Discurso durante a 46ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solidariza-se com a defesa de recursos para os municípios. Homenageia o retorno do jornal Folha do Estado do Mato Grosso. Saúda a presença do Conselheiro Humberto Bosaipo, do Dr. Natanael, ex-Deputado de Rondônia e do Vereador Matogrossense Gonçalo Almeida.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. HOMENAGEM. SENADO.:
  • Solidariza-se com a defesa de recursos para os municípios. Homenageia o retorno do jornal Folha do Estado do Mato Grosso. Saúda a presença do Conselheiro Humberto Bosaipo, do Dr. Natanael, ex-Deputado de Rondônia e do Vereador Matogrossense Gonçalo Almeida.
Publicação
Publicação no DSF de 07/04/2009 - Página 9581
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. HOMENAGEM. SENADO.
Indexação
  • QUALIDADE, MEMBROS, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, SOLIDARIEDADE, BUSCA, SOLUÇÃO, COMPENSAÇÃO, MUNICIPIOS, PERDA, FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICIPIOS (FPM), RISCOS, FALENCIA, GOVERNO MUNICIPAL.
  • HOMENAGEM, RETORNO, PUBLICAÇÃO, JORNAL, FOLHA DO ESTADO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), BENEFICIO, DEMOCRACIA, CUMPRIMENTO, DIREÇÃO, CONTINUAÇÃO, TRABALHO, REGISTRO, ANTERIORIDADE, HOMICIDIO, VITIMA, PROPRIETARIO, MOTIVO, COMBATE, CRIME ORGANIZADO.
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, EX-DEPUTADO, CONSELHEIRO, TRIBUNAL DE CONTAS, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • SAUDAÇÃO, VISITA, SENADO, EX-DEPUTADO, ESTADO DE RONDONIA (RO), VEREADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

            O SR. JAYME CAMPOS (DEM - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiro, gostaria de me associar às palavras do Senador Garibaldi Alves. Realmente, é muito pertinente sua preocupação em relação aos Municípios brasileiros. Praticamente, 60%, 70%, já estão fechando as portas. E nos próximos dias, se o Governo Federal não tomar alguma providência, com certeza, vão fechar mais 20%. Na verdade, 75% dos Municípios brasileiros vivem basicamente da transferência da União, que é o FPM.

            Portanto, cumprimento o Senador Garibaldi. E acho que temos um papel fundamental como membros da Comissão de Assuntos Econômicos, pois ajudamos a buscar soluções para os problemas desses Municípios, que hoje estão praticamente falidos. Alguns perderam 46% da sua receita. O senhor imagine um Município que arrecada R$500 mil perder 46% de sua receita. Praticamente fecha suas portas. E isso é muito ruim para o Brasil.

            Mas, Sr. Presidente, o que me traz hoje à tribuna - e pedi a V. Exª a palavra pela ordem - é o desejo de fazer um breve comunicado em relação ao jornal Folha do Estado, do meu querido Mato Grosso, que, agora, repaginado, volta a circular no Estado. E, por sinal, V. Exª, aqui, é homenageado com um artigo intitulado “Mil vezes, Mão Santa!”, de autoria de um articulista político do Estado do Rio de Janeiro, Helder Caldeira, que fala das qualidades, das virtudes de V. Exª. Esse jornal é do nosso Estado e se chama Folha do Estado.

            Quero, nesta oportunidade, Sr. Presidente, neste momento em que o Supremo Tribunal Federal analisa a pertinência da Lei de Imprensa, que, durante muito tempo, serviu para tolher a liberdade e para ameaçar a livre expressão dos profissionais de comunicação do País, cumprimentar o retorno às bancas da capital mato-grossense do jornal Folha do Estado, que tem sido um baluarte na luta pelos interesses do povo do meu Estado.

            Parabenizo a Diretora Executiva desse periódico, Srª Isabela Brandão, que, inspirada nos ideais democráticos de seu falecido marido, Sávio Brandão, vem dirigindo essa empresa com astúcia e coragem. Vale ressaltar que o fundador desse jornal foi covardemente assassinado, há seis anos, quando defendia nossa comunidade, nas páginas da Folha do Estado, contra o crime organizado. Gostaria de estender meus cumprimentos à Diretora de Redação, Marisa Batalha, pelo excelente trabalho que desenvolve à frente desse jornal.

            Vale ressaltar que um veículo de comunicação irriga o caráter democrático e a consciência altiva de uma comunidade. O retorno da Folha do Estado deve ser celebrado como uma vitória da liberdade de imprensa e do sentimento democrático de nossa gente.

            No mais, gostaria apenas de parabenizar todos os profissionais dessa empresa, pela eficiência e pela disciplina ética com que conduzem sua tarefa de bem informar nossos cidadãos. Desejo pleno sucesso a todos nesta nova fase da Folha do Estado.

            Portanto, Sr. Presidente, o jornal Folha do Estado, com certeza, é um grande veículo de comunicação do nosso Estado, e não tenho dúvida alguma de que será um grande instrumento na defesa dos interesses do povo mato-grossense.

            Para encerrar, Sr. Presidente, gostaria de registrar a presença do meu velho e querido amigo, Deputado por quatro mandatos no meu Estado de Mato Grosso, atualmente conselheiro do Tribunal de Contas, meu irmão, meu amigo, Deputado Humberto Bosaipo, que foi um dos maiores incentivadores para que eu pudesse continuar a minha trajetória política e, sobretudo, alcançar o alto cargo de Governado do meu Estado e, hoje, de Senador da República.

            Portanto, aqui, de público, rendo minhas homenagens a esse valoroso homem público do Estado, que, com certeza, hoje, como Conselheiro do Tribunal de Contas, faz um belíssimo trabalho naquele Estado, sobretudo fazendo com que aquela Corte de Contas possa prestar, com eficiência, com transparência, na defesa dos interesses da sociedade, um serviço público de boa qualidade.

            Seja bem-vindo a esta Casa, meu caro amigo, meu irmão, Deputado eterno do Mato Grosso, Humberto Bosaipo.

            Também registro a presença do ex-Deputado do Estado de Rondônia, nosso companheiro também conterrâneo, Dr. Natanael; do meu querido amigo, eterno Vereador da minha cidade, Gonçalo Almeida, que visita hoje o Senado Federal. Aqui V. Exª é bem-vindo, e, acima de tudo, somos gratos pela sua visita.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/04/2009 - Página 9581