Discurso durante a 43ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Transcrição nos Anais do Senado Federal de quatro textos jornalísticos importantes para o estudo e a compreensão da diáspora do povo gaúcho intitulados "A Diáspora Gaúcha" e "Bah, é Minas, Tchê!", publicados na revista Veja, "Piauí vira novo eldorado para os gaúchos", publicado no jornal Folha de S.Paulo, e "História peculiar de uma gente em terra inóspita", publicado no jornal da Unicamp.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Transcrição nos Anais do Senado Federal de quatro textos jornalísticos importantes para o estudo e a compreensão da diáspora do povo gaúcho intitulados "A Diáspora Gaúcha" e "Bah, é Minas, Tchê!", publicados na revista Veja, "Piauí vira novo eldorado para os gaúchos", publicado no jornal Folha de S.Paulo, e "História peculiar de uma gente em terra inóspita", publicado no jornal da Unicamp.
Publicação
Publicação no DSF de 02/04/2009 - Página 8300
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, HISTORIA, MOVIMENTAÇÃO, MIGRAÇÃO, POVO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ESPECIFICAÇÃO, AGRICULTOR, DESCENDENTE, IMIGRANTE, PAIS ESTRANGEIRO, ITALIA, ALEMANHA, OCUPAÇÃO, TERRAS, BRASIL, DIFUSÃO, DESENVOLVIMENTO AGRARIO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, ABERTURA, FRONTEIRA, AGRICULTURA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. PEDRO SIMON (PMDB - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, solicito que sejam transcritos nos Anais do Senado Federal quatro textos jornalísticos importantes para o estudo e a compreensão de um acontecimento verdadeiramente épico: a diáspora do povo gaúcho.

Como tenho mostrado numa série de pronunciamentos, em menos de cem anos, a intensa movimentação de agricultores gaúchos, em sua maioria descendentes de imigrantes italianos e alemães, fez com que o Brasil passasse a ser um dos principais nações agrícolas do mundo.

Quando as terras agricultáveis do Rio Grande do Sul foram totalmente tomadas, nas primeiras décadas do ano passado, começou a passagem dos nossos migrantes para Santa Catarina, cujo Oeste era ainda desocupado. Poucos depois, ainda na primeira metade do século passado, os gaúchos colonizaram o Oeste e o Sudoeste do Paraná. A partir dos anos 70, quando explode o êxodo dos nossos concidadãos, imensas áreas dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Pará, Amazonas e Distrito Federal passam a produzir carne e alimentos em grande escala. Mais recentemente, os migrantes gaúchos começam a se instalar também no Tocantins, no Maranhão e, por fim, no Piauí.

Peço, portanto, a transcrição de quatro textos jornalísticos que lançam luz sobre alguns aspectos dessa movimentação de proporções bíblicas do povo sul-rio-grandense pelas novas fronteiras agrícolas de todo o nosso Brasil.

O primeiro desses trabalhos, publicado pela revista Veja, em 1996, dá uma idéia geral do êxodo dos gaúchos pelo Norte e pelo Centro-Oeste. A segunda reportagem, também da Veja, de 1998, mostra um aspecto quase desconhecido da migração gaúcha para o Norte do Estado de Minas Gerais, nos sertões de Guimarães Rosa. A terceira reportagem, publicada em 2005, pela Folha de S.Paulo, mostra como os migrantes gaúchos mudaram o perfil econômico do Estado do Piauí. O quarto texto, divulgado pelo jornal da Unicamp, em 2006, dá uma quadro bastante aproximado do que foi a epopéia da ocupação do Oeste do Paraná pelos migrantes vindos do extremo Sul.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR PEDRO SIMON EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“A Diáspora Gaúcha”, Veja;

“Bah, é Minas, Tchê!”, Veja;

Piauí vira Novo Eldorado para os Gaúchos”, Folha de S.Paulo;

“História Peculiar de uma Gente em Terra Inóspita”, Jornal da Unicamp.


Modelo1 5/17/241:00



Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/04/2009 - Página 8300