Discurso durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defende a utilização de energia solar para aquecer a água no Programa de Habitação Popular e reduzir o consumo de energia elétrica.

Autor
Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
Nome completo: José Renato Casagrande
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA HABITACIONAL. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Defende a utilização de energia solar para aquecer a água no Programa de Habitação Popular e reduzir o consumo de energia elétrica.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2009 - Página 6499
Assunto
Outros > POLITICA HABITACIONAL. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • COMENTARIO, LANÇAMENTO, GOVERNO FEDERAL, PROGRAMA, CONSTRUÇÃO, HABITAÇÃO POPULAR, EXPECTATIVA, IMPLEMENTAÇÃO, SUGESTÃO, ORADOR, ENCAMINHAMENTO, EXPEDIENTE, COMISSÃO, MEIO AMBIENTE, CIENCIA E TECNOLOGIA, DESTINAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), DEFESA, UTILIZAÇÃO, ENERGIA SOLAR, AUMENTO, TEMPERATURA, AGUA, BUSCA, REDUÇÃO, ENERGIA ELETRICA, POLUIÇÃO.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Senador Jayme Campos. Teria a oportunidade de falar, conforme a ordem de inscrição, mas, talvez, não desse tempo. De qualquer maneira, quero registrar que, nos últimos dias, desta tribuna, fiz um pronunciamento dando sugestão ao Governo para que, no lançamento do Programa de Habitação Popular, usasse a energia solar para aquecer água, para que não precisássemos mais de chuveiro elétrico, que é responsável por 5% do consumo de energia elétrica, de eletricidade, no Brasil. Mandamos expediente ao Presidente Lula pela Comissão de Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, mandamos expediente à Ministra Dilma e ao Ministro Edison Lobão.

            O Governo vai lançar, amanhã, Senador Inácio Arruda - V. Exª é pessoa interessada nesse assunto -, o Programa de Habitação Popular, com a construção de um milhão de casas, com incentivos à habitação popular, à construção civil. Minha expectativa é a de que o Governo anuncie - pelo menos, são os indicativos que temos - o aquecimento de água por meio da energia solar, o que vai fazer com que haja redução dos equipamentos - diversas empresas trabalham hoje nessa área no Brasil - e com que possamos economizar na geração de eletricidade e ajudar a preservar o meio ambiente, especialmente com relação às emissões de gases de efeito estufa, à destruição de florestas com inundações de grandes reservatórios. O Brasil tem um potencial muito grande de energia solar, de aquecimento solar.

            Então, minha expectativa é essa, os indicadores são esses, e ficarei muito feliz se conseguirmos, de fato, avançar nesse anúncio do Governo amanhã.

            Queria fazer esse registro. Se tiver tempo, farei um pronunciamento com mais detalhes posteriormente.

            Obrigado, Senador Jayme Campos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2009 - Página 6499