Discurso durante a 60ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reivindicação de que o Programa de Aceleração do Crescimento - PAC inclua em seus investimentos o avanço dos trilhos da ferrovia Ferronorte até Cuiabá/MT, a fim de facilitar as exportações do Estado.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Reivindicação de que o Programa de Aceleração do Crescimento - PAC inclua em seus investimentos o avanço dos trilhos da ferrovia Ferronorte até Cuiabá/MT, a fim de facilitar as exportações do Estado.
Publicação
Publicação no DSF de 29/04/2009 - Página 13344
Assunto
Outros > SAUDE. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, IDELI SALVATTI, SENADOR, RECLAMAÇÃO, MANIPULAÇÃO, DENOMINAÇÃO, DOENÇA TRANSMISSIVEL, ORIGEM, SUINO, PREJUIZO, COMERCIO EXTERIOR, IMPORTANCIA, ESCLARECIMENTOS, POPULAÇÃO.
  • REGISTRO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), SUPERIORIDADE, PRODUÇÃO AGROPECUARIA, ANALISE, PRECARIEDADE, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE, AUMENTO, PREÇO, FRETE, DEFESA, AMPLIAÇÃO, FERROVIA, LIGAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, IMPORTANCIA, ANTECIPAÇÃO, DEBATE, PROJETO, HOMENAGEM, VICENTE VUOLO, EX SENADOR, PIONEIRO, REIVINDICAÇÃO, SAUDAÇÃO, ALTERAÇÃO, MATRIZ, TRANSPORTE DE CARGA, FAVORECIMENTO, EXPORTAÇÃO.
  • ANUNCIO, MOBILIZAÇÃO, AUTORIDADE, FEDERAÇÃO, INDUSTRIA, SINDICATO, PRODUTOR RURAL, LIDERANÇA, SOCIEDADE CIVIL, COMUNIDADE, ENCONTRO, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, COBRANÇA, INCLUSÃO, OBRAS, EXTENSÃO, FERROVIA, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO, SIMULTANEIDADE, REPASSE, VERBA, CAPITAL DE ESTADO, ABASTECIMENTO DE AGUA, TRATAMENTO, ESGOTO.
  • QUALIDADE, RELATOR, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS (LDO), REGISTRO, GESTÃO, ORADOR, INCLUSÃO, EXTENSÃO, ACESSO FERROVIARIO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores e Srªs Senadoras, já saudei a Senadora colombiana Piedad Ruíz. Agradecemos a sua presença aqui, neste plenário.

Eu gostaria, antes de começar a minha fala, de dizer à Senadora Ideli Salvatti que eu iria fazer um pronunciamento sobre a questão desta tentativa, já de imediato, de terrorismo com relação à gripe americana ou mexicana - que se dê o nome que quiser. Acabam sempre dando o nome de um animal, aqui no Brasil,...

(Interrupção do som.)

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) -... para aumentar, para dificultar questões comerciais, para espalhar terrorismo. É claro que todos os cuidados têm de ser tomados e estão sendo tomados. Não vou repeti-los, eu já disse, porque a Senadora Ideli já falou dos cuidados e da atenção que está sendo dada para a questão, e que tem de ser dada. Assim, que não sejam feitos o terrorismo e o amedrontamento à sociedade.

Eu precisava registrar essa questão, assim como também eu gostaria de falar, hoje, sobre um tema que é muito relevante para o meu Estado, Mato Grosso, que tem uma extensão geográfica gigantesca. Geograficamente, é o terceiro maior Estado do Brasil, mas, em termos de população, é ainda bastante pequeno: temos em torno de três milhões de habitantes em um Estado que é o terceiro maior, geograficamente, daí termos problemas gigantescos, eu diria, em termos de infraestrutura.

O Estado é o maior produtor de carne, é o maior produtor de algodão, é o maior produtor de soja, está para ser - se já não o é - o maior produtor de frango. Estamos abatendo, lá, mais de meio milhão de frangos por dia - por dia -, fora milho, arroz, carnes, tanto de suínos quanto de frangos e de bois. Enfim, é um Estado com um potencial de produção gigantesco e que, é óbvio, tem problemas. Principalmente por ter sido sempre chamado de Estado periférico, a infraestrutura deixa muito a desejar, seja de rodovias, hidrovias ou ferrovias. Eu não tenho dúvida disto: ferrovia em Mato Grosso, hoje, só tem cem quilômetros, de Alto Taquari até Alto Araguaia. E óbvio que isso encarece grandemente o frete de tamanha quantidade de produção e para sair principalmente a produção de exportação. Então, com essa dificuldade nós estamos batalhando e é disso que vou falar hoje, ou seja, com relação à nossa Ferronorte.

