Pronunciamento de Jarbas Vasconcelos em 07/04/2009
Discurso durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Manifestação de pesar pelo falecimento do ex-Senador e professor Pinto Ferreira.
- Autor
- Jarbas Vasconcelos (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
- Nome completo: Jarbas de Andrade Vasconcelos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Manifestação de pesar pelo falecimento do ex-Senador e professor Pinto Ferreira.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/04/2009 - Página 9650
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, EX SENADOR, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), JURISTA, FUNDADOR, PARTIDO POLITICO, MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (MDB), IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, ENSINO, DIREITO, LUTA, DEMOCRACIA.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. JARBAS VASCONCELOS (PMDB - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, estou requerendo, nos termos do art. 218 do Regimento Interno e de acordo com as tradições da Casa, as seguintes homenagens pelo falecimento ocorrido no dia de hoje, 7 de abril de 2009, do Professor Pinto Ferreira, ex-Senador, Professor de Direito grande jurista; um dos fundadores do MDB, que tanto dignificou esta Casa..
O desaparecimento do professor Pinto Ferreira é uma perda gigantesca para Pernambuco e para o Brasil, pois ele foi um emérito professor de Direito, de renome internacional e teve suas obras traduzidas para várias línguas. Um grande professor que contribuiu para muitas gerações de homens e mulheres do Direito. Recebeu de forma merecida o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Coimbra-Portugal, em julho de 1999.
Tive o privilégio de acompanhar o professor na fundação do MDB de Pernambuco, em 1966, e também de ser seu colega na direção do partido, como Secretário-Geral entre 1969 e 1975. Ele ainda deixou sua marca aqui no Senado Federal, pois, como suplente do Senador José Ermírio de Moraes, chegou a exercer o mandato e representar Pernambuco, com honradez e seriedade. Também foi uma imensa honra para mim sucedê-lo na Presidência do então PMDB pernambucano.
O professor Pinto Ferreira deu uma contribuição inestimável à causa democrática. Sua decisão de ingressar no MDB ocorreu num momento em que as pessoas temiam ficar contra o regime militar. O professor doou sua representatividade ao MDB que começava sua caminhada para resgatar a democracia.
Além de toda essa contribuição política e profissional, o professor Pinto Ferreira foi um grande chefe de família, um orgulho para o nosso Estado de Pernambuco.
Era o que tinha a requerer, Srª Presidente.
Modelo1 12/28/249:25