Discurso durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro, nos Anais da Casa, de documentário intitulado "Amazônia de Euclides", publicado no jornal O Estado de S.Paulo.

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Registro, nos Anais da Casa, de documentário intitulado "Amazônia de Euclides", publicado no jornal O Estado de S.Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 08/04/2009 - Página 9868
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, INSERÇÃO, ANAIS DO SENADO, FILME DOCUMENTARIO, INICIATIVA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), HOMENAGEM, CENTENARIO, VISITA, EUCLIDES DA CUNHA (BA), ESCRITOR, VULTO HISTORICO, FLORESTA AMAZONICA, REGISTRO, REPRODUÇÃO, VIAGEM, DESCRIÇÃO, SITUAÇÃO, COMUNIDADE INDIGENA, POPULAÇÃO, PROXIMIDADE, RIO.
  • ELOGIO, POPULAÇÃO, PRESERVAÇÃO, FLORESTA AMAZONICA, DEFESA, NECESSIDADE, BUSCA, ALTERNATIVA, MELHORIA, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, COMBATE, DESIGUALDADE REGIONAL, REGIÃO AMAZONICA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Mão Santa, apenas para solicitar que seja inserido nos Anais do Senado um documentário intitulado “Amazônia de Euclides”, uma homenagem aos cem anos da visita de Euclides da Cunha ao coração da Floresta Amazônica, andando pelos rios amazônicos e descrevendo a realidade do povo amazônico daquela época. O jornal O Estado de S.Paulo faz a reprodução dessa viagem ao alto do rio Purus, viagem realizada pelo repórter Daniel Piza e pelo fotógrafo Tiago Queiroz ao longo do rio Purus, reconstituindo a expedição chefiada em 1905 pelo escritor e engenheiro Euclides da Cunha, cujo centenário de morte é lembrado neste ano.

A matéria é ampla, belíssima. São oito páginas de um memorial fantástico, descritivo da realidade dos povos indígenas, dos povos ribeirinhos, das populações tradicionais que vivem às margens do fantástico e exótico rio Purus, na Amazônia. Nessa missão, o jornalista teve a companhia do Desembargador Arquilau de Castro Melo, um historiador, por opção, das questões que transcendem a vida do povo da Amazônia e que se tornam parte da vida universal da literatura, dos tempos e das descrições sobre o sentimento amazônico.

Essa matéria não poderia deixar de fazer parte da memória do Senado Federal, já que Euclides da Cunha é um personagem do Brasil, é um personagem do mundo, da literatura mundial, com a sua maneira de escrever e de descrever o homem amazônico.

Então, essa revisita do jornal O Estado de S.Paulo, num documentário de oito páginas, precisa ser lembrada pelo Senado Federal através de sua sessão documental, e eu tenho certeza de que V. Exª atenderá ao meu pedido.

É uma justa homenagem a essa missão que visitou o coração da Floresta Amazônica, o admirável e lindo rio Purus, através do qual eu tive a oportunidade de viajar tantas vezes, mostrando-nos que, cem anos após a visita de Euclides da Cunha, quase nada mudou às margens daquele rio: a Floresta continua de pé, bonita, com algumas pequenas feridas de desmatamento. Mas a capacidade de preservar do homem amazônico precisa ser considerada na própria descrição dessa matéria. Então, que sejamos capazes de achar a saída econômica ideal para viver de maneira mais feliz e mais igualitária na Região Amazônica.

Era o que eu tinha a dizer.

Obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR TIÃO VIANA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art.210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Amazônia de Euclides” - O Estado de S.Paulo.


Modelo1 5/17/245:38



Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/04/2009 - Página 9868