Discurso durante a 73ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a reunião do PSDB, realizada na última segunda-feira, em João Pessoa, Paraíba, com o tema "O PSDB e os programas sociais - passado, presente e futuro".

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. POLITICA SOCIAL.:
  • Considerações sobre a reunião do PSDB, realizada na última segunda-feira, em João Pessoa, Paraíba, com o tema "O PSDB e os programas sociais - passado, presente e futuro".
Publicação
Publicação no DSF de 15/05/2009 - Página 17337
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DA PARAIBA (PB), REUNIÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), OBJETIVO, AVALIAÇÃO, PROGRAMA DE INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, APRESENTAÇÃO, SUGESTÃO, MELHORIA, PROGRAMA.
  • IMPORTANCIA, GOVERNO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, IMPLEMENTAÇÃO, POLITICA, GARANTIA, ASSISTENCIA SOCIAL, PROTEÇÃO, CIDADÃO, INTEGRAÇÃO SOCIAL, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO CARENTE, EFETIVAÇÃO, DIREITOS SOCIAIS, VIABILIDADE, IMPLANTAÇÃO, PROGRAMA, ERRADICAÇÃO, TRABALHO, INFANCIA, BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA, PROGRAMA ASSISTENCIAL, VINCULAÇÃO, EDUCAÇÃO, FORNECIMENTO, GAS, FUNDOS, DESTINAÇÃO, ZONA RURAL.
  • DEFESA, NECESSIDADE, PARTICIPAÇÃO, MUNICIPIOS, EFICACIA, POLITICA SOCIAL, REGISTRO, CONCLUSÃO, ENCONTRO, PROPOSTA, COMBATE, POBREZA, BRASIL, APERFEIÇOAMENTO, BOLSA FAMILIA, CRESCIMENTO ECONOMICO, CRIAÇÃO, EMPREGO, VINCULAÇÃO, BENEFICIO, ZONA RURAL.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, MANUTENÇÃO, AMPLIAÇÃO, PROGRAMA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna hoje para tecer considerações sobre a reunião que o meu partido, o PSDB, realizou na última segunda-feira, em João Pessoa, Paraíba.

Com o tema “O PSDB e os programas sociais - passado, presente e futuro”, o encontro teve por objetivo lançar um olhar sobre o passado, protagonizado pelo próprio partido, avaliar os atuais programas sociais e colher sugestões para que todos eles melhorem e avancem no futuro.

Lembro aqui que foi o PSDB, no primeiro governo Fernando Henrique, que deu o primeiro passo rumo à construção de um projeto com novas propostas sociais para o Brasil, nas quais a assistência social passou a ser considerada um efetivo dever do Estado e direito do cidadão.

Durante o evento debatemos, com afinco, temas como políticas de desenvolvimento regionais e mostramos que a nossa preocupação maior não é com o paternalismo, mas com a experiência.

Srªs e Srs. Senadores, no espírito da Constituição de 1988, a assistência social, incluída no contexto da seguridade social, passou a ter algumas características fundamentais: garantia dos mínimos de proteção social; uma integração entre as políticas públicas; a articulação de ações entre o Estado e a sociedade civil; a descentralização das ações, com enfoque no papel do município; o controle público através dos conselhos específicos de cada política pública e a oferta de serviços com qualidade e eficiência.

A partir desta ótica, a assistência social, como política pública de proteção social passou a preocupar-se, por um lado, com a inserção dos seus beneficiários no circuito de relações, oportunidades, bens, serviços e direitos usufruídos pelos demais segmentos da população.

Por outro lado, a assistência social passou a preocupar-se, também, com a manutenção de indivíduos incluídos no sistema social que, embora localizados acima da linha de pobreza, permanecem fragilizados e vulneráveis.

A assistência social, assim, tem o dever não só de criar barreiras de proteção contra a discriminação, exclusão ou deterioração das condições de vida, como também de articular-se no conjunto das políticas públicas, objetivando elevar o patamar de qualidade de vida e/ou os índices de inclusão social, econômica, cultural e política dos seus beneficiários.

A partir dessa visão é que foram implantados programas sociais, cujas siglas são por demais conhecidas da população brasileira: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI, o Bolsa Escola, o Benefício de Prestação Continuada (Loas), o Bolsa Gás e o Fundo Rural, entre outros.

Srªs e Srs. Senadores, é fato que toda e qualquer política social, para ser efetiva, precisa da participação dos municípios. Afinal, são as prefeituras que recebem, formatam e dão vida aos programas.

A assistência social, dentro da filosofia da Lei Orgânica da Assistência Social, realiza-se de forma integrada a todas as demais políticas setoriais, visando ao enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais.

No encontro realizado pelo PSDB na Paraíba, conseguimos traçar metas e propostas para o enfrentamento da pobreza no Brasil.

Sobre o Bolsa Família, além da questão da manutenção do programa, uma das linhas de discussão foi a defesa do crescimento econômico e do emprego como fatores que mais beneficiam os necessitados.

Outra linha adotada refere-se aos desafios atuais dos programas sociais, com uma maior sinergia entre o Bolsa-Família e os benefícios rurais.

O debate também seguiu a linha de que é obrigação dos governos manter as crianças na escola e em programas de saúde.

Sr. Presidente, como já disse, foi no governo Fernando Henrique Cardoso que os programas sociais foram criados, rompendo com o assistencialismo, assim como é do conhecimento de todos que, no Governo Lula, eles foram ampliados.

Não se trata de discutir quem é o pai dos programas sociais. A questão é que não somos contra, apenas queremos que os mesmos tenham continuidade, sejam aperfeiçoados e acompanhados com responsabilidade.

Reconhecemos que o atual Governo deu continuidade e ampliou os programas criados anteriormente. Ressalte-se, contudo, que a atual gestão não teria alcançado avanços se não fossem as ações implantadas anteriormente.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigada.


Modelo1 5/2/249:14



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/05/2009 - Página 17337