Discurso durante a 56ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro das comemorações do Dia do Exército Brasileiro, em 19 de abril.

Autor
Lobão Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: Edison Lobão Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro das comemorações do Dia do Exército Brasileiro, em 19 de abril.
Publicação
Publicação no DSF de 23/04/2009 - Página 12445
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, EXERCITO, REGISTRO, HISTORIA, ELOGIO, ATUAÇÃO, PATRIOTISMO, DEFESA, INTEGRIDADE, TERRITORIO NACIONAL, UNIÃO, SOCIEDADE, LEITURA, TRECHO, INTERNET, PARTE, DISCURSO, COMANDANTE, ORDEM DO DIA, DATA, COMEMORAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. LOBÃO FILHO (PMDB - MA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Há poucos dias, em 19 de abril passado, domingo, comemorou-se, com muito orgulho para todos nós brasileiros e brasileiras, o Dia do Exército Brasileiro. A efeméride, o 361º aniversário da instituição, certamente, não poderia passar sem o devido registro, pelo regozijo que ela desperta pelo Brasil afora.

Para orgulho do País, são séculos de existência desta gloriosa instituição, a Força terrestre, tão admirada e reconhecida por toda a Nação por suas heróicas e históricas realizações, pela bravura, pelo patriotismo, dedicação integral e sacrifícios de seus recursos humanos ao nosso querido Brasil.

A despeito de todos os obstáculos e dificuldades financeiras, o Exército Brasileiro orgulha o País na sua missão diuturna de manter sempre elevada  e inabalável a bandeira de nossa integridade territorial e coesão social.

O amor patriótico da população brasileira ao nosso Exército é conhecido de todos, desde os mais longínquos povoados ribeirinhos e florestas da Amazônia, passando pelas áreas de fronteira e reservas indígenas e pelas áreas rurais, chegando às grandes metrópoles.

“As dimensões continentais do Brasil, a sua representatividade no cenário mundial, as pendências e os contenciosos que envolvem até mesmo os países mais desenvolvidos denotam que a sobrevivência das nações depende, fundamentalmente, da capacidade de suas Forças Armadas sustentarem as decisões estratégicas do Estado, bem como de atuarem contra ameaças à sua integridade política” - bem ressalta a página do Exército na internet.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, do nascimento na primeira batalha nos Montes Guararapes, em Pernambuco, próximo a Recife, em 1648, passando pelas ações de Caxias em prol da manutenção da unidade nacional e da integridade territorial, até chegar aos dias atuais, fica evidente que o Exército Brasileiro sempre se identificou com o povo, com o qual nutre inquebrantável compromisso de fidelidade.

Como sabemos, o Exército foi oficialmente criado meses após a Independência do País, no dia 1º de dezembro de 1824. Esse fato concretizou-se através de decreto de D. Pedro I. No entanto, pesquisas mostraram que a gênese de nossa Força Terrestre de fato ocorreu muitos anos antes da Independência de Portugal.

Os historiadores entenderam que, na verdade, essa instituição militar já existia desde as históricas batalhas de Guararapes, na primeira metade do século XVII. Foi ali, sim, que houve a consolidação do legado de táticas de batalha implementadas pelos chamados luso-brasileiros de então, ou sejam, daqueles nascidos e motivados pelo amor à terra.

A esses se juntaram indígenas e negros, que formaram pólos de histórica bravura nacional e de características propriamente militares em Guararapes. Após o domínio de 15 anos a partir de 1630, os holandeses foram derrotados nas históricas batalhas que marcaram, já naquela época, o nosso sentimento de nacionalidade, mantido pelos séculos até os dias atuais.

Em Guararapes, disse o eminente historiador Gilberto Freire, "escreveu-se a sangue o endereço do Brasil: o de ser um Brasil verdadeiramente mestiço, na raça e na cultura".

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria neste meu breve pronunciamento destacar trecho da Ordem do Dia, alusiva ao dia 19 de abril, de autoria do Excelentíssimo General - de - Exército Enzo Martins Peri, Comandante do Exército Brasileiro:

            A nossa Força supera obstáculos, conquista objetivos e mantém-se em estado de prontidão graças, principalmente, ao valor de sua gente. Olhar altivo, vontade inquebrantável, culto à verdade, ética, disciplina e intenso amor pelo Brasil são marcas da alma verde-oliva. O Exército é credor da confiança e do respeito da sociedade a que serve. Jamais abriremos mão dessa conquista. Somos, realmente, “da Pátria a guarda, fiéis soldados, por ela amados”.

Era o que tinha a dizer.

Obrigado.


Modelo1 3/29/248:34



Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/04/2009 - Página 12445