Discurso durante a 48ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta a decretação da prisão dos assassinos do Senador Olavo Pires.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Comenta a decretação da prisão dos assassinos do Senador Olavo Pires.
Publicação
Publicação no DSF de 09/04/2009 - Página 10313
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • REGISTRO, DECRETAÇÃO, PRISÃO, CRIMINOSO, HOMICIDIO, OLAVO PIRES, SENADOR, QUESTIONAMENTO, ORADOR, EXCESSO, TEMPO, POLICIA FEDERAL, AUSENCIA, INDICIO, ACUSAÇÃO, CRIME, NECESSIDADE, ACUSADO, CONFISSÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
  • SOLICITAÇÃO, ORADOR, INVESTIGAÇÃO, ROMEU TUMA, CORREGEDOR, SENADO, HOMICIDIO, SENADOR, NECESSIDADE, CONHECIMENTO, MANDANTE, CRIME.

            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - É bom que V. Exª esteja presidindo, pois, com a permissão do Senador Valadares, quero dizer que temos notícia, Presidente Romeu Tuma, de que os dois envolvidos na morte do Senador Olavo Pires, tanto o Perneta quanto o João Ferreira, estão com a prisão já decretada, já foi feito o indiciamento dos dois pela Polícia do Estado de Rondônia. Causa-me estranheza, Sr. Presidente, que, durante todo esse tempo em que esse processo esteve na Polícia Federal, ela não tenha achado nenhum indício para que pudesse fazer o indiciamento desses dois cidadãos que ceifaram a vida de um Senador em pleno gozo do seu exercício como Senador da República, na época.

            Fiz um apelo aqui, há poucos dias, ao Senador Marconi Perillo, que estava presidindo esta Casa, no sentido de que o Senado, por intermédio da Corregedoria - V. Exª é o Corregedor da Casa -, pudesse ir fundo nessa questão. Não podemos abrir mão, Sr. Presidente, de esclarecer esse fato, de esclarecer esse assassinato, de esclarecer a morte do Senador Olavo Pires. É importante para o Estado de Rondônia, é importante para o País e é importante para esta Casa, para o Senado. Imaginem só: matam um Senador da República e fica por isso mesmo! A vida de um Senador é tirada brutalmente, como foi a do Senador Olavo Pires, esse processo perdura quase vinte anos - iria prescrever no ano que vem - e, durante todo esse tempo na Polícia Federal, ela não acha nada contra ninguém? Esses dois indivíduos, que estão com a prisão preventiva decretada, estiveram aqui, na CPI, no Congresso Nacional, e, infelizmente, ninguém achou nada contra esses dois cidadãos. Pela segunda vez, eles brincaram com a cara de todo mundo, assumiram a autoria do assassinato do Senador Olavo Pires, assumiram na Rede Globo, assumiram em vários outros programas da televisão...

            Eu gostaria, Sr. Presidente, de fazer um apelo ao Senado. Nós temos que ir a fundo, nós temos que buscar todas as informações deste caso, porque tenho certeza de que nós não vamos chegar só a quem matou, mas vamos chegar aos mandantes, vamos chegar a quem mandou assassinar o Senador Olavo Pires. É este o apelo que faço a esta Casa e a V. Exª, Corregedor, que está, neste exato momento, presidindo a Mesa do Senado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/04/2009 - Página 10313