Pronunciamento de Paulo Paim em 24/04/2009
Fala da Presidência durante a 58ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Registra reunião com o novo reitor da ULBRA que debateu a situação da Universidade.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
ENSINO SUPERIOR.
PREVIDENCIA SOCIAL.:
- Registra reunião com o novo reitor da ULBRA que debateu a situação da Universidade.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/04/2009 - Página 13033
- Assunto
- Outros > ENSINO SUPERIOR. PREVIDENCIA SOCIAL.
- Indexação
-
- REGISTRO, REUNIÃO, BANCADA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), PARTICIPAÇÃO, DEPUTADO FEDERAL, DEPUTADO ESTADUAL, SENADOR, REITOR, UNIVERSIDADE PARTICULAR, DEBATE, DIRETRIZ, GESTÃO, BUSCA, PARALISAÇÃO, GREVE, SINDICATO, ESTUDO, SITUAÇÃO FINANCEIRA, LUTA, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, PAGAMENTO, DIVIDA, DEFESA, INCLUSÃO, INSTITUIÇÃO BENEFICENTE, LEGISLAÇÃO, FALENCIA, POSSIBILIDADE, AUXILIO, FACULDADE.
- CUMPRIMENTO, MÃO SANTA, SENADOR, SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, AGILIZAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, MELHORIA, APOSENTADORIA, EXTINÇÃO, FATOR, NATUREZA PREVIDENCIARIA.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Eu, neste momento em que convido o Senador Cristovam a fazer uso da palavra, permita-me, Senador Cristovam, só informar V. Exª, que é um apaixonado e nos lidera nesse campo da educação. Sei que esse tema lhe interessa e me chegou aqui agora, interessa a todo o Brasil. É sobre a Ulbra, Senador Cristovam.
Hoje houve uma reunião da Bancada gaúcha com o novo Reitor da Ulbra, o professor Marcos Ziemer. Estiveram lá a Deputada Federal Maria do Rosário, que preside a Comissão de Educação; o Deputado Federal Luiz Carlos Busato; o Deputado Estadual Raul Pont; o representante deste Senador, representando os Senadores, e o Deputado Paulo Pimenta.
E foi informado que a Ulbra não está só no Rio Grande do Sul, ela está em todo o País praticamente. Informou o Reitor que ele só aceitou o desafio de assumir a reitoria por ser um apaixonado pelo projeto. Ele é funcionário da Ulbra há quinze anos. Hoje foi o primeiro dia em que ele entrou no prédio da reitoria. Esteve nos últimos dias reunido no Ministério da Educação com o Juiz Federal, com os Procuradores, sindicalistas e trabalhadores. Terá reunião com os funcionários e os sindicalistas ainda hoje à tarde. Acredita ele que se poderá construir um entendimento para o fim da greve.
O segundo passo do Reitor, conforme ele disse na reunião, será nomear uma equipe para desenvolver os trabalhos e mapear o tamanho da situação financeira da Ulbra. Em um segundo momento, isso será apresentado a todos os familiares, estudantes, professores, médicos e, naturalmente, a todos os envolvidos no processo da Ulbra. Pretende ainda pautar a nova gestão pela legalidade e transparência. Já existe uma proposta de plano de reestruturação com a participação da Fazenda Nacional.
O maior gargalo da dívida é com os funcionários e fornecedores. Com isso, ele demonstrou já a sua preocupação. Destacou que o foco de trabalho será o ensino. Esse novo processo é de cautela, bom senso e paciência para reconstruir a Ulbra.
Daí veio já o pedido para o Congresso Nacional da possibilidade de, na Lei de Falências, introduzirmos um dispositivo para que as filantrópicas, quando estiverem em situação como essa, possam também utilizar a Lei de Falências.
Então, cumprimento o novo Reitor da Ulbra, Professor Marcos Ziemer. Espero que se construa um entendimento.
E só dizer, permita-me ainda meu amigo paciente, Senador Cristovam, só uma frase ao Senador Mão Santa. Meus cumprimentos pelo pronunciamento, lembrando que V. Exª foi o Relator do fim do fator previdenciário. V. Exª lembrou ao Presidente Michel Temer que espera que, no mês de maio, se vote o fim do fator como também o reajuste dos aposentados no mesmo percentual que o mínimo. Parabéns a V. Exª.