A Ferronorte foi o sonho do Senador Vicente Vuolo, de quem a gente nunca esquece de falar e não pode esquecer, porque se não fosse ele ter sonhado, batalhado e lutado o quanto lutou, com certeza, ela não teria chegado em Mato Grosso ainda. Então, ela já está em Mato Grosso, está a caminho de Rondonópolis e nós, cuiabanos, mato-grossenses, queremos que ela chegue até Cuiabá, sim.

Então, hoje, a luta é para que a sua construção saia de Alto Araguaia rumo a Rondonópolis, porque está tudo pronto, praticamente, faltando algumas licenças que estão saindo nesta semana - pelo menos, é do que a gente foi informado. Também a discussão é extremamente urgente, para que esse traçado prossiga de Rondonópolis para a nossa Cuiabá.

Essa discussão tem de existir já. “Não, mas primeiro tem de construir até Rondonópolis.” Não, porque se se for esperar construir para, depois, se abrir a discussão, isso vai durar, aí, dois, três anos para, depois, começar essa discussão. Já tem de estar o projeto pronto. Quando ela chegar em Rondonópolis, não só já vai ter de estar definido o novo traçado, a continuidade do traçado, como vai ter de estar definido o projeto para que a construção dessa ferrovia siga para Cuiabá.

Por isso eu estou aqui, hoje, não só para lembrar a necessidade e a importância de se fazer essa ferrovia, que é tão importante para Mato Grosso e para toda a Região Centro-Oeste. Esse é um assunto de que a gente tem falado sempre, de que não vamos parar de falar e, sempre que falamos, temos de homenagear o saudoso Senador Vicente Vuolo.

O fato é que, em 2002, os trilhos da ferrovia, que partem dos terminais da cidade de Santos, chegaram até a cidade de Alto Araguaia. Logo que o Presidente Lula assumiu a Presidência, no seu primeiro mandato, foi feita a inauguração. Nós estivemos juntos na inauguração de Alto Taquari até Alto Araguaia. É claro que o projeto e as licenças todas não estavam prontos para a continuidade dessa ferrovia de Alto Araguaia para Rondonópolis e, aí, está demorando, nós já estamos em 2009, mas deve estar sendo retomado o trabalho de construção desse trecho ferroviário de Alto Araguaia até Rondonópolis.

Ao longo desse trecho, tivemos um trabalho de engenharia extraordinário, que é a ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná. Na proporção que a ferrovia avança Mato Grosso adentro, vai-se quebrando o oneroso monopólio do transporte de cargas pelas rodovias e se estabelecendo uma matriz de transporte eficaz e rápida, e muito mais vantajosa, sob o ponto de vista dos custos, para todos que atuam na cadeia produtiva da soja, na cadeia produtiva do algodão, enfim, nos agronegócios, cada vez mais portentosos, que têm, hoje, no Estado de Mato Grosso. Hoje, Mato Grosso, não temos nenhuma dúvida, é um dos seus polos mais dinâmicos, senão o polo mais dinâmico em termos de produção no País.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, todos os que nos veem e nos ouvem, saibam que, de acordo com estudos de entidades representativas do segmento mato-grossense, a chegada dos trilhos a Rondonópolis, que já se desenha no horizonte, garantirá mais sete milhões de toneladas anuais para o sistema de transporte da Ferrovia Vicente Vuolo. Imaginem quantos e quantos milhões de toneladas irão se agregar a esse transporte à medida que os trilhos estiverem em Cuiabá, escoando grãos, fibras, farelo de soja e também algodão, a produção de milho e aquilo tudo que se produz nesse parque industrial da nossa Cuiabá. Por isso é importante pensar que, pelos trilhos, vai-se escoar a produção mato-grossense, mas também levar para todo o Mato Grosso, por um preço mais em conta, tudo aquilo que hoje lá chega num elevado preço por um frete sempre oneroso e problemático, que é o frete rodoviário.

Com a Ferrovia Vicente Vuolo, implantada até Cuiabá, Mato Grosso, que hoje já assombra o mundo com a escalada extraordinária de sua produção, haverá de elevar ainda mais os seus números, o seu desempenho e, consequentemente, a qualidade de vida de seu povo, a ocupação de sua mão de obra, a ampliação de sua infraestrutura, a modernização de suas cidades, a elevação do padrão de formação educacional e cultural do seu povo.

Venho, hoje, a esta tribuna, defender o avanço dos trilhos da Ferronorte, com um objetivo primordial. Para dizer tudo que já disse até aqui e para anunciar que, nos próximos dias, juntamente com os dirigentes do Fórum Pró-Ferrovia, que reúne a Federação das Indústrias, o Governo do Estado, as lideranças do comércio, os dirigentes dos sindicatos, tanto dos pequenos como dos grandes produtores agrícolas, Prefeitos e Vereadores de Cuiabá e de Várzea Grande, representações comunitárias e sindicais, lideranças da Maçonaria e da sociedade civil organizada - todos estaremos aqui, em breve, para um encontro, que o meu gabinete já está articulando, com o apoio da Liderança do PT, com a Ministra Dilma Rousseff e demais autoridades responsáveis pelo Programa de Aceleração do Crescimento, para dizer que entendemos que, em se tratando da capital de Mato Grosso, é fundamental que nos investimentos do PAC esteja incluída a chegada dos trilhos da Ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá. Não abrimos mão disso. Vamos batalhar incansavelmente por isso.

