Discurso durante a 70ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicita que se vote destacado o projeto dos aposentados tendo em vista a desorganização da Câmara na discussão e votação dos vetos.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Solicita que se vote destacado o projeto dos aposentados tendo em vista a desorganização da Câmara na discussão e votação dos vetos.
Publicação
Publicação no DSF de 13/05/2009 - Página 16780
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, ENFASE, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI, BENEFICIO, APOSENTADO, GARANTIA, APROVAÇÃO, DIREITOS.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente Sarney, quero fazer uma ponderação a V. Exª. Sei que V. Exª está seguindo religiosamente o Regimento Interno, a Constituição desta Casa, mas quero mesmo assim fazer uma ponderação. Inicialmente, quando fui votar, na semana passada, eu fiquei impressionado. Isso talvez porque eu seja novo aqui - tenho apenas dois anos e meio na Casa, nunca fui Deputado Federal -, mas quando fui votar, passei quase meia hora para chegar à cabine, lá assinei um documento, coloquei... O mais impressionante, Presidente, é que tinha um orador na tribuna, naquela sessão do Congresso Nacional, discutindo o veto sem que nenhum Parlamentar presente o estivesse observando para tirar uma conclusão que o levasse a mudar ou não sua intenção de votar “sim” ou “não”. Pelo que sei, a discussão do veto ou de algum projeto dá-se em função de o orador ter a capacidade de mudar aquilo que já está concebido na cabeça de um Parlamentar. Sempre fui assim, sempre me esforcei, ao discutir uma matéria, para tentar fazer com que o colega compreenda, entenda e mude o seu pensamento em função da matéria. Não foi o que eu vi naquela sessão.

            Por que estou colocando isso, Presidente? Porque sei da sensibilidade de V. Exª. V. Exª, repito, foi um dos poucos Presidentes da República que olharam carinhosamente para este tema: aposentados.

            Se nós formos fazer da mesma maneira como foi procedida aquela votação, nós não temos a menor chance de derrubar o veto do Presidente da República. Não temos a menor chance!

            Então, quero ponderar a V. Exª para que possamos primeiro destacar. Eu já estou pedindo com antecedência, sei que não é hora de pedir ainda, mas já fica na cabeça de V. Exª, já fica anotado, já fica registrado o meu pedido para que pelo menos se vote destacado o projeto dos aposentados.

            Se os Senadores não puderem votar aqui, no Senado, que se destaque necessariamente este veto. Se não for destacado e aquelas pessoas que estejam ali, aqueles Parlamentares, não souberem que se trata de um assunto tão importante, que é acabar com a escravidão e com os miseráveis aposentados que vivem à míngua neste País, não vamos conseguir de jeito nenhum - de jeito nenhum, repito, Presidente! - derrubar o veto do Presidente da República. Só teremos chance pelo menos se Senadores e Deputados Federais souberem que o que estão votando é o veto dos aposentados. Se eles não atentarem, não prestarem atenção para o que estão votando, como vi da última vez, não teremos a mínima chance de derrubar o veto do Presidente.

            Por isso, apelo ao Presidente, ao amigo, ao homem Presidente da República. Poucos foram os que se interessaram e tiveram o carinho com os aposentados. Por isso, neste momento, peço: por favor, veja o que V. Exª pode fazer neste sentido, porque, se nós seguirmos a mesma coisa que foi feita da vez passada, não teremos a mínima chance, a menor chance de pelo menos discutir o problema.

            Eu, sinceramente, como Senador da República, me nego a subir a uma tribuna para discutir o veto com a Casa desarrumada como estava, não por culpa sua, logicamente, se é praxe, se é normal. Eu me assustei porque não tenho a devida experiência. Mas eu me nego, como Parlamentar, a subir a uma tribuna para fazer a discussão de um veto da maneira como foi feita na reunião passada.

            Esse era o meu questionamento. Espero uma resposta de V. Exª e estou apelando para a sensibilidade de V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/05/2009 - Página 16780