Discurso durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de divulgação pela Fundação Getúlio Vargas - FGV do ranking dos estados brasileiros, segundo o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico - IDSE e do fato de o Piauí nele figurar em último lugar. Acusações ao Governador do Piauí de divulgar informações não verdadeiras sobre obras realizadas no Estado.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Registro de divulgação pela Fundação Getúlio Vargas - FGV do ranking dos estados brasileiros, segundo o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico - IDSE e do fato de o Piauí nele figurar em último lugar. Acusações ao Governador do Piauí de divulgar informações não verdadeiras sobre obras realizadas no Estado.
Aparteantes
Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 16/04/2009 - Página 11367
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, MEIO NORTE, DIVULGAÇÃO, INFERIORIDADE, CLASSIFICAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI), INDICE, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO.
  • CRITICA, CONDUTA, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), DESCUMPRIMENTO, PROMESSA, CONSTRUÇÃO, OBRAS, ESPECIFICAÇÃO, USINA HIDROELETRICA, PORTO, PONTE, PREJUIZO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Wellington Salgado, parlamentares presentes, brasileiras e brasileiros aqui presentes e os que nos acompanham pelo sistema de comunicação, ainda bem que, lá, no Piauí... Ali está o César Borges.

Hoje eu vi o Lomanto. Graças a Deus, o Mário Couto não estava aqui, porque, quando ele fala, o Pará... Na Bahia, a primeira faculdade de Medicina do Brasil; dengue, que, em país civilizado não existe há mais de 100 anos. Aquele mesmo mosquitinho, é o mesmo que Oswaldo Cruz venceu, o mesmo que transmite a febre amarela e a dengue. Está lá na Bahia a primeira faculdade de Medicina.

E no Piauí... Presidente Wellington, lá é Governador e é do PT, mas V. Exª é do PMDB, ainda bem. Atentai bem. Teve um blog lá de uma cidadezinha, Batalha - o nome está dizendo. É importante, ela é do lado da cidade onde eu coloquei no peito de V. Exª a comenda maior do Piauí, a Batalha do Jenipapo. Batalha, porque quando nós perdemos, tomaram a capital, Oeiras, um povo. Então os portugueses foram para o Maranhão, que era aliado, e numa cidade próxima houve uma batalha. Mas eu quero lhe dizer o seguinte: outro dia eu vi um blog de um rapazinho. Esse negócio de blog é bom. Eles compram a imprensa toda. Um jornalista lá de Batalha chamou o Governador de Sr. Mentira.

Rapaz, ele disse que ia fazer cinco hidrelétricas. Cinco! A gente tem de ter prudência. Assim já é demais. Cinco hidrelétricas! Olha, César Borges, o Piauí tem a metade de uma. É só a metade, porque falta a eclusa. Sem eclusa, perdemos a navegabilidade.

Então, o Presidente do mesmo Partido leva as informações: vamos construir cinco hidrelétricas. Já vai terminando aí tudo, o Governo, e não tem PAC. Dois aeroportos internacionais! Dois internacionais.

Ele foi a Buenos Aires e disse que ia botar um avião de Buenos Aires para Parnaíba, Heráclito. A imprensa me perguntou, e eu disse: “Ele tem de estudar geografia, porque a gente chega a Buenos Aires por Porto Alegre e pode ir a pé, de bicicleta, de carro, de boi.” Mas lá de Buenos Aires para Parnaíba?! Enfim, lá na minha cidade, tinha aeroporto; agora não tem mais nem teco-teco. E lá nessa cidade de São Raimundo Nonato, onde está a Serra da Capivara, também haveria outro voo internacional. Eu fui outra vez lá, e só tinham dois jumentos na pista. E esse é o PT.

O porto: ainda bem que nós agradecemos porque o Luiz Inácio mergulhou lá nas águas. Mas o pior: tinha um hotel, do empresário Santa Mônica. Aí um português, Heráclito, comprou e investiu muito. Mas aí foi uma caravana. O Presidente não sabe. Ele não conhece os aloprados que ele tem no Piauí.

Olha, e foi gente para o hotel, comeu, bebeu. Puxaram o saco do Luiz Inácio. Ele tomou banho, água morninha, caliente, igual a da Bahia. Eu sei que o hotel entrou em falência, está devendo a companhia energética, não pagou a luz.

Não foi o Luiz Inácio, são os aloprados de lá, porque eu não acredito.

