Discurso durante a 53ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de aplauso à associação teatral Chama, que vem realizando, há alguns anos, um grande evento intitulado "Paixão de Cristo, Paixão do Povo". Defesa da seleção pública para acesso a estágio nos quadros do Senado.

Autor
José Nery (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/PA)
Nome completo: José Nery Azevedo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SENADO.:
  • Voto de aplauso à associação teatral Chama, que vem realizando, há alguns anos, um grande evento intitulado "Paixão de Cristo, Paixão do Povo". Defesa da seleção pública para acesso a estágio nos quadros do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2009 - Página 11683
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SENADO.
Indexação
  • HOMENAGEM, GRUPO, TEATRO, MUNICIPIO, BARCARENA (PA), ESTADO DO PARA (PA), REALIZAÇÃO, ESPETACULO, FERIADO RELIGIOSO, RECONHECIMENTO, POVO, ELOGIO, TRABALHO, INCLUSÃO, JUVENTUDE, ADOLESCENTE.
  • JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE RESOLUÇÃO, SENADO, OBRIGATORIEDADE, SELEÇÃO, CONCURSO PUBLICO, ESTAGIARIO, PREVENÇÃO, INJUSTIÇA, FAVORECIMENTO, AMPLIAÇÃO, ETICA, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA.

            O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador José Sarney, estou encaminhando a V. Exª um requerimento solicitando voto de aplauso à associação teatral Chama, da cidade de Barcarena, no Estado do Pará, que vem realizando, há alguns anos, um dos maiores eventos durante a Semana Santa, intitulado “Paixão de Cristo, Paixão do Povo”, que foi na última Semana Santa assistido por mais de cinco mil pessoas. O grupo tem o reconhecimento do povo paraense e de várias instituições do nosso Estado e realiza um trabalho social de inclusão de jovens e de adolescentes pelo envolvimento deles com o teatro. Esse grupo é composto por mais de duzentas pessoas. Nesse sentido, estou requerendo do Senado Federal um voto de aplauso ao trabalho do Grupo Teatral Chama, associação cultural do Município de Barcarena, no Estado do Pará.

            Sr. Presidente, registro também que protocolei junto à Mesa uma proposta de resolução do Senado Federal, tratando da importante questão dos estagiários da Casa, sugerindo que, para se ter acesso a estágio nos quadros do Senado Federal, seja obrigatória uma seleção pública, evitando, com isso, o apadrinhamento de quem quer que seja na indicação de pessoas, de profissionais, de estudantes, de pessoas ligadas a qualquer área do conhecimento que pretendam fazer estágio no Senado Federal.

            Então, eu gostaria de pedir, Sr. Presidente José Sarney, que essa proposta de resolução fosse analisada pela Mesa e, oportunamente, após trâmite na Comissão adequada, submetida à apreciação do Plenário, de modo que os Srs. Senadores e as Srªs Senadoras pudessem efetivamente tomar uma decisão sobre esse importante aspecto da moralização, envolvendo essa medida com aquelas outras que estão sendo tomadas pela Mesa. Toda medida no sentido de dar maior transparência, maior clareza, às atividades do Senado Federal tem de ser acolhida e apoiada.

            Nesse sentido, solicito a V. Exª que essa resolução tenha tratamento adequado e célere, para que possa haver mais um mecanismo importante nessa luta pela transparência, pela legalidade e pela legitimidade dos atos do Senado Federal.

            Agradeço a V. Exª enormemente o tratamento que puder oferecer a essa questão, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2009 - Página 11683