Discurso durante a 53ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do empresário João Santos, em Recife.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do empresário João Santos, em Recife.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2009 - Página 11691
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, INDUSTRIAL, EMPRESARIO, PIONEIRO, INDUSTRIALIZAÇÃO, REGIÃO NORDESTE, REGISTRO, ABERTURA, EMPRESA DE CIMENTO, MUNICIPIO, FRONTEIRA, ESTADO DO PIAUI (PI), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu quero me associar a esta manifestação do Presidente Sarney, do Senador Marco Maciel, que apresenta um requerimento de voto de pesar.

            Quero dizer que, como brasileiro, eu tenho obrigação de admirar o empresário, o industrial João Santos por tudo que ele fez, pelo pioneirismo, pela garra e pela tenacidade com que lutou durante toda a sua vida para tornar o Nordeste brasileiro industrializado. Mas como piauiense nós temos essa obrigação redobrada - eu e V. Exª; V. Exª até mais do que eu porque participou, juntamente com o empresário João Santos, da possibilidade das instalações no Município de Fronteiras, no Piauí, de uma indústria de cimento, geradora de emprego e de ICMS, tornando Fronteiras um dos Municípios de melhor renda per capita do Piauí, hoje.

            João Santos era um empreendedor que atuou em várias áreas - de banco a cimento - e, em todas elas, o fez com muito sucesso. Trabalhou durante toda a sua vida. Ao fazer 80 anos resolveu aposentar-se, mas não se sentiu bem na ociosidade e retomou com mais garra, com mais bravura, ainda, o comando do seu império industrial.

            Associo-me ao Senador Marco Maciel, enviando aos familiares do empresário João Santos esse voto de pesar, em face dessa perda, que, com certeza, é irreparável para o mundo empresarial nordestino.

            Pertenço, como sabe o Senador Marco Maciel e todos os senhores, por questões afins, a uma família de industriais pernambucanos, e todos eles têm pela figura do empreendedor João Santos o maior respeito e a maior admiração. Pela convivência com eles, aprendi a redobrar a minha admiração por esse empresário que nos deixa nesta data.

            Faço esse registro e me associo ao requerimento do Senador Marco Maciel.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2009 - Página 11691