Discurso durante a 50ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração dos 40 anos da Empresa de Correios e Telegráfos - ECT.

Autor
Jefferson Praia (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AM)
Nome completo: Jefferson Praia Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Comemoração dos 40 anos da Empresa de Correios e Telegráfos - ECT.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2009 - Página 10404
Assunto
Outros > HOMENAGEM. TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), RECEBIMENTO, RESPEITO, CONFIANÇA, POPULAÇÃO, PRESENÇA, TOTAL, MUNICIPIOS, BRASIL, IGUALDADE, QUALIDADE, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), REGISTRO, DADOS, ELOGIO, GESTÃO, LUCRO, SIMULTANEIDADE, EXERCICIO, ATIVIDADE SOCIAL, DISTRIBUIÇÃO, LIVRO DIDATICO, ESCOLA PUBLICA, TRANSPORTE, DOAÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA, AUXILIO, ELEIÇÕES, AMPLIAÇÃO, ACESSO, SERVIÇO BANCARIO, APOIO, CULTURA, ESPORTE, CONSCIENTIZAÇÃO, MEIO AMBIENTE, SELO POSTAL, DIVULGAÇÃO, FAUNA, REGIÃO AMAZONICA, AMEAÇA, EXTINÇÃO.
  • SAUDAÇÃO, CONVENIO, SUPERINTENDENCIA, HABITAÇÃO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), POSSIBILIDADE, ACESSO, CASA PROPRIA, FUNCIONARIOS.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Wellington Salgado; Sr. Ministro Dr. Hélio Costa; Presidente Nacional da ECT, Dr. Carlos Henrique Custódio; Srªs e Srs. Senadores presentes, minhas senhoras e meus senhores, procurarei cumprir meu tempo. Serei breve. Tenho apenas algumas palavras a dizer.

Em quarenta anos de uma história de sucesso, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos conquistou o merecido lugar que hoje ocupa no topo da lista das instituições mais amadas, respeitadas e admiradas pelo povo do nosso País.

Neste Brasil-continente, é a única empresa presente em todos os 5.564 municípios. Nesta sociedade historicamente marcada pela desigualdade, coloca ao alcance do mais humilde cidadão interiorano a mesma rapidez, a mesma eficiência e o mesmo atendimento de qualidade que pratica nos grandes centros. Numa cultura que se acostumou a associar serviços públicos essenciais com ineficiência, mau atendimento e corporações estatais com empreguismo improdutivo, a ECT se diferencia pela incontável legião de clientes satisfeitos e pela capacidade de gerar lucro operacional.

De seus centros e unidades de distribuição e de suas agências, saem diariamente mais de 56 mil carteiros para entregar encomendas, cartas e documentos que, por sobre longas distâncias, unem famílias, aproximam amigos, irmanam comunidades, impulsionam empresas e ajudam a disseminar oportunidades de trabalho, renda e bem-estar para todos.

A figura estimada do simpático e incansável carteiro é a face mais visível dessa mega organização, que é a maior empregadora celetista do País, com seus 115 mil funcionários efetivos e dezenas de milhares de terceirizados. Desse contingente participam mais de 25 mil mulheres.

Sr. Presidente, a presença positiva da ECT no cotidiano de todos nós se reflete em grandezas superlativas: R$11,5 bilhões, um dos maiores faturamentos da economia brasileira; 30 milhões de objetos distribuídos por dia; 26.640 caixas de correio; 12 mil agências; 2,3 milhões de quilos transportados diariamente, 625 mil quilômetros por terra e 53 mil quilômetros pelo ar, percorridos todos os dias.

Sua tradição de bom atendimento se reinventa permanentemente, graças à incorporação de inovações tecnológicas e gerenciais que garantem a capacidade de continuar vencendo os desafios da sociedade da informação e do mundo globalizado e revolucionam a prestação da imensa gama de serviços que abrange desde a velha e querida carta até a família Sedex e o Exporta Fácil, canalizador de oportunidades lucrativas para o micro, pequeno ou médio empresário brasileiro no mercado internacional.

Mas é na área social que essa excelência se manifesta sob a forma de uma proeza logística sem paralelo no mundo: a distribuição anual de livros e materiais didáticos aos alunos das escolas públicas de todo o Brasil. Essa situação benfazeja também permite o transporte de doações em casos de calamidade pública, a exemplo das enchentes deste ano em diferentes regiões do território nacional (de Santa Catarina ao meu Estado do Amazonas). E ainda contribui para o exercício da cidadania, levando urnas eletrônicas aos mais distantes pontos de votação durante as eleições. Paralelamente, em localidades desprovidas de agências bancárias, o Banco Postal, administrado pela ECT, presta inestimáveis serviços financeiros aos seus inúmeros usuários.

Sr. Presidente, difícil mesmo é apontar alguma área relevante da vida brasileira onde os Correios não prestem alguma colaboração relevante. A ECT apoia a cultura e o desporto, patrocinando os esportes aquáticos, o Futsal e, mais recentemente, o tênis e também investindo em numerosos projetos culturais. Contribui, ainda, para a conscientização de todos sobre o inadiável desafio do desenvolvimento sustentável, dando especial atenção à minha querida Amazônia. Assim, no ano passado, a empresa colocou em circulação três belos selos relativos a animais amazônicos ameaçados de extinção (o peixe-boi, a ariranha e a lontra), com a finalidade de divulgar as maravilhas da fauna em conexão com a importância da sua preservação para o fortalecimento do ecoturismo.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, minhas Senhoras e meus Senhores, não poderia encerrar sem antes enaltecer a atuação da ECT no Estado do Amazonas, o maior do nosso País, com 1,5 milhão de quilômetros quadrados.

Ali a empresa supera, todo dia, a enorme barreira da distância e do difícil acesso, prestando serviço de enorme relevo para o desenvolvimento e a integração regional, uma vez que é a única instituição federal atuante nos 62 Municípios do meu Estado, sempre com alto padrão de eficácia e credibilidade. Por isso, na certeza de que traduzo fielmente os sentimentos de gratidão e carinho do povo amazonense, quero cumprimentar e agradecer a todos os funcionários e colaboradores da empresa na pessoa de seus dirigentes presentes a este evento e transmitir o meu especial abraço a todos os companheiros que trabalham sob a supervisão da Diretoria Regional do Amazonas.

Aproveito para destacar, também, o recente convênio firmado entre a Superintendência de Habitação do Amazonas e a ECT, que possibilitará acesso à casa própria para 350 funcionários, entre os 1,5 mil que trabalham no Estado, apenas uma das muitas iniciativas de responsabilidade social desenvolvidas pelos Correios em todo o Brasil em favor da promoção social das famílias de seus funcionários, sobretudo os mais humildes, que servem à população com competência.

Por tudo isso e muito mais, o País pode e deve orgulhar-se dessa empresa, que é 100% de propriedade de todos os brasileiros e que, há quatro décadas, vem mostrando, com resultados tangíveis, que é perfeitamente possível conjugar altíssimo desempenho corporativo no mercado e firme compromisso com o desenvolvimento social.

Sr. Presidente, eram essas palavras que eu tinha para dizer neste momento. Parabenizo V. Exª por essa iniciativa e parabenizo todos vocês, que fazem dessa grande empresa o nosso orgulho, o orgulho brasileiro.

Muito obrigado. (Palmas.)


Modelo1 7/18/248:28



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2009 - Página 10404