Discurso durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogia a mudança da Eletrobrás, que possibilitou o aumento de seus lucros, resultado da aprovação de um projeto no Congresso que modificou sua estrutura.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Elogia a mudança da Eletrobrás, que possibilitou o aumento de seus lucros, resultado da aprovação de um projeto no Congresso que modificou sua estrutura.
Publicação
Publicação no DSF de 08/04/2009 - Página 9862
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, PROJETO DE LEI, EXECUTIVO, ALTERAÇÃO, ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), POSSIBILIDADE, RETORNO, PARTICIPAÇÃO, CONSORCIO, PROCESSO, LICITAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, CONSTRUÇÃO, USINA HIDROELETRICA, RIO MADEIRA, ESTADO DE RONDONIA (RO), AUMENTO, LUCRO, EMPRESA DE ENERGIA ELETRICA, ELOGIO, TRABALHO, CENTRAIS ELETRICAS DO SUL DO BRASIL S/A (ELETROSUL), RESPONSAVEL, DISTRIBUIÇÃO, ENERGIA ELETRICA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ESTADO DO PARANA (PR), ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

            A SRA. IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, enquanto a Senadora se dirige à tribuna, quero apenas fazer um registro. Estávamos aqui falando da avaliação da população a respeito do Congresso. É muito importante fazer o registro daquilo que produzimos, votamos nesta Casa, cujo resultado é palpável, concreto e positivo.

            A Eletrobrás sofreu uma profunda modificação devido a um projeto que foi enviado pelo Executivo. Nós fizemos um grande debate aqui e aprovamos a mudança da estrutura da Eletrobrás, permitindo, inclusive, que a empresa pudesse novamente entrar nos consórcios, participar dos processos de licitação dos grandes empreendimentos, como vem acontecendo na Usina Santo Antônio, na Usina de Jirau, onde empresas estatais, como a Eletronorte, a Chesf, a Eletrosul, a própria Eletrobrás, têm participado e têm atuado na disputa deste setor estratégico, que é o setor de energia.

            E a Eletrobrás, em 2008, teve um lucro enorme, fruto da mudança legislativa que fizemos, que o Congresso fez. Por isso, acho importante fazer o registro. Nós levamos bordoada de manhã, de tarde e de noite, às vezes com razão, às vezes não, mas, quando o fruto do nosso trabalho leva uma empresa como a Eletrobrás, em 2008, a ter um lucro de nada mais nada menos de 296%, praticamente 300%, temos de falar aqui. O lucro da Eletrobrás em 2007, antes da modificação, foi de R$1,5 bilhão; no ano de 2008, ultrapassou a casa dos R$6 bilhões. Isso se deve exatamente à mudança da estrutura, permitindo que a Eletrobrás pudesse participar dos consórcios, passasse por uma grande modificação que a tornou conhecida como “Nova Eletrobrás”. Essa fase, inclusive, coincide com o trabalho feito na gestão do Dr. José Antonio Muniz Lopes, que é o presidente da Eletrobrás, e do Dr. Valter Cardeal.

            Então, eu queria aqui fazer o destaque da Eletrosul, a empresa que compõe todas as empresas do sistema Eletrobrás, cuja sede é no nosso Estado - não é, Senador Neuto de Conto? -, a quem compete toda a atuação no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso.

            Portanto, a mudança na estrutura que nós aprovamos aqui no Congresso é que acabou contribuindo de forma significativa para um resultado tão importante numa área estratégica, como é a área de produção, geração e distribuição de energia.

            Então, era isso, Sr. Presidente, apenas para exemplificar que nós produzimos aqui também, e produzimos coisas boas para o País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/04/2009 - Página 9862