Eu me lembro - e a gente tem que aprender muito, Heráclito - de Dirceu Arcoverde, Governador do Estado, e do Presidente Geisel, homem de moral! E o Governador era o Dirceu. Foi Senador, morreu aqui no primeiro discurso.

Eu nunca desejei ser Deputado Estadual, só fui para ajudá-lo. Era contra Alberto Silva. Mas eu nunca me esqueço, Heráclito. Ele foi inaugurar um conjunto. E, na hora, eu estava no hotel também, aí o Presidente chegou com uma pasta e o Governador disse que estava paga a conta. “Não, o Governador não paga minha conta.”

Olha, ele abriu. Só tinha um, viu, Heráclito. Lá naquele que era o Luxor Hotel. Olha aí, olha o exemplo. Eu vi, ô homem de moral esse Ernesto Geisel. Se não fosse, estava aí esmolambando, porque esses bichos aí tudo... Eu estava do lado do Governador Dirceu Arcoverde. Aí ele disse:.Não! O Presidente paga. Ele chamou ali. Nada.

E eu sei que eles foram lá, farrearam, usaram, e o pobre português acreditando.

Eu sei, Heráclito, que o mais importante hotel está fechado porque não pagaram as contas, estão devendo à companhia energética, daí cortaram. Era o Santa Mônica, que era do José Moraes, o Islamar. Mas...

O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Permito. Mas o Sr. Mentira está grande. Olha aqui, Fundação Getúlio Vargas, essa que vem para cá, que o Sarney trouxe, a gente tem que acreditar. Aliás, eu mais do que todos.

Eu fiz o maior desenvolvimento universitário do Brasil na Uespi: 400 cursos, 26 campi universitários, o vestibular tinha mais de 600 mil brasileiros e havia mais de treze mil vagas. O PT está numa destruição da universidade.

Mas o que eu queria dizer era que contratei, Heráclito, essa Fundação Getúlio Vargas para supervisionar, o crescimento foi muito grande. Ela é uma Harvard. O primeiro curso que eles foram dar no Piauí foi Gestão Pública. Era para 30, escolheram os melhores funcionários do Estado, da Fazenda, e eu pedi uma vaga ao Governador. E eu fiz esse curso. Então, sou formado em gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas, além de médico.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Piauí apresenta o pior desenvolvimento do País. Está no jornal Meio Norte de terça-feira, no caderno Política e Justiça:Piauí tem o pior índice socioeconômico do País”.

Agora, eu quero dizer que, pelo dinheiro que o homem anuncia, pelas mentiras, estávamos pensando que ia passar daquela dos árabes, aquela capital hoje famosa do turismo, Dubai. Pela mentira, descaramento, sem-vergonhice do aloprado do PT lá. Cinco hidroelétricas, porto, ferrovia...

O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Um aparte ao Senador Heráclito Fortes.

