Fala da Presidência durante a 59ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Elogia a atuação de ex-Ministro José Serra na criação dos medicamentos genéricos e o mutirão para aumentar as cirurgias de catarata.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Elogia a atuação de ex-Ministro José Serra na criação dos medicamentos genéricos e o mutirão para aumentar as cirurgias de catarata.
Publicação
Publicação no DSF de 28/04/2009 - Página 13196
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, HOMENAGEM, PAPALEO PAES, SENADOR, COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DO ESTADO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), COMEMORAÇÃO, SUPERIORIDADE, NUMERO, DISCURSO, DEFESA, DEMOCRACIA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESTADO DO PIAUI (PI).
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, JOSE SERRA, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), PERIODO, GESTÃO, ORADOR, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), AMPLIAÇÃO, QUANTIDADE, CIRURGIA, OFTALMOLOGIA, REDUÇÃO, CEGUEIRA, AMBITO NACIONAL, CRIAÇÃO, MEDICAMENTOS, INFERIORIDADE, CUSTO, POPULAÇÃO.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Papaléo, nós queremos cumprimentá-lo e agradecer pelo comentário que V. Exª fez sobre o artigo do jornalista, analisando os nossos mil pronunciamentos nesta Casa, em defesa da democracia e da grandeza do Piauí.

            Mas eu me lembrava, Papaléo, e queria me associar e engrandecer a gestão do ex-Ministro José Serra, pois, quando eu governava o Piauí e tinha como Secretário de Saúde o Dr. Paulo Lages, houve um mutirão de catarata, cuja repercussão foi nacional e, de pronto, um oftalmologista de uma cidade do Piauí comprovou que foram cinco milhões de cirurgias de catarata, de pessoas que não tinham visão. Só, no Piauí, ele atesta que foram cem mil pessoas. Houve também mutirão de próstata para os velhos e mutirão de varizes, que eu me lembre. Quero dizer que foi tão feliz o Ministro José Serra que, neste fim de semana, eu parando em um restaurante em Piripiri, em uma lanchonete dessas de estrada, um gerente baiano me reconheceu e disse que ia votar em José Serra, porque ele tinha feito o genérico. Então, o caminho mais curto do voto é o trabalho.

            E queria também agradecer V. Exª por ter citado o artigo “Mil vezes Mão Santa”, do jornalista Helder Caldeira, articulista político do Rio de Janeiro. Esse artigo foi reproduzido. Estou lendo a Folha do Brasil, jornal independente do norte do Piauí, reproduziu esse artigo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/04/2009 - Página 13196