Discurso durante a 62ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem à comemoração do Dia do Trabalho. Saudação pelo trabalho de apresentação de um anteprojeto, que vai tramitar no Senado, sobre o novo Código de Processo Penal.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. CODIGO DE PROCESSO PENAL.:
  • Homenagem à comemoração do Dia do Trabalho. Saudação pelo trabalho de apresentação de um anteprojeto, que vai tramitar no Senado, sobre o novo Código de Processo Penal.
Publicação
Publicação no DSF de 01/05/2009 - Página 14609
Assunto
Outros > HOMENAGEM. CODIGO DE PROCESSO PENAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, TRABALHADOR, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, TRABALHO.
  • CONGRATULAÇÕES, TRABALHO, RENATO CASAGRANDE, SENADOR, MINISTRO, COORDENAÇÃO GERAL, JUSTIÇA FEDERAL, JURISTA, DIREITO PENAL, ELABORAÇÃO, ANTEPROJETO, REESTRUTURAÇÃO, CODIGO DE PROCESSO PENAL.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a propósito disso, Sr. Presidente, e homenageando o Dia do Trabalho... Eu não considero trabalhador apenas operário - eu considero que ele é um nobre trabalhador -, mas considero trabalhador todo aquele que dedica o seu esforço na busca pelo trabalho, considero o desempregado que luta por emprego um trabalhador, alguém que, obstinadamente, quer se inserir no processo de desenvolvimento do seu País, considero trabalhador o empresário, aquele que ele contrata, o comerciário e o comerciante, o industrial e o industriário, o homem do meio rural, o pescador que cuida da subsistência da sua família, a dona de casa que lava roupa para fora ou que trabalha apenas para a vida da sua família, que se sacrifica em um jornada que tem começo mas não tem fim.

            Quero prestar a minha homenagem, a homenagem do meu Partido e sei que também do Senado aos trabalhadores brasileiros pelo dia que se avizinha, o dia 1º de maio, e dizer a V. Exª que tenho muito orgulho do trabalho que foi feito pelo Senado, por iniciativa do ilustre Senador Renato Casagrande, nesse anteprojeto, que vai tramitar na Casa agora, do novo Código de Processo Penal.

            Falo de orgulho porque tenho uma relação de muita admiração minha para com o Ministro Hamilton Carvalhido e porque o Senador Garibaldi Alves Filho me deu a honra de indicar um dos nomes. Pensei num grande jurista da área do Direito Penal do meu Estado, que é o advogado Félix Valois Coelho Júnior, professor emérito da Universidade do Amazonas e de várias universidades, um dos maiores criminalistas que já vi atuar, de uma cultura básica de Direito, não só de Direito Penal, mas uma cultura básica de Direito de fazer inveja a muitos.

            Sua atuação foi muito elogiada pelo Senador Renato Casagrande e também pelo Ministro Carvalhido, que me deu a honra de me visitar outro dia em meu gabinete para levar o anteprojeto em mãos, com a gentileza que o caracteriza.

            Portanto, eu queria parabenizar todos os juristas, parabenizar a Mesa do Senado pela iniciativa, parabenizar o Senador Renato Casagrande, parabenizar especificamente o Ministro Carvalhido, assim como também especificamente o meu prezado amigo e conterrâneo Félix Valois Coelho Júnior, não pelo que ele disse, pois sua modéstia o impede mesmo de falar dos seus próprios feitos, mas pelo que me disseram integrantes outros da Comissão, a começar pelo Ministro Carvalhido. Félix Valois teve um a atuação de gala, de primeiro nível, na confecção desse anteprojeto, que sei que significa a modernização da justiça penal, para ser ela também um reforço à democracia brasileira, de que falávamos há pouco.

            Muito obrigado a V. Exª, mais uma vez, pela oportunidade. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/05/2009 - Página 14609