Fala da Presidência durante a 56ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Associa-se às homenagens ao ex-Senador Francisco Escórcio que vai dirigir o Escritório do Estado do Maranhão na capital federal.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. LEGISLAÇÃO ELEITORAL.:
  • Associa-se às homenagens ao ex-Senador Francisco Escórcio que vai dirigir o Escritório do Estado do Maranhão na capital federal.
Publicação
Publicação no DSF de 23/04/2009 - Página 12200
Assunto
Outros > HOMENAGEM. LEGISLAÇÃO ELEITORAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, FRANCISCO ESCORCIO, EX SENADOR, DIRIGENTE, ESCRITORIO, REPRESENTAÇÃO, ESTADO DO MARANHÃO (MA), BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF).
  • DEFESA, AGILIZAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, EX SENADOR, AMPLIAÇÃO, REPRESENTAÇÃO POLITICA, CIDADE SATELITE, DISTRITO FEDERAL (DF), MOTIVO, AUMENTO, POPULAÇÃO.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Nós nos associamos às palavras de homenagem ao ex-Senador da República Dr. Francisco Escórcio, que vai dirigir o escritório do Estado do Maranhão na capital da República. A sua passagem aqui foi brilhante. Ele tem um projeto que é palpitante em que vejo perspectivas invejáveis: fazer nascer o Estado do Planalto Central.

     Brasília, desde os primórdios do Império já se pensava nela. Juscelino a executou e a fez nascer. Mas hoje, em torno dela, apareceram dezenas de cidades que não são republicanas, que não escolhem seus dirigentes, seus prefeitos e vereadores. Então, o Chiquinho Escórcio tem um projeto nesse sentido que merece atenção. Acho que ele está parado porque parece que o Relator era Jefferson Péres, o ex-Senador do Pará. Mas é um fato a ser estudado. Vimos que Brasília se tornou diferente, porque os que a planejaram, Senadora Serys, era para ter uma população de 600 mil habitantes, e ontem, no aniversário de Brasília, tivemos mais de um milhão só nessa comemoração. Então, há necessidade de refletirmos sobre o projeto que Francisco Escórcio deixou plantado aqui.

            Convidamos para usar da palavra a Senadora Serys Slhessarenko, do Partido dos Trabalhadores e representante de Mato Grosso, por cessão do Senador Valdir Raupp, que permutou com o Senador Pedro Simon


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/04/2009 - Página 12200