Pronunciamento de João Pedro em 01/04/2009
Discurso durante a 43ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Presidente Argentino Raúl Alfonsín.
- Autor
- João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
- Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Presidente Argentino Raúl Alfonsín.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/04/2009 - Página 8188
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, RAUL ALFONSIN, EX PRESIDENTE, PAIS ESTRANGEIRO, ARGENTINA, EX SENADOR, EX-DEPUTADO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, REDEMOCRATIZAÇÃO, PAIS.
O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu acompanhei - ainda estava fora do plenário - quando o Senador Nery leu o voto de pesar, já subscrito por vários Senadores, como o Senador Mão Santa. Eu gostaria de assinar, subscrever o voto de pesar e registrar, como outros oradores, a importância de Raúl Alfonsín para a democracia não só da Argentina, mas para aquele processo que vivíamos no início da década de 80 - sua eleição foi em 82 e ele assumiu em 83.
Foram parte de um processo muito duro não só a vitória dos democratas, a vitória do movimento pela democracia, pelas liberdades na Argentina, mas o significado da eleição de Raúl Alfonsín, que foi Senador na Argentina, Deputado Federal, uma liderança importante da União Cívica Radical, o seu partido.
Eu quero registrar isso porque, no processo de redemocratização da Argentina - junto com o Brasil -, eles tiveram uma eleição antes do Brasil. A ditadura foi mais dura, com 30 mil assassinatos, mas a Argentina conseguiu fazer a eleição presidencial antes do Brasil. Quando nós a fizemos, ainda foi pelo processo indireto, pelo Colégio Eleitoral indireto, em 84.
Esse processo, na Argentina, foi muito importante, com a vitória de Raúl Alfonsín: advogado e Senador daquele país.
Com muito pesar, quero registrar a perda de um grande democrata da América Latina.
Sr. Presidente, se for possível, eu ir à Mesa subscrever esse voto de pesar, que retrata não só a responsabilidade mas o zelo histórico, a relação humanística, a solidariedade deste Senado Federal para com o grande sul-americano que foi Raúl Alfonsín.