Discurso durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a situação de calamidade em que se encontra a cidade de Patos/PB, vitimada pelas enchentes, e apelo ao Governo Federal por socorro à população local.

Autor
Efraim Morais (DEM - Democratas/PB)
Nome completo: Efraim de Araújo Morais
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Preocupação com a situação de calamidade em que se encontra a cidade de Patos/PB, vitimada pelas enchentes, e apelo ao Governo Federal por socorro à população local.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2009 - Página 10615
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, DADOS, CALAMIDADE PUBLICA, MUNICIPIO, PATOS (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), EXCESSO, CHUVA, PERDA, HABITAÇÃO, POPULAÇÃO, SOLICITAÇÃO, URGENCIA, PROVIDENCIA, DEFESA CIVIL, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, AUXILIO, VITIMA, ELOGIO, MOBILIZAÇÃO, COMERCIANTE, EMPRESARIO, DOAÇÃO, ALIMENTOS, AGUA POTAVEL, REGISTRO, SOLIDARIEDADE, ORADOR.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. EFRAIM MORAIS (DEM - PB. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Peço permissão ao Senador Flexa para dizer a V. Exª que, na noite de ontem, madrugada do dia de hoje, na cidade de Patos, que está entre as 5 maiores cidades do meu Estado, a Paraíba, cerca de 2 mil famílias ficaram desabrigadas, desalojadas pelo excesso de chuvas que caiu naquela região. Foram mais 300 milímetros em poucas horas, 4 ou 5 horas de chuva.

Estamos solicitando - encaminhamos requerimento à Mesa da Casa -, em situação de emergência, que o Ministro Geddel e a Defesa Civil tomem providências imediatas para socorrer essas vítimas que perderam suas casas, seus móveis, comida. É lamentável o que ocorre neste momento na cidade de Patos, com previsão, inclusive, de mais chuvas naquela região. O Prefeito Nabor Wanderley já decretou estado de calamidade pública. Então, é este o apelo que fazemos ao Governo Federal e ao Governo do Estado.

Solicito o encaminhamento do requerimento que dirijo à Mesa da Casa.

Era essa a comunicação que eu tinha a fazer.

Agradeço ao Senador Flexa Ribeiro, já que se trata de uma situação difícil, que atingiu vários bairros na cidade de Patos, como os bairros do Morro, de Santo Antônio e de Novo Horizonte, onde a situação foi mais grave.

Muitas famílias perderam tudo, e nós esperamos que o Governo Federal, com a mesma agilidade, com a mesma vontade com que socorreu os outros países do mundo inteiro na crise, mande um pouco desses recursos para que possamos reconstruir essas casas e oferecer um mínimo de conforto a essas famílias.

Aqui, quero registrar, Sr. Presidente, só para concluir, que, desde ontem à noite, já se conta com ajuda de comerciantes e empresários locais, que estão doando colchões, alimentos e água potável para os desabrigados.

A minha solidariedade ao povo sertanejo de Patos, que agora atravessa um momento difícil. Esperamos que o Governo do Estado e o Governo Federal ajudem o Prefeito daquela cidade e as autoridades, para que possamos ter uma solução rápida.

Agradeço a V. Exª.


Modelo1 5/11/242:19



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2009 - Página 10615