Discurso durante a 69ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento, aos 99 anos, da Senhora Sivilda Magalhães Duarte.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento, aos 99 anos, da Senhora Sivilda Magalhães Duarte.
Publicação
Publicação no DSF de 12/05/2009 - Página 16471
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, CIDADÃO, VIUVA, EX PREFEITO, CAPITAL DE ESTADO, EX GOVERNADOR, TERRITORIO FEDERAL DE RIO BRANCO, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, PIONEIRO.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Mão Santa, muitas vezes o telespectador da TV Senado ou ouvinte da Rádio Senado fica perguntando por que prestar homenagens a pessoas aqui numa sessão do Senado. E quero, portanto, justificar esse requerimento.

            D. Sivilda, que morreu aos 99 anos de idade, foi esposa do primeiro roraimense que governou o então território de Rio Branco, o Sr. Aquilino da Mota Duarte. Ela foi uma guerreira naquele período todo de território federal e, antes disso, quando o Sr. Aquilino foi também Prefeito da capital do Estado, Boa Vista. D. Sivilda foi sempre um exemplo de esposa dedicada, de política ao lado do esposo, fazendo um trabalho social que, naquela época, ainda era um pouco empírico, mas era um trabalho feito com o coração, com toda dedicação àqueles mais pobres.

            E é interessante que ela morreu ontem, no Dia das Mães. Ela que, portanto, era uma das mães mais idosas de Roraima. Os filhos se reuniram para comemorar o Dia das Mães até pensando em, quem sabe, no ano que vem, comemorarmos o centenário dela, pois ela estava às vésperas de fazer 100 anos. E Deus resolveu levá-la exatamente no Dia das Mães como um exemplo para todas as mulheres do que é uma mãe que teve inúmeros filhos e filhas, que foram realmente pessoas ilustres no meu Estado.

            Daí a razão do requerimento assinado por mim e pelo Senador Augusto Botelho e que peço, portanto, seja encaminhado na forma do Regimento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/05/2009 - Página 16471