Discurso durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cobrança de ações efetivas, por parte do Governo da Bahia em colaboração com o Governo Federal, para combater a epidemia de dengue no Estado.

Autor
César Borges (PR - Partido Liberal/BA)
Nome completo: César Augusto Rabello Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Cobrança de ações efetivas, por parte do Governo da Bahia em colaboração com o Governo Federal, para combater a epidemia de dengue no Estado.
Publicação
Publicação no DSF de 16/04/2009 - Página 11037
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • COBRANÇA, EFICACIA, PROVIDENCIA, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DA BAHIA (BA), COLABORAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, PARCERIA, PREFEITURA, COMBATE, EPIDEMIA, AGENTE TRANSMISSOR, AEDES AEGYPTI, REGIÃO.
  • COMENTARIO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, ESTADO DA BAHIA (BA), DIVULGAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, PAIS ESTRANGEIRO, ESPANHA, APRESENTAÇÃO, DADOS, SECRETARIA DE SAUDE, INFORMAÇÃO, AUMENTO, NUMERO, MORTE, CONTAMINAÇÃO, EFEITO, EPIDEMIA, AGENTE TRANSMISSOR, AEDES AEGYPTI, REDUÇÃO, TURISMO.
  • COMENTARIO, NOTICIARIO, JORNAL, CORREIO DA BAHIA, A TARDE, TRIBUNA DA BAHIA, DENUNCIA, AMPLIAÇÃO, EPIDEMIA, ESTADO DA BAHIA (BA), SIMULTANEIDADE, AGRAVAÇÃO, CRISE, MENINGITE.
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS (CAS), CONVOCAÇÃO, ORADOR, AUDIENCIA PUBLICA, MINISTERIO DA SAUDE (MS), SECRETARIA DE SAUDE, ESTADO DA BAHIA (BA), PRESIDENTE, ENTIDADE, CONFEDERAÇÃO, MUNICIPIOS, PREFEITO, MUNICIPIO, BOM JESUS DA LAPA (BA), DEBATE, BUSCA, SOLUÇÃO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, SAUDE PUBLICA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. CÉSAR BORGES (Bloco/PR - BA. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Senadora Serys.

Srs. Senadores, venho, mais uma vez, a esta tribuna fazer uma cobrança para que ações efetivas e eficazes possam ser colocadas em prática, possam ser coordenadas por parte do Governo da Bahia, em colaboração com o Governo Federal, em parceria com as prefeituras municipais, para combater a epidemia de dengue no Estado.

As providências, lamentavelmente, até agora, foram ineficientes. A epidemia ficou praticamente fora de controle, levando a Bahia para as manchetes nacionais e até mesmo mundiais.

No início desta tarde, estava assistindo à Rede Globo. No programa Jornal Hoje, veio mais uma reportagem que retrata o agravamento dessa situação.

Hoje, também, lamentavelmente, a Bahia está no noticiário internacional, divulgado pelo jornal espanhol El País.

O El País, na edição de hoje, traz a reportagem com o seguinte título: “Bahia, azotada por el dengue”, ou seja, “A Bahia açoitada, flagelada, pela dengue”.

Por falta dessas medidas eficazes, paga o País, paga o turismo nacional, paga o Estado da Bahia, que tem no turismo uma das suas fontes de renda mais importantes. É uma divulgação negativa, que vai afugentando o turista espanhol e mesmo de outros países de língua espanhola, inclusive da América Latina.

Diz mais o jornal El País: “O Estado da Bahia, um dos principais destinos do turismo no Brasil, que conta com quilômetros de praias paradisíacas [são quase mil quilômetros] sofre a maior epidemia de dengue de sua história”.

Segue o jornal da Espanha, apresentando dados oficiais da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, informando que, desde janeiro, foram 38 mortos, dos quais 22 eram menores de 15 anos. E que o número de contaminados até ontem era de 45.683 doentes, com aumento de 313% sobre 2008.

Diz mais o El País: “Brasil já está no outono, mas na Bahia a epidemia arrecia [quer dizer, endurece, obstina-se] com toda sua força”.

Essa é a triste, mas fiel realidade da epidemia de dengue da Bahia.

