Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta o telefonema que recebeu do jornalista Ricardo Noblat solicitando esclarecimentos sobre o contrato com o Senado.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Comenta o telefonema que recebeu do jornalista Ricardo Noblat solicitando esclarecimentos sobre o contrato com o Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 26/03/2009 - Página 6945
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, DIALOGO, TELEFONE, ORADOR, JORNALISTA, INTERPELAÇÃO, MOTIVO, OMISSÃO, NOME, CONTRATO, SENADO, ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, IRREGULARIDADE, CONTRATAÇÃO, AGILIZAÇÃO, REPARAÇÃO, ERRO.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, ouvi a questão de ordem levantada pelo Senador Almeida Lima e acho que ele está no seu papel. Esses esclarecimentos, Senador Almeida Lima, devem ser prestados. V. Exª tem absoluta razão, mas eu queria, a bem da verdade, prestar alguns esclarecimentos. No começo desta semana eu recebi um telefonema do jornalista Ricardo Noblat, aborrecido, indagando-me por que esse contrato não continha o seu nome completo, querendo saber por que tinha sido omitido o nome pelo qual ele é mais conhecido, Noblat. Eu não soube responder, mas fiquei de tomar as providências, inclusive no sentido de corrigir o erro. Quero lhe dizer, Senador Almeida Lima, que, com relação a essa parte, cometi uma falha, porque, com as atribulações que a 1ª Secretaria possui hoje, não tomei as devidas providências para a reparação do nome constante do contrato. Detalhes maiores do contrato não conheço, sei apenas que é uma prestação de serviço feito, serviço prestado, por um programa de música popular brasileira que a TV Senado exibe na sua grade de programação. O Senador Almeida Lima até me corrige, é música jazz. Esse contrato foi firmado em gestões anteriores, mas acho que pelo menos a consulta primeira feita não contraria a legislação, não contraria os preceitos legais da Casa.

            Como esse é um assunto que está sob a responsabilidade da 1ª Secretaria, eu não me sentiria bem se não prestasse esclarecimentos do fato de ter recebido do jornalista Ricardo Noblat um telefonema dizendo estranhar o porquê do nome dele não estar completo, e me pedia - isso foi, salvo engano, no domingo, quando eu me dirigia com a minha mulher para um restaurante à noite - que fosse feita a reparação com relação aos termos do contrato.

            O Sr. Almeida Lima (PMDB - SE) - Senador Heráclito...

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Pois não, Senador.

            O Sr. Almeida Lima (PMDB - SE) - Será que ele assinou sem ler, sem ver? Não é possível que ele não tenha visto.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Não, não, não. Aí não é questão de assinatura, é questão de como foi publicado. É a questão da publicação.

            O Sr. Almeida Lima (PMDB - SE) - E o ato original não tem o nome dele? Quer dizer, são essas explicações que a gente tem que saber.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Exatamente.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Srs. Senadores, a Mesa vai esclarecer o assunto.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - V. Exª tem absoluta razão. Eu estou apenas prestando um depoimento do que o jornalista me transmitiu. Esses detalhes todos vão ser examinados, e prestarei esclarecimentos o mais rapidamente possível a V. Exª e aos companheiros do Senado.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/03/2009 - Página 6945