Discurso durante a 53ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de requerimento em que solicita homenagens de pesar pelo falecimento do Sr. João Santos.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Apresentação de requerimento em que solicita homenagens de pesar pelo falecimento do Sr. João Santos.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2009 - Página 11655
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, INDUSTRIAL, EMPRESARIO, PIONEIRO, INDUSTRIA, CIMENTO, REGIÃO NORDESTE, IMPLANTAÇÃO, EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, PAIS, ESTADO DO PIAUI (PI).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Como sempre, a luz: o Gerson Camata. Eu vou falar do mesmo assunto e vou formalizar um requerimento, que peço para V. Exª, Senador Camata, subscrever.

Requeiro, nos termos regimentais, que seja apresentado voto de pesar pelo falecimento do Ilmº Sr. João Pereira dos Santos, apresentando condolências à família.

João Pereira dos Santos, mais conhecido no meio empresarial por João Santos, nasceu em 26 de outubro de 1907 [ia fazer 102 anos] [...]

         Camata, o Livro de Deus diz que aqueles escolhidos por Deus têm uma vida longa e, nessa vida longa, exercem suas atividades profissionais até o fim dos dias. Ele foi esse escolhido de Deus que nós conhecíamos.

[...] [nasceu] em Vila Bela, hoje Município de Serra Talhada, na Paraíba. Formado em Ciências Econômicas pela antiga Faculdade de Comércio de Pernambuco, casado com Maria Regueira dos Santos, com quem teve sete filhos, era um dos maiores empresários do ramo do cimento e do setor sucroalcooleiro do País.

No início da década de 50, ele fundou a Cimento Nassau, uma das maiores empresas do ramo no país, e ainda era dono de um conglomerado de empresas de comunicação em Pernambuco e no Espírito Santo.

Diante de tão expressiva carreira empresarial e serviços prestados ao país, requeiro por perda tão significativa, solicitando o encaminhamento de votos de profundo pesar e tristeza aos familiares.

         O endereço é Avenida Boa Viagem, 6.732, Pernambuco.

         Aos filhos Ana Maria, Maria Clara e Rosália Santos e aos dois filhos que trabalhavam com ele, Fernando Santos e José Santos.

E queria dizer o seguinte: ele teve o privilégio de, no início de sua vida, ter trabalhado com Delmiro Gouveia, que foi o precursor das indústrias no Nordeste, um idealista. Então, o que me traz aqui, com essa emoção, é a gratidão do Piauí.

Deus me permitiu governar o Estado do Piauí por seis anos, dez meses e seis dias. E a maior indústria lá encravada foi uma fábrica de cimento. Quer dizer, que ele não é só mais do Espírito Santo, não é só de Pernambuco, mas do Piauí. A maior fábrica de cimento dele, hoje, está localizada em Fronteiras, no Estado do Piauí.

Agora, o que eu quero dizer, e V. Exª se tranquilize, Srª Presidente, é um fato que tenho que relatar ao mundo. Eu inaugurei essa fábrica com ele. Evidentemente que o Governo entrava se associando, no que podia, às condições, para vencermos essa instalação.

Mas ele morreu com quase 102 anos - essa inauguração foi a uns oito anos atrás.

Presidente Serys, eu ficava preocupado, porque ele, tendo falecido com 102 anos, estava aproximadamente com 94 anos de idade. Camata, ele era tão ativo, que queria conhecer todas as dependências da gigantesca fábrica de Cimento Nassau do Piauí, em Fronteiras. Ele subia aqueles prédios, aquelas edificações e eu ficava apreensivo porque ele, com 94 anos, subindo... Eu digo, ele vai cair, vai morrer aí e eu estou é lascado, morrer um homem desses aqui na minha mão, no Piauí, vou ficar amaldiçoado.

Então ele deu esse exemplo de crença no trabalho. Ele sempre ensinou isso: o trabalho é que faz a riqueza. Econômico, como o Abrahan Lincoln dizia: Não baseia sua prosperidade...

Então, sem dúvida nenhuma, feliz o Nordeste que não precisa buscar exemplo em outros lugares. O exemplo de trabalho, de grandeza, de riqueza e de família aqui está.

Deus o chamou, mas fica o exemplo,que talvez seja a maior riqueza do que as próprias indústrias que ele tem encravada no Brasil.

Essas são as condolências do povo do Piauí, que reconhece hoje a cidade de Fronteira, uma das mais prósperas, justamente pela implantação dessa moderna fábrica de cimento.


Modelo1 6/29/247:00



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2009 - Página 11655