Discurso durante a 48ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso dos 290 anos da cidade de Cuiabá, Mato Grosso. (como Líder)

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo transcurso dos 290 anos da cidade de Cuiabá, Mato Grosso. (como Líder)
Aparteantes
Adelmir Santana.
Publicação
Publicação no DSF de 09/04/2009 - Página 10337
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, CUIABA (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ELOGIO, DIVERSIDADE, CULTURA, POVO, IMPORTANCIA, CAPITAL DE ESTADO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, PRODUÇÃO AGRICOLA, REGIÃO CENTRO OESTE, REGISTRO, BUSCA, ORADOR, MELHORIA, ECONOMIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. JAYME CAMPOS (DEM - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, Srªs e Srs. Senadores, serei rápido na minha fala, mas não poderia deixar, nesta data em que Cuiabá comemora seus 290 anos, de vir aqui prestar a minha homenagem àquela valorosa população que certamente implantou naquela região central do Brasil, no ponto geodésico da América do Sul, aquela civilização moderna e, acima de tudo, uma das cidades mais prósperas deste País.

Mas, Sr. Presidente, poucas cidades representam tão bem o espírito de brasilidade quanto a nossa tricentenária Cuiabá. Todos os sotaques e costumes convergem para lá, na bagagem e no coração de homens e mulheres que procuram oportunidades e novos horizontes para suas vidas. Centro geodésico da América do Sul, a capital mato-grossense sustenta a mais rica diversidade étnica e cultural desta imensa Nação.

Hoje, Cuiabá, Sr. Presidente, completa 290 anos de existência e se destaca no cenário nacional como o mais reluzente farol de confiança no futuro do Brasil. Da velha paragem dos bandeirantes, nos tempos da sua fundação, ao moderno entreposto do agronegócio dos dias atuais, essa cidade viu solene e altiva a história do Brasil desfilar por suas ruas.

No antigo Arraial da Forquilha, nome original do povoado, só resta mesmo o pioneirismo e a coragem dos cuiabanos que atravessaram os séculos construindo uma legenda de honradez e inteligência. Atualmente, Cuiabá se insere no concerto nacional como uma das cidades mais prósperas e desenvolvidas do País.

Nos últimos anos, a nossa capital adotou uma incontestável liderança na orientação dos destinos da economia da Região Centro-Oeste. O mercado agrícola e pecuário do Brasil Central tem como sua principal porteira a capital mato-grossense. Não se pode pensar em investimento neste setor sem que antes se conheçam as experiências tecnológicas e mercantis desenvolvidas por técnicos e empresários cuiabanos. 

Sr. Presidente, pode-se, inclusive, afirmar, sem sombra de dúvida, que Cuiabá hoje é a capital brasileira do agronegócio.

Srªs e Srs. Senadores, tanto para o Brasil quanto para o mundo, Cuiabá representa hoje muito mais que um centro de oportunidades na área rural; Cuiabá está se transformando no principal pólo latino-americano de discussão sobre temas ambientais.

A posição geográfica estratégica de nossa capital, aliada à natureza singular que margeia, faz dela o centro urbano mais próximo dos biomas espetaculares. Encravada na transição de três ecossistemas distintos, o Planalto Central com os Cerrados; a Planície Amazônica com as florestas; e o Pantanal com a maior região alagada do planeta; Cuiabá rouba a atenção do mundo tanto por sua adversidade biológica, quanto por sua experiência demográfica e social.

Ao longo dos anos, nossa capital deixou de ser um mero porto de abastecimento para caravanas que seguiam rumo ao Norte do País, para se tornar uma cidade industrializada e moderna. Os velhos casarios fazem sombra aos edifícios de arquitetura arrojada. Os velhos contadores de casos viraram lendas e motivo de estudo nas universidades que brotam na cidade.

Cuiabá é hoje um centro de excelência e uma emissora de cultura e ensinamentos. Cuiabá é fonte de vida e sabedoria, Sr. Presidente.

Ao completar 290 anos, contudo, o que lembramos é de sua paisagem humana. Uma gente tranquila e generosa; um povo altivo e corajoso, que preserva as suas tradições seculares, respeitando os costumes dos irmãos que lá chegaram. A Cuiabá do pacu assado convive - meu caro amigo Adelmir Santana, que conhece bem o nosso Estado - com o tutu do feijão dos mineiros; a Cuiabá do cururu e do siriri convive bem com a lambada dos nordestinos, de V. Exª, lá de Nova Iorque, no Estado do Maranhão; a Cuiabá do guaraná ralado convive bem com o chimarrão dos gaúchos!

Cuiabá é hoje a síntese de muitas raças, Sr. Presidente.

Parabéns ao povo cuiabano. Uma gente simples que aprendeu a viver em harmonia com a natureza; que compreendeu o ritmo do tempo, e que nos ensina que viver em paz é o melhor caminho para a nossa felicidade.

Concedo um aparte ao Senador Adelmir Santana.

O Sr. Adelmir Santana (DEM - DF) - Senador Jayme Campos, V. Exª, ao homenagear a capital, Cuiabá...

O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Peço a brevidade possível, porque no horário de liderança não se poderia fazer um aparte, mas, no caso, é legítimo devido à homenagem que o Senador faz ao seu Estado.

O Sr. Adelmir Santana (DEM - DF) - Muito obrigado pela concessão, Sr. Presidente. Eu só queria me associar às homenagens e dizer que Cuiabá, com a divisão dos dois Estados, a separação do Mato Grosso do Mato Grosso do Sul, sofreu um surto de progresso impressionante. Uma cidade de 290 anos e que nesses últimos anos, como capital do Estado de Mato Grosso, efetivamente, tem apresentado um boom de desenvolvimento que impressiona a todos.

Então, eu queria, com a aquiescência de V. Exª e do orador, congratular-me com as comemorações dos 290 anos de Cuiabá, saudando, inclusive, os companheiros que tenho da área da Federação do Comércio, Pedro Nadaf, a família Nadaf, enfim, o pessoal do Sebrae, com quem eu mantenho relações estreitas de muitos anos. Então, parabéns a V. Exª pela lembrança e parabéns ao povo cuiabano.

O SR. JAYME CAMPOS (DEM - MT) - Agradeço ao ilustre companheiro, Senador Adelmir Santana, que certamente também é um dos grandes brasileiros que conhece aquele Estado e que tem dado, também, a sua contribuição, sobretudo ajudando, naturalmente com as suas idéias, a nossa Fecomércio, o Sebrae, enfim, como homem que milita aqui na capital federal e que, certamente, tem contribuído para o fortalecimento do comércio daquele Estado.

Portanto, Sr. Presidente, encerro a minha fala, agradecendo a V. Exª a oportunidade que nos deu para conceder o aparte, em que pese, regimentalmente, não ser permitido quando se faz uso da palavra pela liderança. Mas eu agradeço a V. Exª e quero aqui, uma vez mais, dizer ao povo cuiabano que estamos na trincheira como Senador da República, que tivemos uma expressiva votação não só como Senador, como também ex-Governador do Estado, que pude muito contribuir para o desenvolvimento da capital mato-grossense como também para aquele imenso Estado, na certeza de que o sonho de Cuiabá vai ser realizado agora, em 2014, com a realização da Copa, com a nossa cidade representando os Estados da Região Centro-Oeste.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 12/21/241:58



Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/04/2009 - Página 10337