Discurso durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com as enchentes que castigam o Estado do Piauí e reivindicação da construção da barragem do Castelo, no Rio Poti.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Preocupação com as enchentes que castigam o Estado do Piauí e reivindicação da construção da barragem do Castelo, no Rio Poti.
Aparteantes
Mário Couto.
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2009 - Página 15553
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • APREENSÃO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DO PIAUI (PI), VITIMA, INUNDAÇÃO, COBRANÇA, URGENCIA, GOVERNO FEDERAL, LIBERAÇÃO, RECURSOS, ASSISTENCIA, POPULAÇÃO.
  • AGRADECIMENTO, GOVERNADOR, PREFEITO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), PRESIDENTE, CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUARIA DO BRASIL (CNA), CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA (CNI), MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA DEFESA, ATENDIMENTO, SOLICITAÇÃO, ORADOR, AUXILIO.
  • COMENTARIO, INJUSTIÇA, JORNALISTA, JORNAL, MEIO NORTE, ESTADO DO PIAUI (PI), ACUSAÇÃO, OMISSÃO, ORADOR, BUSCA, AUXILIO, REDUÇÃO, EFEITO, CALAMIDADE PUBLICA.
  • QUESTIONAMENTO, DEMORA, CONSTRUÇÃO, BARRAGEM, ESTADO DO PIAUI (PI), AGRAVAÇÃO, INUNDAÇÃO, EXCESSO, CHUVA.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), PRIORIDADE, PROJETO, CONSTRUÇÃO, BARRAGEM, GARANTIA, SEGURANÇA, POPULAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, quero agradecer o Senador Jefferson e dizer que quem tem uma praia como essa não morre nunca; chega sempre a um lugar seguro. Agradeço a sua generosidade. Vou ter de me deslocar logo mais e deixar este plenário.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o que me traz a esta tribuna é um tema que tem tomado conta de toda a mídia do meu Estado e também do Brasil: as enchentes que castigam a capital Teresina e mais de vinte Municípios, como Piripiri, Barras, Esperantina - vou ficar nesses três exemplos.

O Presidente da República esteve na capital em bom momento. Mas é preciso que a visita do Presidente não seja apenas uma simbologia e que tenha como consequência, Senador Mário Couto, a liberação imediata de recursos para o Estado.

Não é este o momento de se colocar mágoas políticas, desacertos ou desencontros. Eu compreendo o que nos acontece; é salutar que existam, mas o momento é de esforço comum, porque a dor não é partidária. A dor atinge a todos. Os cidadãos que estão aí vitimados pela intempérie não têm culpa nem tampouco contribuíram para as desavenças políticas. Essa é a minha primeira palavra.

A segunda é para dizer que, num momento como este, é muito positivo e reconfortante ver que homens públicos brasileiros se sensibilizaram com a dor por que passa o meu Piauí. E quero agradecer, de maneira calorosa, ao Governador de São Paulo, José Serra, e ao Prefeito Gilberto Kassab. Quero agradecer também ao Governador Aécio Neves, que atendeu a apelos feitos por todos nós piauienses. Não importa que eu ou algum outro tenha sido o porta-voz, fui apenas o condutor das propostas, mas esses pleitos foram atendidos. Quero agradecer ao Presidente da Fiesp; à Senadora Kátia Abreu, Presidente da Confederação da Agricultura; ao Presidente da Confederação Nacional da Indústria, Deputado Armando Monteiro Neto, por terem atendido o apelo aqui feito. Agradeço ainda ao Ministro da Defesa Nelson Jobim, com quem mantive contato telefônico, solicitando que facilite - não só na rapidez, mas também na efetividade - o transporte das doações feitas, para que cheguem o mais rápido possível ao Estado do Piauí.

Faço isso, e tenho certeza de que falo em nome dos companheiros João Vicente Claudino e Mão Santa, na certeza de que a colaboração que estamos dando, o trabalho que estamos tendo é no sentido de aliviar a dor dos piauienses.

O jornalista Efrém Ribeiro, do respeitado jornal Meio Norte, comete uma injustiça com este Senador hoje, na sua coluna - aliás não é a primeira, mas é assim mesmo -, de que eu não fui visto nas ruas de Teresina, percorrendo as ruas de Teresina neste momento de tanta dor.

Mas é preciso que o jornalista entenda, e ele entende, que não é somente em Teresina que se ajuda. E não tenho feito outra coisa a não ser manter contato com autoridades de todo o País no sentido de que se possa ajudar, de maneira rápida e efetiva, essas pessoas. Já participei de outras calamidades não tão grandes como esta dando a minha ajuda, e sempre procurei dar, tenho testemunho de autoridades, inclusive respeitadas do Estado, de que sempre agi desta maneira, sem querer... Pelo contrário, pedi inclusive o anonimato. Porque sou contra, Senador César Borges, que se tire proveito de situações como esta em busca de notoriedade. Mas eu quero pedir dois minutos a V. Exª porque eu não poderia terminar este pronunciamento sem fazer um registro da minha tristeza com o que acontece não somente em Teresina, mas também com relação às cidades que são margeadas pelo rio Poti.

