Discurso durante a 43ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-presidente da Argentina Raul Ricardo Alfonsín.

Autor
José Nery (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/PA)
Nome completo: José Nery Azevedo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-presidente da Argentina Raul Ricardo Alfonsín.
Publicação
Publicação no DSF de 02/04/2009 - Página 8178
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RAUL ALFONSIN, EX PRESIDENTE, PAIS ESTRANGEIRO, ARGENTINA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, LUTA, DIREITOS HUMANOS, REDEMOCRATIZAÇÃO, PUNIÇÃO, CHEFE, MILITAR, HOMICIDIO, DESAPARECIMENTO, CIDADÃO, PERIODO, DITADURA, REGIME MILITAR, APRESENTAÇÃO, VOTO DE PESAR, FAMILIA, POVO, GOVERNO ESTRANGEIRO.

            O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Senador Paulo Paim.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, encaminhei à Mesa do Senado um requerimento com pedido de inserção em Ata de um voto de profundo pesar pelo falecimento do ex-Presidente argentino, Raúl Ricardo Alfonsín e, ao mesmo tempo, que sejam apresentadas condolências à família, ao povo argentino e ao Governo da República Argentina.

            Acredito que essa iniciativa se soma à de outros Srs. Senadores e Senadoras, tendo em vista que o Presidente Raúl Alfonsín significou, com a sua luta pelos direitos humanos, a retomada e a redemocratização dos países da América Latina, depois de um ciclo de ditaduras militares.

            E hoje, Senador Paulo Paim, na Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo Senador Cristovam Buarque, fizemos um minuto de silêncio em homenagem à memória, à luta e à trajetória do ex-Presidente Raúl Alfonsín, por entender que, além de outros méritos, ele conseguiu punir exemplarmente os chefes das juntas militares que assassinaram, mataram, exilaram e fizeram desaparecer pessoas naquele país.

            Portanto, ao povo argentino, a nossa solidariedade - tenho certeza de que esse também é o sentimento de todo o Senado Federal. Gostaria que V. Exª, na Ordem do Dia, submetesse este requerimento de Voto de Pesar à apreciação da Casa.

            Agradeço enormemente a bondade do Senador Paim, que, da tribuna, juntamente como o senhor, pacientemente permitiram que eu fizesse esta solicitação.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/04/2009 - Página 8178