Fala da Presidência durante a 64ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Cobra providências do governo para socorrer os desabrigados pela chuva no Piauí.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Cobra providências do governo para socorrer os desabrigados pela chuva no Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 05/05/2009 - Página 14760
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), INTERNET, DENUNCIA, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DO PIAUI (PI), DECRETAÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA, INTERDIÇÃO, PONTE, INVASÃO, AGUA, EXCESSO, CHUVA, CAPITAL DE ESTADO.
  • COBRANÇA, GOVERNO FEDERAL, AUXILIO, MUNICIPIOS, ESTADO DO PIAUI (PI), VITIMA, INUNDAÇÃO, ASSISTENCIA, POPULAÇÃO, DESTRUIÇÃO, HABITAÇÃO.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Uma vez que o objeto do Requerimento nº 149, de 2009, de sessão especial em homenagem ao trabalhador brasileiro já foi alcançado, a Presidência encaminha o referido requerimento ao Arquivo.

            Deus me permitiu encerrar esta sessão. Então, não poderia deixar de lembrar principalmente a esse líder do Partido dos Trabalhadores, Senador Eduardo Suplicy, que está aqui, solidário e atento a todos os problemas do País e que, sem dúvida nenhuma, é uma estrela do Partido dos Trabalhos, o sofrimento que vive o nordeste com a enchente. Nós temos todo o carinho ao sul do País, a Santa Catarina. Aqui, lançamos os nossos aplausos quando o Presidente da República foi a Santa Catarina, sobrevoou Santa Catarina, e o Congresso Nacional, o Senado, enfim, todos se empenharam em ajudar Santa Catarina. O Nordeste vive essas dificuldades e no Nordeste está o Piauí, o meu Estado.

            Então, eu relembraria ao Presidente da República, o nosso Presidente Luiz Inácio, que, segundo o jornal O Globo de hoje, Senador Eduardo Suplicy: “Piauí tem 30 mil desabrigados pelas chuvas.” Teresina, São Luís... “Pelo menos 30 mil pessoas estão desabrigadas”, diz o jornalista Efrém Ribeiro, correspondente de O Globo, “em decorrência das chuvas”.

            “Cinco cidades já decretaram calamidade pública. Em Teresina, os rios Parnaíba e Poty transbordaram. O Prefeito Silvio Mendes (PSDB) decretou estado de alerta máximo, diante do aumento do nível da água do rio Poty, o maior desde 2004.”

            Nós já tínhamos feito anteriormente um apelo àqueles Ministros que pertencem ao meu Partido: Ministro da Integração, Geddel Vieira, o Ministro da Agricultura, Reynold Stephanes - porque, após as enchentes, as regiões ribeirinhas precisam desenvolver a agricultura -, e o Ministro da Saúde, Temporão. E é preciso também acionar o Exército. O Piauí tem dois batalhões de engenharia de construção, que, nessas horas, são de grande utilidade para reconstrução das pontes dos Estados.

            Além de O Globo, recebi agora de um portal: Chuva afeta 30 mil pessoas no Piauí; vinte cidades decretaram estado de emergência. “A ponte Wall Ferraz” - eu que construí essa ponte Wall Ferraz em 87 dias sobre o rio Poty - , que liga os bairros São João a Ilhotas, na zona sul de Teresina, foi totalmente interditada devido à invasão das águas”. Isso é do portal GP1. Há 5.270 famílias afetadas, segundo a Defesa Civil do Estado. O Prefeito Sílvio Mendes se dedica à recuperação, como em todas as cidades ribeirinhas.

         O Piauí, Senador Garibaldi, é um Estado que tem dezenove rios, seis são perenes. Teresina é mesopotâmica, ela é entre dois rios, o Poty e o Parnaíba, e sofre as consequências, como todas as cidades ribeirinhas.

            Então, queremos pedir como os Senadores Garibaldi e José Agripino já pediram pelo Rio Grande do Norte. O Piauí hoje sofre essas consequências. Então, pedimos ao Líder do nosso Partido, o Raupp, para sensibilizar. Não adianta... O PMDB apoiou o Governo, nós queremos apoio nessas horas difíceis.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/05/2009 - Página 14760