Discurso durante a 78ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de agenda cumprida por S.Exa. no Estado de Mato Grosso, com destaque para encontros com lideranças comunitárias e participação em audiência acerca da instalação de um centro da Embrapa em Sinop/MT.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro de agenda cumprida por S.Exa. no Estado de Mato Grosso, com destaque para encontros com lideranças comunitárias e participação em audiência acerca da instalação de um centro da Embrapa em Sinop/MT.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2009 - Página 18299
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, RECEBIMENTO, ORADOR, HOMENAGEM, MUNICIPIO, SINOP (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), OPORTUNIDADE, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, LIDERANÇA, COMUNIDADE, BUSCA, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO.
  • JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, GARANTIA, GRATUIDADE, ASSOCIAÇÕES, MORADOR, REGISTRO, CARTORIO, VIABILIDADE, ENQUADRAMENTO, ENTIDADE, SOCIEDADE CIVIL, INTERESSE PUBLICO.
  • REGISTRO, UNIÃO, BANCADA, GOVERNADOR, PREFEITO, CRIAÇÃO, FILIAL, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), MUNICIPIO, SINOP (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, REGIÃO, SUPERIORIDADE, PRODUÇÃO AGRICOLA.
  • COMENTARIO, VISITA, ORADOR, MUNICIPIO, NOVA MUTUM (MT), CACERES (MT), CUIABA (MT), VARZEA GRANDE (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), DEBATE, HABITAÇÃO, UNIFICAÇÃO, EXAME VESTIBULAR, PARTICIPAÇÃO, INAUGURAÇÃO, EDIFICIO SEDE, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco PT - MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Com prorrogação de dois. Obrigada, Sr. Presidente.

Srs. Senadores, no último dia 2 de maio, devo ressaltar, fui homenageada no Município de Sinop. A comenda que recebi nesse Município do meu Estado de Mato Grosso foi outorgada pelo Movimento Comunitário do Município de Sinop. Foi uma das honrarias maiores que já recebi, em reconhecimento ao trabalho que venho prestando na região junto ao movimento comunitário. Eu diria que foi muita distinção realmente.

Lá fui recebida com festa por pessoas do povo para receber o título de cidadã comunitária.

Senti-me realmente orgulhosa, porque são vários anos de luta e de entrega. É uma vida, Sr. Presidente, dedicada a uma causa justa e imprescindível ao nosso povo, que há de organizar a população para que esta exija direitos legítimos do Poder Público.

Digo sempre que aquele administrador que tem a preocupação de ouvir as associações comunitárias quase sempre acerta em suas decisões. Sim, pois passam invariavelmente pelas associações comunitárias todas aquelas demandas da coletividade, que vão desde a coleta de lixo ao posto de saúde, das campanhas de vacinação ao atendimento escolar e que envolve o próprio relacionamento das pessoas nas comunidades. Por isso que eu digo que é muito importante ouvir e seguir as aspirações das comunidades via associações, pois são legítimas.

Naquele grandioso encontro fui recebida por diversos presidentes de bairros, pelo Presidente da União Sinopense de Associações de Moradores de Bairros (Usamb), Sr. Francisco, nosso querido Chico Brito, líder também de 18 associações; pelo Deputado Dilceu Dal Bosco; e pelo Secretário do Município de Cultura, Oséias. Também mantivemos contato o Sr. Prefeito Juarez, Prefeito do PMDB, da nossa Sinop.

Fiz questão de antes me reunir com as lideranças comunitárias, especialmente com o Presidente da Usamb, o Francisco Brito, essa grande liderança daquela região, um cidadão com sonho de transformar a vida das pessoas, dando-lhes qualidade de vida e consciência de verdadeiros cidadãos. São 30 anos de luta de Chico Brito pelo movimento comunitário.

