Fala da Presidência durante a 32ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Lê e-mail recebido do Rotary Club de Parnaíba solicitando apoio ao pedido feito ao governador Wellington Dias do Piauí de preservação de Academia de Polícia Militar no município.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Lê e-mail recebido do Rotary Club de Parnaíba solicitando apoio ao pedido feito ao governador Wellington Dias do Piauí de preservação de Academia de Polícia Militar no município.
Publicação
Publicação no DSF de 24/03/2009 - Página 6154
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • LEITURA, MENSAGEM (MSG), INTERNET, RECEBIMENTO, CLUBE, MUNICIPIO, PARNAIBA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), ENCAMINHAMENTO, OFICIO, DESTINATARIO, GOVERNADOR, REIVINDICAÇÃO, MANUTENÇÃO, CIDADE, JURISDIÇÃO, ACADEMIA DE POLICIA MILITAR, PEDIDO, URGENCIA, DETERMINAÇÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL, REALIZAÇÃO, EXAME VESTIBULAR, GRADUAÇÃO, OFICIAIS, APRESENTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, ORADOR, FAVORECIMENTO, COMBATE, VIOLENCIA, REGIÃO.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Recebi um e-mail. É da minha cidade, do Rotary Club de Parnaíba, Piauí. Esse Rotary foi fundado em dezembro de 1938. Portanto, tem 71 anos. Eu pertenço a esse clube.

Excelentíssimo Senhor

Dr. Francisco de Assis Moraes Souza (Mão Santa)

DD. Senador Federal

Praça dos Três Poderes

Ala Senador Afonso Arinos, gab. 04

Tel [...]

Apraz-me encaminhar a V. Exª, com pedido de apoio, cópia da mensagem que o Rotary Clube de Parnaíba endereçou ao Excelentíssimo Senhor Governador do Piauí, Wellington Dias, pedindo que não seja retirada da jurisdição de Parnaíba a Academia de Polícia Militar.

Na certeza de poder contar com o apoio ora solicitado, apresento a V. Exª protesto de elevado apreço.

Cordialmente,

Renato Araribóia de Britto Bacellar

Presidente do Rotary Club de Parnaíba.

            É uma lastima recebermos isso.

            Vamos ler a carta enviada pelo Rotary Club, que tem uma tradição, um clube de serviço internacional, fundado por Paul Harris, cuja mensagem é: “Mais se beneficia quem melhor serve”. Eu sou rotariano e entendo como eles agem. Eles, estupefatos, escreveram ao Governo do Estado:

Exmo. Sr. Dr. Wellington Dias

DD. Governador do Estado do Piauí.

Palácio de Karnak.

[...]

Cumprimentando-o, o Rotary Club de Parnaíba, tendo em vista rumores circulantes na cidade, apela para Vossa Excelência no sentido de não permitir a retirada desta jurisdição da Academia de Polícia Militar do Piauí, que há quase uma década tem proporcionado resultados satisfatórios nos seus mais variados aspectos.

Por não merecer o que seria um verdadeiro retrocesso, Parnaíba espera que o ilustre Governador, sempre sensível às justas reivindicações, determine, em caráter de urgência, que a Universidade do Estadual do Piauí (UESPI) retome a realização de vestibular que possibilite a admissão de novas turmas, levando-se em consideração que, atualmente, remanesce apenas uma, com graduação programada para junho do corrente ano.

Por oportuno, solicita-se o agendamento de visita de V. Exª ao prédio onde funciona a Academia, localizado às margens da BR-343, km 24, no trecho entre Parnaíba - Buriti dos Lopes, quando, então, o ilustre Governador terá a oportunidade de detectar suas necessidades, atendendo-as para torná-la ainda mais parâmetro a ser seguido pelos demais Estados da Federação.

Aguarda-se o vosso pronunciamento.

Atenciosamente,

Renato Araribóia Britto Bacellar

Presidente do Rotary Club de Parnaíba.

            Lamentamos que, em 2000, tenha saído um estudo do MEC sobre as universidades brasileiras: das 10 melhores universidades, 7 eram privadas e 3 públicas, já numa decepção para todos nós porque, na década anterior, em 1990, das 10 melhores universidades brasileiras, 7 eram públicas, do Governo, e 3 privadas. Já em 2000 houve uma inversão mostrando a gravidade: das 10 melhores, 7 eram privadas (e o pobre não tem como freqüentá-las, é a verdade) e 3 eram públicas. A terceira era a Universidade do Estado do Piauí, que entrou em decadência.

            No passado, nós vimos mais de 60 mil brasileiros presenciarem e disputarem os vestibulares na Uespi - Universidade Estadual do Piauí. Ela oferecia 13 mil vagas que se reduziram a um quarto. 

            E agora lamentamos esse acontecimento e queremos crer que Parnaíba e Piauí não merecem a perda da sua Academia de Oficiais da Polícia Militar, justamente agora quando a violência é o maior problema do País e do Piauí.

            Então, associo-me ao Presidente Renato Bacellar, como rotaryano e como Senador da República pelo Piauí.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/03/2009 - Página 6154