O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - V. Exª falou da falência lá do hotel em Luís Correia. Eu quero lembrar que o Governador Wellington faz viagens mirabolantes pela Europa, pelo Velho Mundo, e quando volta anuncia obras de impossível realização. V. Exª se lembra que ele anunciou três hotéis espanhóis que seriam construídos em Luís Correia, inclusive com campo de golfe, e, junto com isso, os voos internacionais que viriam da Itália? Tudo, tudo, potoca, potoca! Não sei como as pessoas têm desfaçatez para tanto. Senador Mão Santa, os jornais do Piauí, ontem, publicaram uma querela entre o Governador e uma empresa construtora que está recebendo uma indenização e o Governo acha astronômica. Aquilo está me cheirando a jogo combinado. Porque a empresa entra com uma ação para receber, através de um precatório, o juiz autoriza. Mas eu pergunto: qual foi a defesa preventiva jurídica feita pelos advogados do Estado do Piauí para livrar o Estado daquele pagamento? E tem outra questão muito cabeluda... Exatamente parecida. E nessa, o Governador, de próprio punho, autoriza a compra pelo Estado de um prédio para funcionar a Procuradoria-Geral do Estado do Piauí. Esse convescote de arrumação foi feito em Paris! O vendedor, o comprador, que é o Estado, e o corretor. E as coisas ficam dessa maneira. Agora, o Governador conta uma potoca e se antecipa já desmentindo. Estava vendo agora mesmo aqui ele já dizendo que não faz as hidrelétricas porque o Ibama não quer, não faz o Porto de Luís Correia porque o Ibama não quer e por aí afora. Se ele manda e desmanda no Governo, como diz, por que não substitui o dirigente do Ibama no Piauí? Tudo potoca! Enquanto isso, pega o centro de convenções construído no Governo de Dirceu Arcoverde e resolve fazer uma licitação. Trouxe uma empresa de São Paulo. É um caso misterioso. E o Tribunal de Contas embarga por corrupção. O Governador está respondendo a condenação no Tribunal de Contas, por usar indevidamente os recursos federais na sua conta única. Ele agora já se previne e já está dizendo aqui que, por conta das estradas em petição de miséria, talvez não vá fazer aquele encontro em São Raimundo Nonato, que ele prometeu que seria o maior encontro do mundo! Já está fazendo a defesa prévia daquilo que prometeu, criou uma expectativa, foi a Portugal, levou uma comitiva imensa. E quero ler uma nota, Sr. Presidente. Existem os três maiores jornais mais importantes de Portugal, que se chamam: O Público, Correio da Manhã e Diário de Notícias. Uma nota da presença do governador neste encontro que juntou as maiores autoridades sobre as matérias no mundo, para eu fazer um chá. Tudo potoca! Potoca! Contador de potoca! Obra, nada! Até anunciaram a Ministra Dilma para ir sexta-feira no Piauí. Agora, já estão dizendo aqui que ela não vai mais. Deve ter juízo. A Dilma não chega onde chegou à toa. É uma mulher preparada, por isso está cotada para ser Presidente da República. Ir ao Piauí fazer o quê? Aliás, eu vi que um dos lugares que queriam levá-la era ao Porto de Luis Correia. Não tem nada! O que ela iria fazer no Piauí? Palanque? Com nada? Ela tem juízo, espero eu. Muito obrigado, Senador Mão Santa.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Gostaria que pelo menos ela pagasse a conta do hotel que fechou. Como é que pode ter turismo? Agora, o meu PMDB está todo lá com ele.

O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Senador Mão Santa, não tive ainda detalhes, mas é uma coisa muito esquisita. Um secretário de saúde do Piauí marcou uma licitação para sexta-feira da Paixão. Por que essa licitação foi marcada para essa data? Quem iria participar e por que foi cancelada?São coisas que o Piauí precisa entender. Enquanto isso, você abre aqui os blogs e tem a notícia de que os médicos vão fazer greve porque não recebem dinheiro na rede pública estadual. Durma-se com um barulho desses! É potoca em cima de potoca. Obra, realização, caso concreto, nada!

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - E importante esse dado que V. Exª... Não, o Piauí está uma miséria! Aquilo que eu disse, eu repito: “Olha, três coisas a gente só faz uma vez na vida: nascer, morrer e votar nesse diabo do PT”. Olha, isso daí... E o médico é da Família Eulálio, que é do PMDB e é Secretário do Governo. É o líder, médico. Uma greve: não vamos mais operar. Então, esse é o Estado do Piauí. E a cidade de Batalha, hoje... Olha, eu vou procurar conhecer pessoalmente esse jornalista. Olha, Heráclito, com toda admiração que eu tenho a seu humor, Sr. Mentira cola mais que Sr. Potoca. Porque uma mentira, eu me lembro muito bem, nas campanhas passadas... Aí, eu vi o Governador dizer: “Dois meses e os trens...”. E o Luiz Inácio... Dois meses, o trem... Wellington Salgado já foi? Parnaíba a Luís Correia, 15km. Quatro meses, Parnaíba a Teresina. Wellington Salgado, não trocaram nem um dormente. Dormente é aquele pau, ô Jefferson Praia, que segura o ferro, o trilho. Nem um dormente. Wellington Salgado, eles são incompetentes. Em São Paulo, ouvi dizer... Não. O povo diz que eles matam. No Piauí, ainda não mataram.

Mas o que roubam e o que mentem! Nunca se viu na história se mentir tanto e roubar tanto! Toda hora o homem chega lá e diz que tem milhões, bilhões. Aqui mesmo. Olha lá. Vou chamar o homem só de Dias.

O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - O médico, acabei aqui de pegar, é Leonardo Eulálio, Senador Mão Santa.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Em greve. Ele falou Sexta-Feira da Paixão. Deveria ser excomungado logo. Não teve? Outro dia, um padre não excomungou? Como é que vão fazer a licitação das compras na Sexta-Feira da Paixão? Aqueles médicos não deveriam ser excomungados, aqueles que fizeram o aborto na criancinha, o que está previsto em lei, mas esse povo de lá... Agora, o jornal salvou a sua pele. Bota só Dias, para não confundir com você. Então vamos chamar o Salgado e o Dias.

