Discurso durante a 49ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Deputado Federal João Herrmann.

Autor
Osmar Dias (PDT - Partido Democrático Trabalhista/PR)
Nome completo: Osmar Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Deputado Federal João Herrmann.
Publicação
Publicação no DSF de 14/04/2009 - Página 10380
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, DEPUTADO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. OSMAR DIAS (PDT - PR. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Senador Papaléo Paes, que preside esta sessão, Senador Paulo Paim, de fato, uma desagradável e triste surpresa a notícia que recebi hoje, de manhã ainda, quando eu saía de Curitiba, do falecimento do Deputado João Herrmann, que era um Deputado do PDT - não por isso apenas, mas porque tínhamos uma relação de amizade. Os irmãos do João Herrmann são empresários no Paraná, e isso nos aproximava. Sou amigo dos irmãos do João Herrmann, no Paraná.

            Ele foi Prefeito de Piracicaba, cidade que frequentei muito, principalmente na minha juventude, porque foi lá que me casei inclusive, em Piracicaba, São Paulo. E foi exatamente no tempo em que João Herrmann era Prefeito da cidade. Naquele tempo, jovem ainda, Prefeito, depois Deputado Federal, se não me engano por quatro ou cinco vezes, e ele sempre exerceu seu mandato, defendendo suas convicções e sua cidade, Piracicaba, especialmente.

            Então, quando recebi essa notícia, de manhã, claro que fiquei como o Senador Paulo Paim, triste, mas ao mesmo tempo com a lembrança de alguém que viveu intensamente sua vida, com alegria, sempre com uma palavra de estímulo. Ainda no final do ano passado, convidou-nos para um almoço em sua casa, aqui em Brasília, e eu lá compareci com o Presidente do meu partido, o Lupi, e com o Senador Cristovam Buarque. Tivemos um almoço, onde pudemos conversar sobre o futuro do PDT, e ele, muito entusiasmado com a possibilidade de o PDT ter candidato a Governador nos Estados, como, por exemplo, no Estado do Paraná, ele sempre me apoiou.

            E a última vez em que me encontrei com João Herrmann foi no aeroporto, há cerca de 15 dias, quando tivemos uma longa conversa sobre o futuro do PDT, principalmente no meu Estado, onde ele tinha um interesse especial, não apenas pelo fato de seus irmãos serem lá empresários, mas porque tinha por mim uma consideração, que era recíproca.

            Portanto, à família de João Herrmann deixo aqui os meus sinceros sentimentos de quem teve uma convivência muito prodigiosa com aquele que ontem nos deixou, o Deputado João Herrmann.

            Sei, Sr. Presidente, que estamos aqui também falando em nome de V. Exª, que subscreveu o requerimento e que evidentemente vai-se manifestar, mas todos nós estamos aqui lamentando realmente a perda de João Herrmann, requerimento que, portanto, subscrevo com muita tristeza, pesar que coloco à família do Deputado João Herrmann, desejando que ele fique com Deus e em paz.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/04/2009 - Página 10380