O PAC já garantiu investimentos importantes para a nossa capital, mas não pode deixar de garantir mais este. Com o PAC, em toda a Grande Cuiabá, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, está sendo praticamente universalizada a oferta de água potável e o tratamento de esgoto, notadamente naqueles bairros mais desassistidos, que reúnem populações mais pobres, que viviam largadas pela sorte. Este planejamento, desenvolvido pelo Governo do Presidente Lula, veio para acabar com aquela situação de omissão das autoridades públicas que, através dos anos, nunca haviam encarado de forma decisiva a necessidade de se resolver as carências dos cuiabanos no que se refere ao tratamento de esgoto e ao acesso à água tratada.

Não existe, Sr. Presidente, para nós, cuiabanos, para todos que batalham pela continuada melhoria da qualidade de vida em nossa capital, todavia, a possibilidade de avançarmos na garantia dessa melhoria sem a concretização desta conquista, que é a chegada dos trilhos até Cuiabá. Queremos também nos beneficiar desse surto de desenvolvimento, que já sacudiu Alto Taquari, que já transformou Alto Araguaia, que vai começar a avançar rumo a Rondonópolis e que não pode parar - tem que avançar urgentemente no rumo de Cuiabá, para a efetiva realização de tudo aquilo que sonhou e imaginou o Senador Vicente Vuolo, que é o sonho de todos os cuiabanos e dos mato-grossense. Com a Ferrovia Vicente Vuolo, a certeza não só das lideranças empresariais, como também das lideranças comunitárias e populares, é que um novo e importante surto de desenvolvimento vai marcar a vida de Cuiabá. Queremos, com urgência, que se estabeleça o PAC da Ferrovia, para que a chegada dos trilhos a Cuiabá seja uma certeza.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tanto a Gazeta Mercantil quanto o Valor Econômico - esses dois jornais - registraram que, a partir do mês de julho, que está bem próximo, a Empresa ALL, a atual concessionária da Ferronorte, passará a fazer a movimentação de carga seca e/ou frigorificada de Mato Grosso para o Porto de Santos, através da Ferrovia Vicente Vuolo, utilizando-se da tecnologia dos contêineres. De acordo com informações do Diretor de Negócios Industrializados da ALL, Sr. Sérgio Nahuz, nos primeiros três meses, o terminal de Alto Taquari deve movimentar um volume de 600 contêineres/mês, podendo chegar a três mil contêineres mensais nos próximos anos.

Infelizmente, não será possível terminar a minha fala por não ter mais tempo, mas eu diria que o transporte ferroviário para Mato Grosso é indispensável.

O Governador Blairo Maggi e eu, como Senadora da República, assim como todos os Parlamentares Federais e Estaduais do meu Estado de Mato Grosso estamos juntos por essa causa muito maior que é a Ferrovia Vicente Vuolo.

Eu vibro muito com toda essa história, Sr. Presidente, porque sempre estive muito ligada à luta do Senador Vicente Vuolo.

(Interrupção do som.)

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Sr. Presidente, tenho o privilégio de, hoje, contar em minha assessoria com um filho do Senador Vicente Vuolo, que é o economista Vicente Vuolo Filho, que me ajuda muito nessa empreitada. Por isso, cada vez mais nós nos aproximamos dessa ferrovia, nós batalhamos mais por ela, porque sabemos que ela é decisiva e determinante para o desenvolvimento do nosso Mato Grosso, especialmente da nossa Cuiabá.

Para encerrar, quero dizer que fui Relatora da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2009. No ano de 2008, fui a Relatora da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2009 no Congresso Nacional. E nós asseguramos lá a chegada da Norte-Sul, que deverá trazer um braço da Norte-Sul; não sabemos ainda para qual Município à beira da estrada 163: Lucas, Sorriso, enfim, qualquer um daqueles Municípios à beira da 163. Mas asseguramos, está na LDO. Agora, é óbvio que é preciso muito mais do que isso. O projeto está sendo elaborado e espero que breve - porque essas coisas todas são lentas - isto seja algo concreto para Mato Grosso: chegar um braço da Norte-Sul em outra região de Mato Grosso, que depois poderá se encontrar com a Ferronorte também.

Mato Grosso, com os trilhos, assumindo realmente o compromisso não só de ser o maior produtor de inúmeros produtos de alimentação para o Brasil mas especialmente para o mundo, terá as condições reais, verdadeiras para fazer com que essa exportação seja facilitada.

Muito obrigada, Sr. Presidente.


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Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/04/2009 - Página 13344