Discurso durante a 56ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso do primeiro centenário de fundação do Clube Esportivo Almirante Barrozo, de Pernambuco.

Autor
Marco Maciel (DEM - Democratas/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo transcurso do primeiro centenário de fundação do Clube Esportivo Almirante Barrozo, de Pernambuco.
Publicação
Publicação no DSF de 23/04/2009 - Página 12442
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, FUNDAÇÃO, CLUBE, ESPORTE, CULTURA, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), REGISTRO, HISTORIA, ELOGIO, ATUAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MARCO MACIEL (DEM - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, o Clube Esportivo Almirante Barrozo completa seu primeiro centenário de fundação. Ele pertence ao patrimônio desportivo e cultural de Pernambuco.

Os portugueses e seus descendentes com justos motivos participam intensamente das atividades deste Clube. O Almirante Francisco Manuel Barrozo da Silva nasceu em Lisboa em 1804. Cedo optou por servir à Armada Imperial Brasileira. Ao lado do Marquês de Tamandaré, brasileiro nato, patrono da Marinha de Guerra, são os maiores heróis navais do Brasil.

Barrozo recebeu de Dom Pedro II o título de Barão do Amazonas em recordação da sua nave-capitânia na decisiva Batalha de Riachuelo, quando foi destruída a maior parte da Marinha do Paraguai, preparando assim as vitórias terrestres de Caxias, Osório e outros. Eles são com razão lembrados em estátuas e nomes de ruas e praças em muitas cidades brasileiras.

Eram apenas 10 os jovens brasileiros e portugueses fundadores do Clube Esportivo Almirante Barrozo. Além do remo, ele se dedicou também ao basquetebol, ciclismo e hóquei sobre patins. No ano seguinte à fundação, 1910, o Barrozo ganhava sua primeira regata. Entre seus pioneirismos, figura a primeira guarnição feminina de remo em Pernambuco, campeã em 1927.

Em recordação destes triunfos e de outros clubes, o Barrozo criou o Museu do Remo e entregou-o à cidade do Recife.

No centenário do Clube, especiais homenagens de sua gratidão foram prestadas ao Conselho da Comunidade Portuguesa de Pernambuco, Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, Real Hospital de Beneficência de Pernambuco, Clube Português do Recife, Associação dos Amigos do Porto, Associação dos Amigos do Vinho (?), Sociedade Eça de Queiroz, Câmara de Comércio Brasil-Portugal e Academia do Bacalhau.

Sinto-me honrado com a homenagem a mim prestada, juntamente com o Consulado de Portugal e o Deputado da Assembléia de Portugal, José Cesário. Nessa mesma comemoração, são também homenageadas outras personalidades, entre as quais os sócios honorários Joaquim Francisco, antes Prefeito do Recife, Deputado Federal e Governador de Pernambuco, José Miranda Reis de Melo, Membro do Conselho Mundial das Comunidades Portuguesas, e o Amigo do Barrozo, Licínio Dias Ferreira Filho.

            O lema do Clube Esportivo Almirante Barrozo é “Nunca desanimar”. Assim sempre foi e prossegue sendo o Barrozo, como é carinhosamente chamado em Pernambuco, um exemplo de dedicação e fecundo trabalho. 

Solicito a inclusão do discurso do Centenário do Clube Esportivo Almirante Barrozo, pelo seu Presidente Eduardo Pinto, nos Anais do Senado Federal.

Muito obrigado.

Era o que tinha a dizer.

 

********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MARCO MACIEL EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

            Matéria referida:

            “DISCURSO DO CENTENÁRIO DO CLUBE ESPORTIVO ALMIRANTE BARROZO”


Modelo1 5/19/2412:24



Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/04/2009 - Página 12442