Isso tudo poderia ter sido evitado se tivéssemos tido a eficácia, a agilidade de governo, não só do atual Governador Wellington Dias, mas de governadores passados, para construir a barragem do Castelo. No ano passado, fiz um pronunciamento, e este ano o repeti, fazendo esta cobrança.

Nós temos - e trago aqui até o mapa - uma barragem que fica em uma região, Senador Jefferson Praia, que é abençoada para esse tipo de obra, porque ela fica entre cânions. É só barrar. É uma obra que sai bem mais barata pelas características e pelas circunstâncias da geografia, que é propícia para esse tipo de obra.

         E essa barragem, se construída, ela teria, com certeza, contido a fúria das águas do rio Poti. Teríamos feito a regularização desse rio, que, por incrível que pareça, na maioria do ano, não é navegável, mas que, quando recebe as chuvas nas suas cabeceiras - rio esse que nasce no Ceará -, ele se rebela. É o que nós estamos vendo.

O que Teresina vive hoje, em parte, Senador Tião Viana, é produto de descaso com essa obra, que foi licitada há mais de vinte anos e, hoje, está na prateleira de uma empreiteira para estoque, aguardando oportunidade propícia. E o povo é que paga por essa negligência.

Trago aqui... Estaríamos, melhor dizendo, hoje, sem viver....

O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Poderia me dar um aparte, Senador?

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) -...esse drama, Senador Mão Santa, se nós tivéssemos tido a sensibilidade dos governantes e essa barragem, tão prometida e tão decantada, tivesse sido construída.

Ela serviria, além da regularização do rio, para gerar energia, e propiciaria, em toda sua extensão, campos próprios para a agricultura.

         Pois não, Senador Mário Couto, com a permissão do Senador Mão Santa, com o maior prazer.

O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Senador Heráclito Fortes, primeiro eu quero...

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senador Heráclito, a minha presença aqui é garantir a voz de V. Exª, que nos representa e está clamando pelo sofrimento do nosso Piauí.

O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Primeiro, eu quero iniciar esse aparte, Senador, dizendo que sou testemunha do esforço, da dedicação, amor e carinho que V. Exª tem pelo seu Estado, assim como o Senador Mão Santa. Essa barragem já foi mencionada por V. Exª aqui, mesmo antes de acontecerem as enchentes, antes de termos os problemas que estamos tendo no Pará, no Maranhão, no Amazonas, no Piauí. Todos esses Estados estão sofrendo com as enchentes. Mas V. Exª falou da necessidade urgente que essa barragem seja construída para evitar o problema das enchentes. V. Exª não cruzou os braços. É bom que o povo do Piauí saiba disso. V. Exª tem insistido, inclusive procurando o Prefeito de São Paulo. V. Exª já fez um pronunciamento sobre isso, buscando um SOS, um socorro nos Estados mais ricos e nos Estados mais poderosos, porque os nossos Estados são pequenos e suas economias são pobres. E V. Exª não se convenceu, procurou o Prefeito do DEM, procurou o Governador de um Estado poderoso, pedindo SOS, socorrendo o seu Estado. Por isso eu quero dizer ao povo do Piauí que eu me orgulho muito de ser amigo de V. Exª, amigo do Senador Mão Santa. E tenho certeza absoluta de que é de causar inveja a todos o amor e a dedicação que V. Exªs têm para com o nosso querido Piauí. Meus parabéns pela postura de V. Exª!

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Agradeço a V. Exª. Tive um orgulho muito grande de, até ontem, ser seu Vice-Líder na Bancada da Minoria aqui, nesta Casa, e testemunhar a sua luta pelo seu querido Pará.

Mas, Senador Mário Couto, eu quero dizer que, inclusive este ano, o Senador Mão Santa também participou deste debate. Nós falamos aqui sobre essa barragem, repercutindo um artigo feito pelo ex-Senador Alberto Silva e hoje Deputado Federal, que é um dos entusiastas dessa obra. Lutou muito quando Governador do Piauí para torná-la realidade. E veja lá, passados vários anos, nós estamos ainda com essa barragem apenas como uma quimera, como um sonho.

O apelo que faço aqui ao Governador de Estado, Sr. Wellington Dias, é que dê prioridade à construção dessa barragem, desengavete esse projeto. Esse projeto não pode ser produto de estoque de nenhuma empreiteira, por mais importante que seja. Tem que ser um projeto para atender ao povo do Piauí. Essa concorrência tem que ser cancelada porque está caduca, não tem validade política. Tem que ser dada uma nova solução.

Talvez, quem sabe, dentro hoje desse novo projeto - votou-se inclusive sobre essa matéria ontem aqui, nesta Casa -, possamos entregar à iniciativa privada, por meio de programa próprio, a construção do barramento das águas do rio Poti.

Faço esse apelo na certeza de que estaremos protegendo as populações ribeirinhas ao rio Poti, ao rio Sambita e ao rio São Nicolau.

Faço este apelo, Sr. Presidente, na certeza de que nós possamos agora sair do discurso para a prática. E nada, Senador Mão Santa, mais oportuno para o Piauí neste momento do que a construção da barragem do Castelo sobre o rio Poti, porque teremos aí a certeza de que poderemos controlar as águas sempre rebeldes do rio Poti.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 4/30/2412:53



Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2009 - Página 15553