Discurso durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos sobre a doação feita pela empresa Camargo Corrêa ao diretório estadual do PSDB, no Pará.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL. ELEIÇÕES.:
  • Esclarecimentos sobre a doação feita pela empresa Camargo Corrêa ao diretório estadual do PSDB, no Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 08/04/2009 - Página 9887
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL. ELEIÇÕES.
Indexação
  • REPUDIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, INTERNET, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), INVESTIGAÇÃO, CORREGEDORIA, SENADO, PARTICIPAÇÃO, CONGRESSISTA, RECEBIMENTO, DINHEIRO, EMPRESA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, ACUSADO, CORRUPÇÃO, REGISTRO, INICIATIVA, ORADOR, JOSE AGRIPINO, SENADOR, SOLICITAÇÃO, APURAÇÃO, DENUNCIA.
  • ESCLARECIMENTOS, REGULARIDADE, EMPRESA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, DOAÇÃO, RECURSOS, DIRETORIO ESTADUAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), FINANCIAMENTO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, REGISTRO, APRESENTAÇÃO, RECIBO, INFORMAÇÃO, PARECER, PROCURADOR, LEGALIDADE, TRANSFERENCIA FINANCEIRA.
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, EXPECTATIVA, ESCLARECIMENTOS, SITUAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), CHEFE, POLICIA FEDERAL.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Wellington Salgado; Srªs e Srs. Senadores, eu estava no meu gabinete há pouco e tomei conhecimento do pronunciamento do Senador Romeu Tuma, Corregedor do Senado, e de notícias da Folha Online e da Agência Senado sobre o pronunciamento do Senador a respeito da investigação levada a efeito pela Polícia Federal, a Operação Castelo de Areia, em São Paulo.

            É lamentável, Senador Wellington Salgado, que eu tenha de voltar à tribuna do Senado para justificar aquilo que já foi comprovado, de forma clara, com a apresentação dos recibos entregues pelo Diretório Estadual do PSDB do Pará à empresa Camargo Corrêa, com a apresentação das transferências eletrônicas feitas do Bradesco de São Paulo para o Banpará, do meu Estado, que são documentos cabais de que não houve irregularidades. Como não haveria? Não faríamos nada que fosse ilegal. Foi dado apoio para a eleição municipal do ano passado dentro da legislação vigente, dentro da legalidade.

            Vejo que a Procuradora Drª Karen Kahn diz que não há nenhum procedimento contra partido ou parlamentar dentro da documentação que ela orienta. Disso nós sabemos. Quanto à minha parte e à parte do Senador José Agripino, tenho certeza disso.

            Diz ainda a matéria da Folha Online: “Corregedoria começa a investigar supostas doações da Camargo Corrêa para senadores”. A Corregedoria do Senado está fazendo a investigação a pedido dos Senadores. Foi o Senador Flexa Ribeiro, daqui, desta tribuna, que pediu ao Presidente José Sarney que o Senado Federal fizesse a investigação. E também o pediu o Senador José Agripino.

            Queremos esclarecer o assunto. Nós, Senadores, queremos esclarecer o assunto. Queremos saber, Sr. Presidente, de onde partiram os vazamentos, com que objetivo esses vazamentos foram feitos e quem está por trás dessa orquestração. E nosso Corregedor, Senador Romeu Tuma, tem todas as condições de buscar essas informações, como queremos. Quer o Senador Flexa Ribeiro, quer o Senador José Agripino que se esclareça isso. E vamos até o fim para esclarecer realmente os responsáveis por essa infâmia, por essa calúnia que difama os Senadores e o Senado Federal.

            V. Exª vai nos dar a oportunidade, na próxima terça-feira, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, de que V. Exª é o Vice-Presidente, de lá podermos questionar o Ministro Tarso Genro e o Chefe da Polícia Federal, para sabermos realmente que tipo de Polícia Federal é a que o Ministro Tarso Genro pretende que o Brasil tenha. É uma Polícia política, que quer pinçar dados ou diálogos, que libera somente diálogos de Senadores da Oposição para a imprensa? Para encobrir o quê? O que é que o Ministro Tarso Genro pretende encobrir com isso?

            Senador Wellington Salgado, vamos ter oportunidade, na terça-feira próxima, na Comissão de Constituição e Justiça, de saber isso, e espero que tanto o Ministro Tarso Genro quanto o Dr. Luiz Fernando dêem as explicações que são devidas ao Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/04/2009 - Página 9887