Questão de Ordem durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defende a possibilidade do líder levar a indicação dos nomes às Bancadas.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • Defende a possibilidade do líder levar a indicação dos nomes às Bancadas.
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2009 - Página 16258
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • DEFESA, POSSIBILIDADE, LIDER, INDICAÇÃO, NOME, BANCADA, AVALIAÇÃO, SENADO, COMPOSIÇÃO, CONSELHO NACIONAL, JUSTIÇA.

            O SR. PEDRO SIMON (PMDB - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Entendo a argumentação de V. Exª, mas, com todo respeito, a mim, parece-me que os Líderes deveriam levar essas indicações às Bancadas. É uma matéria tão importante. Foi tão difícil chegarmos à conclusão. Sabemos que ainda não é perfeito esse Conselho. Ele é ainda meio duvidoso. Mas acredito que os Líderes poderiam levar isso às Bancadas. Eu, por exemplo, estou sabendo agora que isso foi feito e que cabe ao Líder indicar. Tudo bem, cabe ao Líder indicar, mas eu acho que o Líder, até num ato, devia reunir a Bancada e apresentar o nome. É claro que vou votar no candidato que o Líder indicou. Não me passa pela cabeça fazer diferente, mas eu gostaria de ter tido a oportunidade de conhecer.

            Várias pessoas me procuraram e tenho vários currículos que chegaram ao meu conhecimento. Eu mandei cópia deles para a Liderança da Bancada. Eu fiz isso, porque eu não sabia o que fazer. Agora, eu acho que, se a gente tivesse analisado e debatido... Eu acho que deveríamos dar mais importância a essa escolha, que é realmente uma escolha significativa.

            Eu me lembro de quando o Ministro Jobim era Presidente do Supremo Tribunal Federal e eu fui um daqueles que fizeram restrição a esse tipo de Conselho, porque havia aquela interrogação de que o Conselho devia ser mais aberto e não composto apenas por integrantes da própria classe. Ele disse: “Ora, a maneira de poder sair é assim, porque há muita gente no Judiciário que faz restrições a ter um Conselho extra que vai decidir”. Eu concordei: a maneira de começar era um Conselho dessa maneira.

            Agora, eu acho que nós, de um modo especial, deveríamos ter tido chance.

            Muito provavelmente eu votaria, claro, no nome indicado pelo Líder, mas eu gostaria de ter tido a chance de poder debater e analisar. Acho que os Líderes, com todo o respeito, tratando-se de matéria dessa natureza, deviam vir à Bancada para que a Bancada pudesse conhecer.

            Desculpe-me.

            Agradeço a atenção de V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2009 - Página 16258