Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicita a Governadora do Pará, proteção para o prefeito de Xinguara, em virtude das ameaças de morte.

Autor
José Nery (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/PA)
Nome completo: José Nery Azevedo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL. REFORMA AGRARIA.:
  • Solicita a Governadora do Pará, proteção para o prefeito de Xinguara, em virtude das ameaças de morte.
Publicação
Publicação no DSF de 24/04/2009 - Página 12506
Assunto
Outros > ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL. REFORMA AGRARIA.
Indexação
  • DENUNCIA, AMEAÇA, MORTE, PREFEITO, MUNICIPIO, XINGUARA (PA), ESTADO DO PARA (PA), DEFENSOR, DIREITOS, TRABALHADOR RURAL, SOLICITAÇÃO, GOVERNADOR, URGENCIA, GARANTIA, SEGURANÇA, PROTEÇÃO, AUTORIDADE MUNICIPAL, PERIODO, CONFLITO, REFORMA AGRARIA, ZONA RURAL, GOVERNO ESTADUAL, MANIFESTAÇÃO, APOIO, OPERAÇÃO, DESARMAMENTO, TRABALHADOR, PROPRIEDADE RURAL.

            O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Senador Mão Santa, Srªs e Srs. Senadores, peço a palavra pela ordem para fazer uma breve e grave comunicação.

            Recebi, há pouco, informações do Município de Xinguara, dando conta de que há ameaças contra a vida do Prefeito de Xinguara, Davi Passos, que vem recebendo ameaças de morte pelo telefone nos últimos dois dias, em razão da sua atuação naquela região, sobretudo em defesa dos direitos dos trabalhadores rurais, principalmente no conflito ocorrido no Pará, na última sexta-feira.

            Em razão do ocorrido, Sr. Presidente, queremos, neste momento, nos dirigir à Governadora Ana Júlia, do Estado do Pará, no sentido de solicitar-lhe segurança para o Prefeito Davi Passos, proteção à sua vida, porque, no Pará, infelizmente, muitas dessas ameaças, ao longo dos últimos anos, têm se concretizado. Para que não tenhamos mais uma vida ceifada nesses graves conflitos agrários que se arrastam em nosso querido Estado, nós, então, queremos pedir providências.

            Sabemos que a polícia já está investigando os fatos que estou aqui denunciando. Mas creio que uma medida importante de proteção à vida deve ser disponibilizada pelo Estado, por parte da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará; um efetivo que possa garantir, nestes dias em que o conflito está bastante acirrado, como conhece V. Exª, para que não tenhamos que enterrar mais uma vítima, mais um lutador do povo, porque isso significa o trabalho e a luta do Prefeito Davi Passos.

            Ademais, Sr. Presidente, apoiar de forma muito clara a Operação Desarmamento, que a Secretaria de Segurança Pública realiza agora nas regiões sul e sudeste do Pará. Espero, sim, que sejam desarmados todos os capangas das fazendas. Todos aqueles que estão lá dizendo que são seguranças da fazenda, na verdade, são, muitos deles, pistoleiros a serviço do latifúndio.

            Sr. Presidente, são essas as denúncias graves que eu queria apresentar ao Plenário nesta tarde. Peço providências imediatas ao Governo do Estado do Pará. Além da investigação em relação às ameaças sofridas pelo Prefeito Davi, peço proteção e segurança para que não tenhamos, daqui a alguns dias, daqui a algumas horas, mais uma vítima, mais um assassinato em nosso Estado.

            Agradeço a V. Exª e espero providências imediatas das autoridades.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/04/2009 - Página 12506