Discurso durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta as denúncias de corrupção no Senado.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Comenta as denúncias de corrupção no Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 18/03/2009 - Página 5689
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • IMPORTANCIA, PROVIDENCIA, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, ADMINISTRAÇÃO, SENADO, DEFESA, ALTERAÇÃO, METODOLOGIA, PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO.
  • DEFESA, DIVULGAÇÃO, IMPRENSA, IRREGULARIDADE, EXECUTIVO, EXCESSO, MINISTERIOS, NEPOTISMO, UTILIZAÇÃO, DIVERSIDADE, EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO.
  • DEFESA, PROPOSIÇÃO, AUTORIA, ORADOR, ALTERAÇÃO, VERBA, INDENIZAÇÃO, SENADOR, INCORPORAÇÃO, SALARIO, PAGAMENTO, IMPOSTO DE RENDA, POSSIBILIDADE, REDUÇÃO, IRREGULARIDADE.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Marconi Perillo, fiquei preocupado vendo e ouvindo as notícias a respeito das acusações sobre diversos desvios no Senado. E, como dizia Martin Luther King, o que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-ética, mas o silêncio dos decentes.

            Então, não podemos, realmente, ficar calados nesta hora. V. Exª mencionou muito bem uma série de providências que têm que ser tomadas. Acho que mudar as pessoas é um caminho, mas não é o objetivo maior. O que tem que mudar é a metodologia, são os procedimentos, é realmente passar a limpo aquilo que tenha que ser passado a limpo.

            Eu gostaria que essa onda, digamos assim, de busca de moralização do Senado feita pela grande imprensa se expandisse para todas as áreas do Poder Público, se expandisse, por exemplo, para o Poder Executivo. Eu não vejo tanta atenção para o Poder Executivo, que tem mais de 37 ministérios, que tem nepotismo cruzado de toda ordem, que tem firma terceirizada de toda ordem. O Senado não pode, por causa disso, se justificar, como diz o Presidente Lula, dizendo que porque os outros fazem vai fazer também.

            E eu tenho inclusive uma proposta, Senador Marconi Perillo, que é polêmica e que não busca apenas tirar o sofá da sala, que é acabar com essa verba indenizatória e, em vez de recebermos R$15 mil, seja como for, botando na Internet ou não botando na Internet, incorporar apenas uma parte dela, R$8 mil, ao nosso salário, pagarmos Imposto de Renda, pagarmos previdência e acabarmos, portanto, com a possibilidade de que alguém possa usar essa verba de maneira irregular. Então, eu acho que temos que enfrentar todos estes problemas: verba indenizatória, firma terceirizada; nepotismo, seja como for. Enfim, vamos começar, vamos dar o exemplo aqui no Senado. Vamos passar a limpo completamente e depois exigir que a imprensa também vá ao Poder Executivo, onde está o ninho maior e, portanto, o grande cofre da corrupção neste País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/03/2009 - Página 5689