Fala da Presidência durante a 55ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solidariedade ao Senador Gerson Camata, vítima de injustas acusações publicados no jornal O Globo.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • Solidariedade ao Senador Gerson Camata, vítima de injustas acusações publicados no jornal O Globo.
Publicação
Publicação no DSF de 21/04/2009 - Página 12123
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, GERSON CAMATA, SENADOR, VITIMA, INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, PUBLICAÇÃO, IMPRENSA, ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, DEFESA, INTERESSE NACIONAL, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES).

     O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Senador Camata, a indignação de V. Exª, a sua revolta e a sua emoção dão às suas palavras a profundidade da injustiça que o atingiu. E as providências que V.Exª pede ao Senado mostram, de outra maneira, como V.Exª se sente um alvo errado, indevido, dessas insultos que lhe fizeram - eu não digo infâmias, eu digo insultos que lhe fizeram. A solidariedade da Casa é sem dúvida alguma um conforto, mas ela é incapaz de fazer com que as pessoas não sintam o ferimento de que são vítimas em episódios dessa natureza.

     Sou testemunha, de longos anos, aqui nesta Casa e fora desta Casa também, do seu espírito público. Vi V.Exª como Governador. Foi governador quando eu era Presidente.

     O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES) - V. Exª era Presidente.

     O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Ali está Rita Camata, a quem eu quero estender esta solidariedade minha, em nome do Senado. Sei que V.Exª é um homem correto, um cidadão exemplar.

      Aqui nesta Casa, V. Exª tem sido um Senador dedicado, que se aprofunda nos problemas, que vai a fundo nas missões que lhe são entregues e que sempre teve o respeito de todos nós. Não será, sem dúvida, um episódio dessa natureza que diminuirá um centímetro daquele apreço que V. Exª tem de todos nós e que quero reiterar neste momento. V. Exª é um homem que tem ainda outra coisa que é difícil ter hoje: profunda religiosidade. E, sem dúvida alguma, isso lhe dá força para que V. Exª sempre possa compreender as injustiças da política. Destaco essa missão que foi dedicação de toda a sua vida, sempre trabalhando pelo povo do seu Estado, pelo povo do seu País. Eu mesmo sou testemunha também do seu desprendimento. Já vi V. Exª duas vezes ser convidado para voltar ao Governo do Estado e recusar, achando que melhor serviria ao País aqui na nossa Casa, como eu acho que tem servido e vai continuar a servir.

      Receba, portanto, de minha parte, minha solidariedade como Presidente. Vim aqui para dizer estas palavras que lhe estou transmitindo neste instante, que V. Exª merece de todos nós, Senadores. Que elas sejam um conforto para V. Exª em meio ao sofrimento que está vivendo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/04/2009 - Página 12123