Discurso durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta o reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente de que o maior responsável pelo desmatamento é o Incra, confirmando declaração anterior de S.Exa.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE. LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.:
  • Comenta o reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente de que o maior responsável pelo desmatamento é o Incra, confirmando declaração anterior de S.Exa.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2009 - Página 6501
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE. LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.
Indexação
  • COMENTARIO, DECLARAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CONFIRMAÇÃO, ALEGAÇÕES, ORADOR, RESPONSABILIDADE, INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRARIA (INCRA), DESMATAMENTO, REGIÃO AMAZONICA, ASSENTAMENTO RURAL, DEFESA, PARALISAÇÃO, REFORMA AGRARIA, REGIÃO, BUSCA, ENTENDIMENTO, ENGAJAMENTO, SOCIEDADE, PRESERVAÇÃO, RIQUEZAS, FLORESTA.
  • REGISTRO, AUDIENCIA, PRESIDENTE, LIDERANÇA, SENADO, ENTIDADES SINDICAIS, PROMESSA, DEBATE, LIDER, CAMARA DOS DEPUTADOS, AGILIZAÇÃO, VOTAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, TRANSPOSIÇÃO, SERVIDOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), QUADRO DE PESSOAL, UNIÃO FEDERAL.

            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, antes de adentrar no meu assunto, gostaria de cumprimentar aqui o Senador Jayme Campos...

            O SR. JAYME CAMPOS (DEM - MT) - Obrigado.

            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO) - ...e reconhecer o seu árduo e profícuo trabalho. Eu tive possibilidade de conhecê-lo pessoalmente. Estive lá com V.Exª, quando estávamos tratando da crise do meio ambiente, e sei o quanto V.Exª defende o Estado do Mato Grosso e o Brasil.

            Acho que V. Exª se lembra de que estávamos na cidade de Alta Floresta e, naquela ocasião, estávamos brigando sobre essa questão, tentando identificar a crise do setor do meio ambiente. Eu fiz um pronunciamento lá que já chamava a atenção para o fato de que o foco do desmatamento estava errado, o foco do desmatamento estava no setor madeireiro e, na verdade, deveria estar nos assentamentos. V. Exª se lembra de que, inclusive, nós fomos criticados em Alta Floresta por um grupo de três ou quatro, ou mais, que estava presente e que não aceitava que a questão do desmatamento recaísse sobre os pequenos produtores. Na verdade, eu jamais quis aqui que isso realmente atingisse os pequenos produtores. Estávamos demonstrando - e V. Exª teve a paciência de andar conosco e cruzar, praticamente, o Estado de Rondônia, visitando os assentamentos - e tive condições de provar para V. Exª e para os demais Senadores da Comissão que, verdadeiramente, o desmatamento estava nos assentamentos. Hoje o Ministério do Meio Ambiente reconhece que o maior responsável pelo desmatamento é o Incra. Hoje o jornal O Globo apontou e mostrou os índices do desmatamento feito nos assentamentos.

            Então, como eu disse aquele dia em Altamira, um dia essa máscara vai cair. E eu acho que essa máscara está caindo, estão aparecendo aí os verdadeiros culpados sobre o desmatamento na Região Amazônica. Não se pode mais, Senador Mão Santa, na nossa região, falar sobre assentamentos.

            Nós não podemos mais falar em reforma agrária na Região Amazônica, haja vista o grande entendimento que estamos buscando com a sociedade daquela região para que haja uma contenção e um engajamento de todo mundo, no sentido de mantermos nossas florestas, nossas riquezas.

            Sr. Presidente, além disso, hoje à tarde, comuniquei aqui - V. Exª estava na Mesa - uma audiência que estávamos fazendo com o Presidente José Sarney. Sr. Presidente, à audiência estiveram presentes vários Líderes do Senado - o Senador Renan Calheiros, o Senador Gim Argello, o Senador João Ribeiro, Líder do meu Partido - e todos assumiram o compromisso de conversar com os Líderes na Câmara dos Deputados e fazer com que eles pautem e votem essa matéria na Câmara dos Deputados. Trata-se da PEC da transposição dos servidores públicos do Estado de Rondônia.

            Nós já a votamos aqui no Senado e agora estamos esperando a votação na Câmara dos Deputados. Ficou acertado, nesse encontro com o Presidente Sarney, que ele ia buscar esse entendimento com o Presidente da Câmara, o Deputado Michel Temer, para que se pudesse pautar a transposição dos servidores públicos.

            Sei que não é somente esse assunto que está adormecido na Câmara dos Deputados. Há várias outras matérias importantes para o Brasil, inclusive a dos aposentados brasileiros, que se encontram paralisadas, dormindo nas gavetas do Presidente da Câmara. Não estou aqui culpando o Deputado Michel Temer, até porque ele acabou de assumir aquela Casa. Tenho certeza de que ele vai dar mais celeridade às votações.

            Sr. Presidente, gostaria de registrar que estiveram presentes o Sr. Cícero Evangelista, do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Rondônia - Sinsepol; Israel Santos Borges, do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Rondônia - Sinjur; Silas Neiva de Carvalho, do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Rondônia - Sindsaúde; Antônio Belarmino Neto, do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Rondônia - Sinsenpro; Waldemir Andrade Moura, do Sindicato do Grupo Fisco do Estado de Rondônia - Sindifisco; Cleinilton Alves, do Sindicato dos Motoristas Oficiais do Estado de Rondônia - Sinporo; Claudir Matta Magalhães Sales, a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia - Sintero; Abner Cândido de Lima, do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo - Sindler; Luís Francisco Costa, Presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do ex-Território Federal de Rondônia - Aspometron; e a Srª Maria Aparecida da Silva Rodrigues, representando o Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia - Sindsef.

            Para finalizar, Sr. Presidente, gostaria de agradecer ao Presidente José Sarney ter aberto a oportunidade de atender aos sindicalistas do Estado de Rondônia e de parabenizar esta Casa pela pauta que fizemos aqui hoje, votando várias matérias importantes para o País.

            Acho que é isso que tem de acontecer todos os dias, nesta Casa. Há muitas matérias para serem votadas aqui. Temos de fazer essa pauta e dar celeridade às votações, porque, tenho certeza, é isso que a sociedade nos cobra, é isso que a sociedade espera desta Casa, que é a revisora das leis do Poder Legislativo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2009 - Página 6501