Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta retirada de quatro assinaturas do requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigaria irregularidade no DNIT.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Comenta retirada de quatro assinaturas do requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigaria irregularidade no DNIT.
Publicação
Publicação no DSF de 26/03/2009 - Página 6950
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, RETIRADA, ASSINATURA, REQUERIMENTO, AUTORIA, MARIO COUTO, SENADOR, IMPEDIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, IRREGULARIDADE, LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, OBRAS, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT).

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - O Senador Mário Couto disse à nossa Secretaria Executiva que queria estar no plenário com a leitura deste documento. Ontem, em sessão presidida pelo Presidente da Casa, Senador José Sarney, eu era o 1º Secretário e li o requerimento do nosso companheiro Mário Couto, pedindo uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades cometidas no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Li o requerimento e sua justificativa. O documento contava com trinta assinaturas, mas, até meia-noite, ele foi alterado - isso é do Regimento Interno -, pois quatro dos que o haviam assinado retiraram sua assinatura. O documento está aqui.

            A Mesa Diretora é fiel a todas as liberdades do Senado.

            Assim, com referência ao Requerimento nº 277, de 2009, do Senador Mário Couto e de outros Senhores Senadores, lido na sessão de ontem, de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as causas, condições e responsabilidades relacionadas aos graves problemas verificados na contratação de serviços, de obras, de processos licitatórios, de convênios, entre outras irregularidades praticadas pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), a Presidência comunica ao Plenário que, nos termos do art. 244 do Regimento Interno, foram retiradas quatro assinaturas antes de sua publicação.

            Dessa forma, como as assinaturas remanescentes no referido Requerimento não alcançam o número mínimo de subscritores exigido regimental e constitucionalmente, a Presidência determina sua remessa ao Arquivo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/03/2009 - Página 6950