Discurso durante a 76ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de pesar pelo falecimento do Sr. Jerônimo Rodrigues, Presidente fundador de um dos maiores grupos empresariais do Pará.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro de pesar pelo falecimento do Sr. Jerônimo Rodrigues, Presidente fundador de um dos maiores grupos empresariais do Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 20/05/2009 - Página 18177
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EMPRESARIO, ESTADO DO PARA (PA), FUNDADOR, GRUPO, SUPERMERCADO, SUPERIORIDADE, CONTRIBUIÇÃO, ECONOMIA, REGIÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, Senador Marconi Perillo, é um requerimento que faço:

Requeiro nos termos dos artigos 218 e 221 do Regimento Interno, ouvido o Plenário, que seja consignado nos anais do Senado voto de pesar pelo falecimento do Sr. Jerônimo Rodrigues, Presidente fundador do grupo “LÍDER”. Requeiro as seguintes homenagens: inserção em ata de voto de profundo pesar pelo falecimento e apresentação de condolências à família.

É importante, Senador Marconi Perillo, Srs. Senadores e Srªs Senadoras, dizer o seguinte:

O “LÍDER” é um dos maiores grupos empresariais do Pará, proporciona mais de 5.200 empregos diretos, beneficiando cerca de mais de 22.000 pessoas, uma comunidade comparável a população de alguns municípios do meu Estado.

A origem do grupo LÍDER remonta à década de 60, quando Jerônimo Rodrigues e seus filhos Osmar, Oscar e, mais tarde, João, José e Celso, exerciam o comércio, a partir de Igarapé-Miri com uma pequena frota que chegou a quatro embarcações - era o famoso regatão, comércio feito com embarcações ao longo dos rios da Amazônia -, subindo e descendo os rios na rota do Marajó, na região do salgado, e depois no baixo amazonas, abastecendo as populações ribeirinhas.

Em 1973 chegaram a Belém, comprando o café líder, no porto do sal, e fundaram os armazéns Líder, atuando no ramo do comércio atacadista de gêneros alimentícios. Em 1975 inauguraram o seu primeiro supermercado no bairro condor. A partir daí, já com a participação em Belém de José e Celso Rodrigues, o Grupo vem ampliando seus empreendimentos, que atualmente conta com onze lojas de supermercados e hipermercados, cinco lojas magazan, oito pontos de farmalíder e o castanheira shopping center, o grupo LÍDER ocupou em 2008 a 14º posição no ranking nacional da Associação Paraense de Supermercados - ASPAS.

Jerônimo Rodrigues deixa, além de saudosos amigos e uma contribuição sem par para o Estado do Pará, 9 filhos, 46 netos e mais de 30 bisnetos.

Era a inserção que queria fazer, de pesar, pela perda desse grande empresário, empreendedor, do Estado do Pará que foi Jerônimo Rodrigues.

Obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 7/18/241:30



Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/05/2009 - Página 18177