Enquanto outros Estados brasileiros diminuíram a incidência, como o caso do Estado do Rio de Janeiro, a Bahia, mesmo alertada no ano passado, não tomou as providências devidas. E não se queira colocar a responsabilidade nos atuais prefeitos, porque eles assumiram em 1º de janeiro. Se o Governo do Estado sabia que haveria mudanças nas administrações municipais, se preparasse com antecipação, procurasse a parceria com os Municípios. Mas, lamentavelmente, hoje, o próprio Governo procura jogar a responsabilidade maior dessa situação sobre os ombros dos pobres prefeitos municipais, que herdaram essa epidemia, além das dificuldades financeiras por que passam os Municípios da Bahia.

O jornal Correio da Bahia diz em manchete: “Dengue atinge 70% dos municípios baianos”. O texto explica que 270 Municípios já sofrem com a epidemia.

O jornal A Tarde informa hoje: “Notificações seguem crescendo no Estado”. Segundo a reportagem: “Enquanto o Brasil comemora redução no número de casos notificados de dengue com relação a 2008, na Bahia as notificações seguem crescendo”.

Os números são precisamente colocados no jornal espanhol El País: 38 mortes confirmadas em 45.683 casos, somente nos primeiros meses deste ano.

         Então, as providências são ineficientes e não estão alcançando o que nós desejamos, que é a saúde para a população.

Convoquei - e vai, amanhã, acontecer uma reunião na Comissão de Assuntos Sociais - uma audiência pública com o Ministério da Saúde; a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia; o Presidente da União dos Municípios da Bahia, Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia; e também com a Confederação Nacional dos Municípios.

Até agora, Srª Presidente, tenho notícia de que o Secretário de Saúde da Bahia não confirmou presença. Vamos aguardar que o Dr. Jorge Solla, que é o Secretário de Saúde da Bahia, possa se fazer presente. Esta não é uma questão política, é uma questão de saúde pública, de vidas humanas.

Lamentavelmente, esta crise não vem só. Ela já tem também uma crise de meningite. A Tribuna da Bahia do dia de hoje denuncia: “Dengue e meningite já mataram 60” pessoas no Estado da Bahia.

A reportagem do El País está aqui. Tenho também o levantamento epidemiológico da dengue feito pelo próprio Estado. Ou seja, ele tem consciência do que está acontecendo, tanto que o Governador já decretou situação de emergência em sete cidades. Mas, lamentavelmente, as providências não estão, pelo menos até agora, sendo eficazes para combater a dengue em Municípios como Jequié.

Falo com muito carinho em Jequié, porque é uma cidade onde tenho minhas raízes. Lá fui criado e tenho meus pais. Tenho a minha família em Jequié. Dengue grave: notificados 137, confirmados 69. Óbitos: notificados 13, confirmados 8.

Na cidade de Itabuna, importante cidade da região do cacau, da mesma forma, 127 notificados. Óbitos: 11 notificados, 8 confirmados. Porto Seguro, que é o segundo maior destino turístico da Bahia após Salvador, da mesma forma, 63 notificados. Óbitos: 5 óbitos. Jacobina, Ipiaú, Ilhéus, Irecê. A capital do Estado: Salvador. Feira de Santana, a maior cidade do interior do Estado. Floresta Azul, Itapetinga, Simões Filho, Ubaitaba, Ibirataia, Itabela, Anguera, Apuarema, Caetanos. É um total de 70% dos Municípios.

Então, Srª Presidente, agradecendo a tolerância, espero que as providências possam ser tomadas. Que o Governo do Estado da Bahia combata essa situação grave de saúde pública. Dengue associada à meningite realmente é uma situação explosiva do ponto de vista de colocar o cidadão baiano sob perigo de vida.

Portanto, espero as providências. Vamos ver se amanhã aqui, na reunião da Comissão de Assuntos Sociais, vão comparecer os responsáveis, para que possamos debater e encontrar as medidas eficazes para dar tranquilidade ao povo baiano.

Muito obrigado, Presidente.


Modelo1 4/28/2410:27



Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/04/2009 - Página 11037