Fala da Presidência durante a 59ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comenta matérias dos jornais O Dia e Folha do Brasil sobre a desaceleração da economia e o aumento da pobreza, que levou o Piauí a ser o estado mais pobre.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Comenta matérias dos jornais O Dia e Folha do Brasil sobre a desaceleração da economia e o aumento da pobreza, que levou o Piauí a ser o estado mais pobre.
Publicação
Publicação no DSF de 28/04/2009 - Página 13297
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O DIA, ESTADO DO PIAUI (PI), REGISTRO, REDUÇÃO, PRODUÇÃO, MEL DE ABELHA, REGIÃO.
  • LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, ESTADO DO PIAUI (PI), APRESENTAÇÃO, DADOS, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (FGV), SUPERIORIDADE, POBREZA, REGIÃO, CRITICA, EXCEÇÃO, RECEBIMENTO, POPULAÇÃO, BOLSA FAMILIA, SOLICITAÇÃO, ORADOR, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CRIAÇÃO, PROJETO, CRESCIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESPECIFICAÇÃO, CONSTRUÇÃO, PORTO, FERROVIA, ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE), MELHORIA, PRODUÇÃO AGRICOLA, REFINARIA.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Lamentamos... Lá do Piauí, aqui tem um jornal do Piauí, O Dia, jornal clássico do Piauí: “O Piauí cai para o sexto lugar no ranking da exportação de mel em 2009”. Lá, nós tínhamos um político, jornalista, Deoclécio Dantas, da Rádio Pioneira, que dizia: “É uma lástima!” Boris Casoy: “É uma vergonha!”

            Quando governei o Piauí, ele era o primeiro e segundo em apicultura. Por aí o desencanto do povo do Piauí com mais essa queda. Então, ele passou agora... Ele cai para o sexto lugar. Ele já foi o primeiro e o segundo, quando eu governei, em termos de mel de abelha. Ele exportava para a Alemanha, Reino Unido, Angola, Bélgica, Bolívia, Cabo Verde, Canadá, Coréia do Sul, Holanda, Hong Kong e Japão. No Piauí há umas cem associações que produzem.

            De tal maneira que surgiu um jornal novo e independente, que mostra a queda do Piauí governado pelo Partido dos Trabalhadores. É um jornal novo, do norte do Estado: Folha do Brasil. É novo, independente, moderno.

“IBG/FGV.

O IBGE já tinha revelado ano passado que o Piauí voltou a ser o Estado brasileiro mais pobre da federação. Agora, a Fundação Getúlio Vargas confirma esse negativo índice do atraso”.

            O Jornal Folha do Brasil traz mais:

“Demagogia.

Órgãos oficiais de pesquisas, IBGE e FGV indicam que o Piauí está piorando com o governo PT. Ao invés de ações reais, insistem em plantar demagogias nas TVs”.

            Lamentamos e fazemos um apelo ao Presidente da República Luiz Inácio para ver o descalabro que os aloprados do PT estão fazendo. Estamos perdendo todos os índices de desenvolvimento.

            Este jornal, Folha do Brasil, enriquece, tendo como articulista um jornalista muito credenciado e acreditado. Ele já foi Deputado várias vezes. Aliás, ele foi um dos políticos que mais alavancou a carreira política do Dr. Alberto Silva - Tomás Teixeira. Ele já foi Deputado Estadual várias vezes e Presidente do PMDB regional.

           Então, ele, na sua coluna, na Folha do Brasil, ele diz:

“60,47% da população do Piauí mama esmola oficial do Bolsa Família. Ou a população do Piauí está cada vez mais pobre, depois do Governo do PT, ou o Programa Bolsa Família está sendo desvirtuado da sua real finalidade. Dos 3.032.421 habitantes do Estado, 1.833.720 piauienses estão recebendo o Bolsa Família do Governo”.

            E ele diz, o jornalista Tomás Teixeira:

“Isso é uma vergonha que precisa ser apurada por dois motivos: ou estamos cada vez mais pobres ou o programa foi direcionado para a possível compra de votos”.

            Denuncia Tomás Teixeira:

“Esses números devem ser fiscalizados, especialmente nos Municípios de Parnaíba, União, Esperantina, Oeiras e outros, como Guariba, onde o candidato com o apoio do Governo teve 99,9% dos votos válidos do Município.Convenhamos, cheira mal. Isso cabe uma CPI para ver até onde o programa está sendo direcionado para uma jogada política”.

            Esses números do Piauí, com certeza, já são um escândalo nacional.

            Faço um apelo ao Presidente da República para que coloque ações que traduzam em melhoria das riquezas do Piauí, trabalho para gente do Piauí, obras de infraestrutura que tragam o desenvolvimento do Estado, como o porto, a ferrovia, as ZPEs, as pontes paradas, as estradas a serem melhoradas para a produção, para que seja carreada a produção de soja, enfim que tragam riquezas ao povo do Piauí. Uma delas seria, sem dúvida nenhuma, um projeto que tem, na Petrobras, uma refinaria em Paulistana, cidade equidistante de todas as capitais do Nordeste, de tal maneira que seria uma possibilidade de cravar o desenvolvimento sustentável daquela região.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/04/2009 - Página 13297