Mas, Sr. Presidente, por entender a importância dos trabalhos desempenhados pelas associações comunitárias é que em 2006 apresentei um projeto que trata da gratuidade dos atos de registro em cartórios por associações de moradores e que está prestes a ser aprovado no Senado Federal. Registros esses necessários à adaptação estatutária ao Código Civil e para fins de enquadramento dessas entidades como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público.

Estou transformando em lei, Sr. Presidente, esse direito de cada cidadão e cidadã de ver suas entidades fortalecidas. As associações de moradores são entidades civis, sem fins lucrativos, que prestam relevante serviços de mobilização e organização social, com atuação na melhoria da qualidade de vida da população, especialmente transporte público, moradia, educação, saúde, saneamento básico e segurança pública, sobretudo das comunidades mais carentes.

E é isso que Francisco Brito faz lá na nossa região.

Também devo registrar a audiência que a Bancada Federal de Mato Grosso teve com o Governador Blairo Maggi, com um grupo da Embrapa, nesta segunda-feira, com toda a Bancada de Mato Grosso, dia 18 de maio, com a presença também de Juarez Costa, Prefeito de Sinop, para discutirmos realmente as condições, as viabilidades, as possibilidades da instalação imediata de um centro da Embrapa, lá em Sinop, no nosso Estado de Mato Grosso.

Lá nós teremos mais 101 funcionários, 31 pesquisadores, 15 analistas e 54 assistentes.

Realmente o Presidente Lula ao colocar lá um centro da Embrapa, quer dizer, de estudos e pesquisas, tanto da agricultura quanto da pecuária, acertou em cheio. É mérito do Presidente Lula. Realmente precisamos.

Mato Grosso é o maior produtor de soja, de carne, de algodão, enfim esse centro é fundamental para o nosso Estado de Mato Grosso, e as condições estão chegando, a Embrapa está se instalando lá pelo nosso Município, lá na região, no Município de Sinop no princípio.

Mas ainda no domingo, dia 3 de maio, eu estive em Nova Mutum, com o Prefeito Lírio, numa grande reunião com mais de trezentas pessoas, na Câmara Municipal de Nova Mutum, discutindo moradia. O Prefeito Lírio tem inúmeros projetos de moradia popular.

No Município de Mutum nós precisamos de 1.500 casas, porque lá chegaram grandes empresas, como a Perdigão - olhe a vanguarda que lá está! - empresas grandes no agronegócio, em Mato Grosso, e precisamos de casas para a população morar.

Também estive em Glória d’Oeste, estive no Município de Cárceres, e em Cuiabá, discutindo, na nossa Universidade Federal, o chamado vestibular unificado...

(Interrupção do som.)

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Peço os dois minutos de direito.

Obrigada, Sr. Presidente.

Também estive em Cuiabá, participando do grande debate sobre vestibular unificado, na Universidade Federal de Mato Grosso, com o Teatro Universitário superlotado, mostrando à comunidade acadêmica os passos que o Governo Federal está dando no sentido de tornar o ensino público efetivamente universal e ao alcance de todos, ricos e pobres.

Como professora que fui por 26 anos na Universidade Federal de Mato Grosso, lá estive participando dessa discussão que está super no momento, que é a do vestibular unificado, e acreditamos que ele vai avançar a passos céleres.

Para encerrar, em seguida, eu fui participar da inauguração do Centro de Triagem dos Correios de Mato Grosso, na nossa querida cidade de Várzea Grande, vizinha, separada apenas pelo rio Cuiabá, vizinha da nossa capital Cuiabá, centro esse considerado um dos mais modernos do País e que está localizado no bairro Cristo Rei, na nossa Várzea Grande.

Esse novo espaço abriga dois grandes prédios, um com 16 mil metros quadrados e outro com 4 mil metros quadrados, e vai garantir um serviço da melhor qualidade à população de Mato Grosso como um todo.

Sr. Presidente, mesmo antes de ter acabado o meu tempo de direito eu agradeço muito.

Muito obrigada.


Modelo1 5/4/243:56



Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2009 - Página 18299