Discurso durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenageia o transcurso dos 173 anos da fundação do Colégio Liceu Paraibano da cidade de João Pessoa.

Autor
Efraim Morais (DEM - Democratas/PB)
Nome completo: Efraim de Araújo Morais
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. :
  • Homenageia o transcurso dos 173 anos da fundação do Colégio Liceu Paraibano da cidade de João Pessoa.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2009 - Página 6481
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, MUNICIPIO, JOÃO PESSOA (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), IMPORTANCIA, EDUCAÇÃO, POPULAÇÃO, REGIÃO, HISTORIA, BRASIL.

            O SR. EFRAIM MORAIS (DEM - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, só quero fazer o registro de que, hoje, o Liceu Paraibano completa 173 anos na capital do meu Estado, a nossa João Pessoa.

            O Liceu Paraibano, localizado em uma área central da cidade de João Pessoa, que passou a denominar-se Colégio Liceu Paraibano, comemora hoje 173 anos de história que fascina centenas de pessoas.

            Tive a honra de ser aluno do Liceu Paraibano, que foi fundado em março de 1836. No final da década de 1960, também fui aluno da mais tradicional e mais conceituada escola pública da Paraíba. E devo registrar que o colégio foi, por mais de um século, a matriz intelectual da Paraíba, na expressão do professor da UFPB José Rafael de Menezes, que publicou em 1983 a obra História do Liceu Paraibano. O prédio atual, na avenida Getúlio Vargas, centro da capital, foi inaugurado, em 1937, pelo Governador Argemiro de Figueiredo.

            No Liceu, surgiram líderes estudantis que se tornariam grandes homens públicos da Paraíba. O economista Celso Furtado, o Presidente João Pessoa, o ambientalista Lauro Pires Xavier e o poeta Augusto dos Anjos podem ser considerados os mais notáveis nomes do Liceu Paraibano. Celso Furtado foi o idealizador e primeiro superintendente da Sudene. Nascido em Pombal, Furtado foi aluno no início da década de 30, mesma época em que frequentou os bancos do Liceu o jornalista Ascendino Leite, hoje com cerca de cem anos. A cantora Elba Ramalho, que todo o País conhece, também foi aluna do Liceu.

            Nós queríamos aqui também dizer que frequentaram o Liceu como alunos ou professores e tempos depois governaram a Paraíba: Álvaro Lopes Machado, Monsenhor Walfredo Soares dos Santos Leal; João Pereira de Castro Pinto; João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque; José Américo de Almeida; Argemiro de Figueiredo. E, ainda, Ruy Carneiro, João Agripino, Ernani Ayres Sátyro, Dorgival Terceiro Neto, entre outros governadores.

            Por isso, eu queria fazer um voto de aplauso ao Liceu Paraibano, pela sua história. Sem dúvida, honra-nos muito, a nós, paraibanos, a história desses 173 anos do Liceu Paraibano.

            Era esse o registro que eu queria fazer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2009 - Página 6481