamada Escola Estadual de Ensino Fundamental São José.

Apesar de não ter sido registrada no dia 19 de março, a escola adotou a data em homenagem a São José, de quem leva o nome.

Hoje, temos 676 alunos bem atendidos, atendendo ao ensino fundamental, da 1ª a 8ª séries. A Escola Estadual São José é uma das escolas mais disputadas na hora da matrícula em Boa Vista.

Parabéns a todos que fazem da Escola Estadual São José uma das melhores escolas de Roraima.

Senador Mão Santa, muito obrigado pela oportunidade.

Era o que eu tinha a dizer.

 

*****************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

***************************************************************************

Matéria referida:

Contrato mencionado - Sr. Ricardo Noblat


Modelo1 7/18/248:34



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/03/2009 - Página 6946