Discurso durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento de pronunciamento a respeito da luta dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem pela aprovação do Projeto de Lei 2.295, de 2000.

Autor
Romeu Tuma (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.:
  • Encaminhamento de pronunciamento a respeito da luta dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem pela aprovação do Projeto de Lei 2.295, de 2000.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2009 - Página 6487
Assunto
Outros > LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.
Indexação
  • REGISTRO, SOLICITAÇÃO, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), APOIO, ORADOR, SENADO, AUXILIO, TRAMITAÇÃO, PROJETO DE LEI, APROVAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, REDUÇÃO, HORARIO DE TRABALHO, ENFERMEIRO, TECNICO DE ENFERMAGEM, AUXILIAR DE ENFERMAGEM, TECNICO DE LABORATORIO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, TRABALHADOR, COMENTARIO, LUTA, ENTIDADE, ENFERMAGEM, AMBITO NACIONAL, AMBITO REGIONAL.
  • EXPECTATIVA, MOBILIZAÇÃO, TRABALHADOR, DEFESA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, CONGRESSO NACIONAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ROMEU TUMA (PTB - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu serei rápido para não entristecer o Senador João Pedro que me faz essa gentileza por dois minutos. Ele tem o direito de reclamar que ficou esperando até agora, mas recebe minhas homenagens permanentes por sua luta em todas as Comissões de que participa, onde tenho a oportunidade de ouvi-lo. Muito obrigado.

Eu recebi um telefonema do Deputado Fernando Capez, um grande Deputado de São Paulo, que foi um dos primeiros a lutar pela regulamentação de torcidas uniformizadas, onde a violência imperava. Ele, como Promotor Público, fez um trabalho eficiente na tentativa de organizar, de regulamentar e de punir os responsáveis pelos abusos e até mortes que têm havido em São Paulo nos dias de hoje.

Mas o que ele pede aqui é para acompanharmos de perto o projeto do ex-Senador Geraldo Melo, que fez uma proposta, em 17 de dezembro de 1999, e hoje está na Câmara, para ser relatado pelo eminente Deputado do PTB, Arnaldo Faria de Sá. É o que concede 30 horas de trabalho a todos os profissionais de enfermagem. O Senador Augusto Botelho, como médico, sabe o que representa o trabalho do enfermeiro, auxiliar de enfermagem, técnico de laboratório, que estão realmente tendo dificuldade para poder dar cumprimento a toda a sua missão, já que hoje a saúde atravessa momentos difíceis.

Então, peço se pudesse publicar a notinha, e peço desculpas ao Senador João Pedro.

 

************************************************************************************************SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR ROMEU TUMA.

************************************************************************************************

O SR. ROMEU TUMA (PTB - SP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ilustres brasileiros e brasileiras, ocupo a tribuna do Senado Federal para cumprimentar a luta dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem pela aprovação do Projeto de Lei nº. 2.295, de 2000, que regulamenta e humaniza a jornada de trabalho daqueles profissionais para 30 (trinta) horas semanas, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.

Referida proposição é de autoria do ex-Senador Geraldo Melo e foi proposta no Senado Federal, em 17 de dezembro de 1999, quando aquele ilustre Senador da República era Primeiro Vice-Presidente de nossa Casa.

Atualmente, a proposição se encontra na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, sob a relatoria do ilustre e eminente Deputado Arnaldo Farias de Sá, que certamente apresentará favorável à luta daqueles profissionais de enfermagem.

Gostaria de relembrar a atuação firme e decisiva do Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, para que aquela proposição continuasse a tramitar, todos esses anos, no Congresso Nacional.

Destaco o apoio fundamental e a união de todos os Conselhos Regionais de Enfermagem dos diversos Estados brasileiros e do Distrito Federal, principalmente a atuação destacada do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo, o conhecido COREN-SP, naquela justíssima reivindicação.

Quero, pois, da tribuna do Senado Federal, congratular-me com a luta de todos os profissionais de enfermagem de nosso Brasil que amanhã, 25/03/2009, quarta-feira, promoverão Ato Público em defesa da Aprovação da Jornada de Trabalho de trinta horas semanais para Profissionais de Enfermagem, pela aprovação imediata do PL nº 2295/2000.

O referido encontro acontecerá no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, de 9 às 13 horas.

Que aqueles aguerridos Profissionais de Enfermagem sejam bem-vindos à Brasília e que obtenham pleno sucesso em suas reivindicações.

Muito obrigado!


Modelo1 6/16/247:36



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2009 - Página 6487