“Presidente Lula vai antecipar Fundeb”. Interessante. Lá ele antecipa tudo porque é do lado dele, mas a turma rouba tudo. Não tem nada. Está aqui. Olha aí, eu tirei. Quando saí do Governo, não era muito, não. Nós ganhamos em todos os itens do Maranhão, muitos itens da Paraíba, muitos de Alagoas e muitos do Rio Grande do Norte. O PT, além de mentir, de roubar, está acabando com o Piauí. Oh, Deus! Oh, Deus! Onde estás, que não vês tamanha desgraça? Atentai bem!

“Piauí apresenta o pior desenvolvimento do País”. Não sou eu, não. É a Fundação Getúlio Vargas.

“O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDSE), novo indicador elaborado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que São Paulo é o mais avançado do Brasil, com índice 99.1, seguido pelo Distrito Federal (98.9) [só Brasília é o maior, mas, se pegar as satélites, fica atrás] e Rio de Janeiro (98.6).

Já Piauí, apresenta o pior desenvolvimento do País...”

Atentai bem, brasileiras e brasileiros!

Ó, Luiz Inácio, esses aloprados de lá são os piores que existem. Eu quero trocar pelos do Pará.

O SR. PRESIDENTE (Wellington Salgado de Oliveira. PMDB - MG) - Senador Mão Santa, deixe-me só ajudar um pouco o Governador Wellington Dias. Vou limitar o tempo em dez minutos.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Vou só ler aqui.

Olha, mas apresenta...

Ô, Senador Arruda! Ainda bem, porque, se fosse o nosso Osmar, eu pediria para ele renunciar, né? Que é do seu partido.

Mas olha aí: São Paulo 99.1, e o Piauí, 11.4. A escala é até 100! Isso é uma vergonha! O Bóris Casoy dizia isto: É uma vergonha!” E tem um Deoclécio Dantas, lá do Piauí, que dizia: É uma lástima!” E o jornalista lá de Batalha: É o Sr. Mentira.

São 99.1, São Paulo; 11.4, Piauí! E foi justamente o ano que a desgraça aconteceu no Piauí. O ano que ele começou o Governo.

“Na análise da evolução ocorrida de 2001 a 2007, Tocantins foi o que apresentou o maior crescimento (94.40). Bahia teve a 2ª melhor performance nesse período (89.33). O Maranhão obteve o 3º maior crescimento (81.33), apesar de ser o segundo Estado brasileiro mais subdesenvolvido (15.8)”.

Quando eu governei o Piauí, dei no Maranhão, que é nosso vizinho, em todos os índices! Em todos, Salgado! Quer dizer, lá, esse José Reinaldo, esse Jackson, esse... É passado. E a distância está grande, vindo... Ó aloprados do Piauí, ó jornalistas puxa-sacos. Está aqui a verdade. É mais fácil tapar o sol com a peneira do que esconder a verdade. Essa é a lei do homem de vergonha do Nordeste, do Piauí. Não é aquela de Goebbels, do Hitler: “Uma mentira repetida se torna verdade”. Só mentindo, mentindo, mentindo...

Eu sei que o Presidente do meu Partido, Alberto Silva, é um homem de bem, um homem com 90 anos. Pois o levaram para apoiar o PT porque prometeram que o trem iria circular. Arruda, o Alberto Silva é engenheiro ferroviário, vibrante e tudo... Não teve conversa, levou o meu Partido todo rumo ao PT. Nenhum dormente. Agora, é uma planície, até um mestre de obra faz.

“De acordo com o estudo da FGV, o desenvolvimento integral de um Estado só acontece quando existe também a melhoria de fatores de qualidade de vida, como educação, saúde e segurança. Segundo o estudo, houve avanços na Paraíba, mas eles ainda são tímidos. O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDSE) foi construído a partir de 36 variáveis sociais e econômicas. O indicador mediu fatores como saneamento básico, qualidade da moradia, educação, segurança pública, renda, emprego, desigualdade e pobreza”.

É porque não botaram mentira. Se tivessem posto mentira, safadeza e corrupção como fator de riqueza, o Piauí do Partido dos Trabalhadores “estava no sal”.

“Raio-X socioeconômico

O IDSE tem o objetivo de suprir a necessidade por indicadores específicos sobre a realidade do País e contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficientes. Os Estados com menores resultados são Piauí (11,4), Maranhão (15,8), Alagoas (21,5), Ceará (31,6), Tocantins (34,2), Acre (35,7),...”

        O Maranhão passou, largou, disparou na frente, pela falta de vergonha, pela corrupção, pelos parasitas que estão lá atrelados ao Governo, e Alagoas, que é confusão muita na história do Brasil, está dando quase de dobro no Piauí.

“O coordenador do estudo, Fernando Blumenschein, Ph.D. e mestre em Economia Monetária, Desenvolvimento Econômico e Finanças pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, destacou que Pernambuco, Paraíba, Bahia, Tocantins e Ceará deixaram o grupo de baixíssimo desenvolvimento, avaliação inferior a 25 em uma trajetória mais ou menos paralela. Alagoas, Maranhão e Piauí registraram uma considerável melhora, mas permaneceram no patamar de IDSE baixíssimo “Por outro lado, Pará e Acre chegaram a ficar próximos do grupo de desenvolvimento mediano por um breve período, mas foram fortemente afetados pela estagnação econômica de 2003”, diz. Para Blumenschein, o novo indicador deverá permitir ter um abrangente e eficiente raio-x da realidade socioeconômica brasileira”.

         Então, aqui está a verdade. O Piauí está na mentira! O Governador pega em dinheiro... Aí foi preciso um blog, um jornalista da cidade pequena de Batalha perguntar: Cadê as cinco hidroelétricas? Cadê o porto que já vai contar cem anos? Cadê as quatro pontes? E falam desse negócio de PAC! São quatro pontes federais paradas: uma em Luzilândia, outra em Santa Filomena, uma outra em Uruçuí e uma no rio Poty.

         Senador César Borges, eu fiz... Um engenheiro, Lourival Parente, construtora do Piauí, operário do Piauí, dinheiro do Piauí... Não foi Fernando Cardoso. Nós fizemos, Arruda, no mesmo rio, uma ponte em 87 dias. Heráclito fez, no mesmo rio, em 100 dias. Eu fiz uma concorrência...

         São oito anos, e os “aloprados” lá fazendo uma ponte no mesmo rio! Este é o Piauí do PT! Oh Deus, Oh Deus! A democracia nos oferece a alternância do poder. E eu quero dizer que sou do PMDB e quero dizer que o PMDB não vai embarcar nessa canoa de alguns parasitas atrás de ministério! Nós somos muito mais inspirados em Rui Barbosa, que disse “não troco a trouxa das minhas convicções por um ministério”. Estão trocando, estão se vendendo por qualquer coisa.

E quero dizer que eu, democrata, do PMDB, um Partido democrata, e a democracia nos ensina e nos oferece o grande prêmio: a alternância no poder. O Chávez está tirando, o Fidel tirou, o Morales já está acabando também. E eu quero lhe dizer: se o PMDB não tiver candidato - e temos bons, temos os melhores -, o PMDB devia... Michel Temer, ó Michel Temer, vamos fazer as primárias. Não tem um monte de Governador? Eu só estou esperando aí. Vamos fazer as primárias. Por que esse PMDB não faz as primárias? Nos Estados Unidos deu. O Barack Obama não foi candidato de cúpula, foi o povo que o fez.

O SR. PRESIDENTE (Wellington Salgado de Oliveira. PMDB - MG) - Se sair, o Ministro Hélio Costa está na lista.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - O Hélio Costa está na lista. E eu quero até oferecer o meu nome para ser o vice dele, porque Minas com Piauí está bom. Minas é um pouco maior que o Piauí, aí eu posso ser. O Senador já está...

Então, estas são as nossas palavras.

E quero lhe dizer. Se não tiver candidato, eu aqui, eu aqui vou votar no melhor, no mais competente, que esse José Serra aí. Eu nunca votei no PSDB, não. Arruda, você vai ser candidato? Não vai. Se tiver chance... Eu voto no José Serra, se não tiver... Nunca votei no PSDB. Votei em Quércia, do PMDB; no outro, eu votei, por vizinhança, no PSB, no Ciro, do Ceará, que é seu vizinho. E agora eu digo aqui: eu voto é no Serra, porque ele é mais preparado do que essa gente aí, e eu nunca vi, na sua carreira política, uma roubalheira como essa que tenho visto no Piauí.


Modelo1 6/29/247:02



Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/04/2009 - Página 11367